Proteína: porque é importante no corpo? Alimentos que possuem.

A proteína é um dos nutrientes mais importantes para o corpo humano. Elas são compostas por aminoácidos, oferecem muitos benefícios para o corpo e atuam no bom funcionamento do organismo.

Quer saber o que a proteína pode fazer por você e como incluí-la em sua alimentação? Veja as dicas a seguir:

Qual a função da proteína no organismo?

Proteína: porque é importante no corpo? Alimentos que possuem.

A proteína tem função muito importante em todo o organismo, estando presente em praticamente todos os processos biológicos do corpo humano.

Alguns exemplos do que a proteína faz em seu organismo:

  • Atua no transporte de oxigênio e outras substâncias;
  • Fornece energia para o corpo;
  • Atua na construção de tecidos do corpo humano;
  • Atua no sistema imunológico;
  • Regula os hormônios.

Quais os benefícios do consumo adequado?

O consumo adequado de proteína vai depender de organismo para organismo. Por isso, é essencial contar com a ajuda de um nutricionista para montar seu plano alimentar. A recomendação é que o nutriente esteja presente, pelo menos, nas três principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar. Dessa forma, você conseguirá perceber seus benefícios, como:

  • Ajuda no emagrecimento;
  • Potencializa o ganho de massa muscular;
  • Atua no bom funcionamento do organismo;
  • Acelera o metabolismo;
  • Controla os níveis de açúcar do sangue;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Atua na formação do colágeno.

Mas é preciso entender que os benefícios são aproveitados quando o consumo é feito de forma adequada, em quantidades ideais. Assim como a falta pode oferecer riscos, o excesso de proteína pode prejudicar o organismo.

Quais os riscos da falta de proteína no organismo?

Proteína: porque é importante no corpo? Alimentos que possuem.

Não consumir a quantidade adequada de proteínas pode ser um grande risco para a saúde. Como ela atua em muitos processos biológicos, sua falta pode afetar a todos, causando prejuízos físicos e psicológicos.

Quem não consome proteína suficiente terá prejuízo não só em um ou outro órgão ou processo realizado pelo organismo. Os prejuízos podem ser enormes e acontecer de forma generalizada.

Veja quais são os riscos e possíveis prejuízos:

  • Mau funcionamento do sistema digestivo;
  • Morte das células do sistema nervoso;
  • Enfraquecimento dos músculos;
  • Perda de massa muscular;
  • Doenças frequentes causadas por imunidade baixa;
  • Cansaço frequente;
  • Queda de cabelo.

Estes são apenas alguns dos riscos mais comuns. Mas o grande problema da falta de proteína é que todos os prejuízos podem surgir em seu organismo de uma vez, fazendo com que o problema se torne algo realmente sério.

Quais são os alimentos ricos em proteínas?

Agora que você já entendeu a importância da proteína em sua alimentação diária, é importante saber quais são os alimentos ricos nesse nutriente. Existem dois tipos de proteínas, e ambos são muito importantes para o organismo: a proteína animal e a vegetal.

Entre as fontes de proteína animal, temos:

  • Todos os tipos de carnes, incluindo aves e peixes;
  • Ovos;
  • Leite e derivados.

Se você não gosta dos alimentos citados acima, ou decidiu seguir um estilo de vida vegetariano ou vegano, pode incluir em seu cardápio as fontes de proteínas vegetais:

  • Soja;
  • Feijão;
  • Grão de bico;
  • Brócolis;
  • Amendoim;
  • Chia;
  • Gergelim.

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