Nervo ciático e dor – O que pode ser? Sintomas, Tratamentos e Remédios caseiros

O nervo ciático ou nervo isquiático é o principal nervo dos membros inferiores e o maior do corpo humano, ele vai da face posterior do quadril até os pés descendo por trás das coxas e dos joelhos. Este nervo é o qual permite a movimentação dos músculos posteriores das coxas, das pernas e controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo. Também, é responsável pelas sensações dos membros inferiores do corpo humano.

Dor no nervo ciático – O que pode ser?

A dor do nervo ciático é causada por inflamação ou dano ao nervo e também pela pressão da coluna sobre o nervo. As causas mais comuns para a compressão do nervo ciático e a consequente dor são:

  • Anomalias congênitas;
  • Lesão ou fratura pélvica;
  • Tumores ou diabetes meliitus;
  • Infecção pelo vírus Herpes;
  • Síndrome do músculo piriforme;
  • Deslocamento ou inflamação do disco;
  • Estenose da coluna lombar;
  • Hérnia de disco;
  • Osteoartrite.

E, os sintomas da dor no nervo ciático são:

  • Dor em um lado só da nádega ou perna;
  • Dores irradiadas a partir da coluna lombar para a região posterior da coxa ou da perna;
  • Dores ao levantar, sentar, tossir, espirrar ou rir;
  • Dor por movimentos de elevação dos membros inferiores;
  • Redução da força muscular;
  • Sensação de dormência, queimação ou formigamento.

dor no nervo ciático infográfico mostrando a origem da dor

Tratamentos para dor no ciático

Existem tratamentos convencionais e naturais para aliviar a dor e a sensação de dormência causadas pela inflamação ou pelo trauma do nervo ciático.

As soluções imediatas quando as dores são muito fortes é o uso de anti-inflamatórios,relaxantes musculares e em casos de dores insuportáveis os médicos costumam prescrever injeção anti-inflamatória e relaxante muscular, combinados com infiltração de cortisona.

Confira dois remédios naturais para quem busca aliviar as dores e os sintomas e que não acarretam em efeitos colaterais que possam prejudicar ainda mais a saúde.

nervo ciático exercícios homem com a mão nas costas em sinal de dor

Compressa de eucalipto

O eucalipto tem propriedades anti-inflamatórias que auxiliam a diminuir a pressão sobre o nervo, trazendo alivio para a dor causada pela inflamação do nervo ciático.

Pode ser substituída por compressa de alfazema ou artemísia, por terem propriedades medicinais similares.

Modo de preparo:

  1. Cozinhe de 5 a 10 folhas de eucalipto no vapor;
  2. Ao amolecerem coloque sobre a área dolorida;
  3. Coloque uma toalha morna sobre o emplastro;
  4. Deixe por 20 minutos ou até esfriar.
  5. Repita a aplicação diariamente enquanto a dor persistir.

compressa de eucalipto remédio caseiro para dor no ciático

Pomada de arnica

A pomada de arnica é um remédio caseiro feitocom ingredientes que são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais.

Ingredientes:

  • 10 gramas de cera de abelha;
  • 15 gramas de óleo de coco;
  • 10 gramas de manteiga de karité;
  • Uma colher de chá de óleo essencial de arnica;
  • 5 gotas de óleo essencial de alecrim.

Modo de preparo:

  1. Derreta no fornode micro-ondas, a cera de abelha, o óleo de coco e a manteiga de karité;
  2. Adicione os óleos essenciais de arnica e de alecrim;
  3. Misture muito bem até ficar homogêneo;
  4. Guarde num recipiente fechado em local seco;
  5. Aplique no local dolorido duas ou três vezes ao dia até a dor desaparecer.

Nota: Antes de usar verifique se a mistura está muito espessa, se tiver coloque em banho maria por alguns minutos até amolecer.

Também, é recomendado o uso de compressas frias para diminuir o inchaço e quentes para relaxar a musculatura e diminuir a dor.

Além, de incluir em sua dieta os seguintes alimentos:

  • Açafrão,
  • Frutas cítricas:
  • Vegetais;
  • Óleo de coco;
  • Oleaginosas;
  • Azeite que têm propriedades anti-inflamatórias;
  • Chia, linhaça e peixes que são rico ômega 3.

Sessões de fisioterapia executadas por recomendação, orientação e acompanhamento de um fisioterapeuta também reduzem a inflamação. Exercícios de alongamento melhoram significativamente o tônus muscular da região afetada e corrigem a postura que é uma das principais causas de traumas do nervo ciático.

Exercícios de alongamento recomendados

  1. Deite de barriga para cima, dobre os joelhos, segure uma perna eleve o joelho ao peito, mantenha a posição por 30 segundos. Repita três vezes o movimento com cada uma das pernas de forma alternada;
  2. Continue na mesma posição, apoie as pernas com os joelhos dobrados sobre a região abdominal, encolha a barriga e comprima o umbigo em direção às costas por trinta segundos respirando normalmente. Repita o exercício por três vezes;
    alongamento do ciático mulher deitada de costas no chao e com as pernas levantadas
  3. Ao terminar, continue na mesma posição,espire erepita o exercício com apenas uma das pernas, mantendo a posição durante cinco segundos e expire ao descer a perna. Repita o alongamento cinco vezes com cada perna;
  4. Apoieas mãos e joelhos no chão e levante a coluna até conseguir ver as coxas, depois traga sua coluna de volta ao ponto de partida, deixando a barriga cair. Faça esse alongamento por cinco vezes seguidas;
  5. Alongamento do piriforme – Deitado de costas com os joelhos dobrados atravesse o tornozelo direito sobre o joelho esquerdo por cinco vezes de cada lado.

Ao fazer esses alongamentos com frequência constante você irá não só aliviar, como possivelmente eliminar por completo a dor do nervo ciático.


Referências usadas neste conteúdo

MERCÚRIO, Ruy. Dor nas costas nunca mais. Disponível em <https://bit.ly/2osAK8q>


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply