Pesadelos: Como evitar e dicas para melhorar a qualidade do sono

Quem nunca viveu uma daquelas noites terríveis, com pesadelos constantes e variados que deixam a pessoa com o coração disparado, morrendo de medo? Daí é sair correndo para acender a luz, ligar o celular, a TV, ouvir uma música, tudo para espantar a sensação ruim e as lembranças na memória. Pesadelo é algo comum e que todos vão acabar passando por isso em algum momento.

O problema é quando os pesadelos são frequentes e afetam o nosso sono, fazendo com que nossa disposição e desempenho durante o dia sejam péssimos. As causas para os pesadelos são inúmeras e invariavelmente revelam pouco cuidado com o momento de descanso. Portanto, é necessário tomar atitudes e práticas que vão nos deixar mais confortáveis e produzir efeitos positivos no nosso sono.

Neste artigo indicamos sugestões para organizar o sono de modo a evitar pesadelos e também dicas para melhorar a qualidade geral do nosso sono.

pesadelos como evitar

4 sugestões para evitar pesadelos

Ter um carinho especial com o seu momento de descansar é fundamental para espantar os pesadelos. Veja abaixo o que fazer:

Crie uma rotina para dormir

Em primeiro lugar, determine uma rotina para dormir ajuda o organismo a se acostumar e se preparar para o descanso, ao mesmo tempo em que impede o pesadelo. Procure ir dormir e acordar sempre no mesmo horário, que em breve você nem vai precisar mais de despertador para levantar. Já mostramos algumas dicas de como fazer isso no conteúdo sobre acordar cedo.

Durma em local confortável

Crie um ambiente relaxante para o seu quarto. Mantenha-o limpo e arrumado, além de silencioso e bastante escuro – se preciso, instale cortinas corta sol para impedir a entrada de luz solar. Evite também temperaturas altas ou baixas demais. Procure usar o quarto apenas para dormir, pois se você trabalha nele, pode associá-lo ao estresse e sonhar com coisas de trabalho, prazos, tornando a noite em um verdadeiro pesadelo.

Evite cochilos durante o dia

Se você tem dificuldade para dormir, evite cochilar ao longo do dia, pois isso poderá trazer dificuldades para dormir à noite.Procure descansar oito horas por noite de uma vez só, isso ajuda o corpo a descansar, dar disposição para o resto do dia e também auxilia a manter um padrão de sono.

Converse com seu médico

Alguns remédios podem aumentar a chance de a pessoa ter pesadelos.Por isso, é importante conversar com seu médico caso você creia que a fonte dos pesadelos esteja na medicação. Antidepressivos e alguns remédios para tratar a pressão alta são alguns dos que podem levar a ter pesadelos, assim como a mudança na dosagem ou o término de um tratamento. Portanto, se você estiver tendo pesadelos, atenção aos remédios e não se automedique!

3 dicas para melhorar a qualidade do sono

Além de uma boa organização do sono, é importante tomar algumas precauções em outros aspectos para que você garanta boas noites de descanso seguidas. Por isso, listamos abaixo os principais cuidados que você deve tomar para dormir melhor.

Tenha cuidado com a alimentação

A alimentação pode influir na qualidade do seu sono e até levar você a ter pesadelos. Por isso, o recomendado é que seja feita uma refeição leve à noite, como uma sopa, um suco, um chá, um copo de leite ou de iogurte. Não coma carboidratos e carnes pois eles levam mais tempo para serem digeridos, o que pode atrapalhar o seu sono.

Há também alguns alimentos que também são indicados antes de dormir que vão saciar a sua fome e, ao mesmo tempo, relaxar o organismo na hora de dormir. São eles: aveia, banana, mel, cereja, chocolate amargo e amêndoas.

Não beba muito líquido à noite

Se você tem problemas para conseguir pegar no sono, evite beber muito líquido antes de ir para a cama. Caso contrário, você levantará muitas vezes para ir ao banheiro e isso pode acabar com o seu sono. Evite também beber café, energéticos e chás que contenham cafeína, pois essas bebidas também são verdadeiras vilãs do sono.

Faça atividades físicas ou esportivas    

Procure fazer exercícios ou mesmo praticar algum esporte. Manter o corpo ativo é uma ótima forma para garantir uma boa noite de descanso. Mantenha uma rotina de atividades de três a cinco vezes por semana, o seu organismo vai pedir para descansar à noite para recuperar as energias.


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