Monitorar batimentos durante exercícios ajuda a alcançar objetivos mais rápido

Fazer exercícios com regularidade é, sem dúvidas, um dos principais ingredientes para uma vida longa e saudável. Porém, é importante tomar alguns cuidados para não ultrapassar limites na tentativa de  alcançar mais rapidamente seus objetivos. Um deles é utilizar um controlar a frequência cardíaca. Nessa tarefa, o melhor companheiro do atleta é o monitor cardíaco.

Esse aparelho serve para medir e controlar os batimentos cardíacos de uma pessoa durante a prática da atividade física. Com ele, o usuário percebe se o esforço está além do que deveria ou se pode dar um gás nos exercícios.

Ou seja: é possível saber mais precisamente o que está acontecendo e, consequentemente, manter-se mais seguro. Além disso, o monitoramento da frequência cardíaca durante o exercício pode ajudar na perda de peso e na queima de gordura.

O uso deste aparelho é indicado para quem pratica atividades de longa duração, como corrida e ciclismo, por exemplo. Alguns monitores indicam ainda a quantidade de calorias gastas com o exercício, o consumo de oxigênio e quanto tempo o atleta permaneceu na mesma condição física. O fato é que eles estão cada vez mais modernos e com preços que variam bastante, depende do que o atleta precisa.

monitor cardíaco

Ao controlar os batimentos cardíacos, é possível:

 

  • Regular a intensidade do exercício;
  • Traçar novos objetivos para evolução de acordo com os resultados;
  • Controlar o nível de recuperação durante os intervalos e após a finalização da atividade;
  • Focar e modificar o treino dentro do objetivo desejado: rendimento aeróbico ou perda de gordura.

É importante destacar que, além de comprar um bom monitor cardíaco, é necessário ter acompanhamento profissional. O especialista saberá interpretar os dados do monitor para realizar os ajustes necessários no seu treino.

A frequência cardíaca varia de acordo com a idade, o condicionamento físico de cada um, as condições médicas e o nível de atividade física praticada no momento. Portanto, não existe uma fórmula mágica ou uma frequência cardíaca ideal e geral.

Modelos

O modelo escolhido para monitorar seus batimentos cardíacos dependerá da atividade e da sua adaptação.

O modelo cinta deve ser utilizado no abdômen, ele vem com um sensor de frequência cardíaca sem fio que, quando colocado em torno do tórax, detecta as batidas e envia os dados para um receptor muito parecido com um relógio de pulso. Já o modelo de relógio faz o monitoramento cardíaco pelo pulso.

Além desses dois modelos, que são os mais conhecidos, existem monitores específicos para cada modalidade como a natação, por exemplo. O mercado traz novidades diárias sobre eles. Procure conversar com profissionais da área e entender qual funciona melhor para você. É um investimento essencial para quem deseja melhorar o desempenho nos treinos.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply