Ômega 3: benefícios, importância no organismo e onde encontrar.

Você sabe o que é a para que serve o Ômega 3? Ele é um óleo de extrema importância para o organismo, porém, o corpo humano não consegue produzi-lo. Por isso, é preciso obtê-lo por meio da alimentação.

Mas quais são os alimentos ricos em ômega 3? Para que ele serve e quais benefícios pode oferecer? Descubra estas e outras informações ao longo do post:

O que é o ômega 3 e qual sua importância?

Ômega 3: benefícios, importância no organismo e onde encontrar.

O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada, que oferece diversos benefícios para o corpo humano. Assim como outras gorduras benéficas para a saúde, o ômega 3 é uma importante fonte de energia. Ainda, o nutriente é fundamental para a prevenção de diversos problemas e doenças.

Existem três tipos de ômega 3, o ALA, o EPA e o DHA. Os dois últimos são os óleos encontrados nos peixes e são os que oferecem mais benefícios.

Para que serve o ômega 3?

Os benefícios do Ômega 3 são inúmeros, tanto que o nutriente é recomendado por muitos nutricionistas e médicos para seus pacientes. Quando a pessoa não consegue ingerir a quantidade necessária somente pela alimentação, é preciso suplementa-lo.

Se você não sabe para que serve o ômega 3, conheça seus principais benefícios:

Ômega 3 ajuda a evitar doenças

Um dos inúmeros benefícios do ômega 3 é que ele ajuda a prevenir um número muito grande doenças.

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda o controle da insulina;
  • Evita problemas cardíacos;
  • Combate inflamações;
  • Protege a retina;
  • Ajuda a prevenir o câncer;
  • Reduz taxas de colesterol e triglicérides.

Ômega 3 oferece benefícios para o metabolismo

O consumo do ômega 3 também oferece vários benefícios para o metabolismo, tanto que ele é muito indicado para atletas profissionais. Mas qualquer pessoa que ingerir quantidades ideais do nutriente poderá perceber o que ele faz de bom, como:

  • Ajuda na perda de peso;
  • Age na síntese de hormônios que atuam em processos metabólicos;
  • Acelera o metabolismo.

Por possuir efeito metabólico, o ômega 3 pode ajudar no emagrecimento. Porém, é preciso ter cuidado ao consumir o nutriente com este fim. Por ser uma gordura, se consumido em excesso ou da maneira errada, ele pode acabar estimulando o ganho de peso.

Ômega 3 ajuda a cuidar da saúde mental

Apesar de não substituir tratamentos psicológicos e não curar nenhuma doença nesse sentido, o ômega 3 pode ser um excelente aliado nos cuidados com a saúde mental. Alguns dos benefícios oferecidos, são:

  • A melhora no desempenho cognitivo;
  • O combate à depressão.

Quais são os alimentos ricos em ômega 3?

Ômega 3: benefícios, importância no organismo e onde encontrar.

O ômega 3 pode ser encontrado em alguns alimentos animais e vegetais. As fontes mais conhecidas e consumidas do nutriente são os peixes, como:

  • O salmão;
  • O atum;
  • A sardinha;
  • O bacalhau.

No salmão o tipo de ômega 3 encontrado é o EPA, enquanto no óleo dos outros peixes citados encontra-se o DHA. O terceiro tipo de ômega 3, ALA, é encontrado em sementes e óleos vegetais, como nozes, chia e linhaça.

Ainda, é possível encontrar o nutriente em vegetais como:

  • Brócolis;
  • Nabo;
  • Vagem;
  • Couve-flor.

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