Mitos e Verdades sobre o álcool – Engorda? Comer evita ressaca?

O álcool é um assunto bastante controverso. Em alguns casos, seu consumo é tido com prejudicial e ligado à ocorrência de várias doenças e malefícios ao corpo. Em outros casos, é tido como benéfico – como a história de que uma taça de vinho por dia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. O que será mito e o que será mentira? Para ter certeza e te ajudar a manter um consumo mais consciente e prazeroso aqui segue a revelação!

alcool mitos e verdades

 Verdades sobre o Álcool

  • Comer antes de beber ajuda a retardar a embriaguez: a ingestão de comida retarda a absorção do álcool pelo corpo. Eles se transformam em uma espécie de barreira que aumenta o tempo para que o álcool seja digerido. Dessa forma, essa lentidão acaba retardando os efeitos que o ele provocaria no organismo.
  • Meia taça de vinho tinto diariamente é bom para a saúde: seus efeitos sobre o organismo são a prevenção diabetes e doenças cardíacas. Isso acontece porque esta bebida é rica em polifenóis, os quais atuam no corpo eliminando radicais livres e toxinas prejudiciais ao coração.
  • O álcool aumenta a vontade de fumar:  acontece que a ingestão de uma grande quantidade de bebida alcoólica aumenta as idas ao banheiro. Assim, a nicotina é liberada pela urina. Por isso, quanto mais urinamos, maior é a vontade de repor essa substância para quem já têm níveis de dependência.
  • O álcool afeta mais as mulheres do que os homens: o corpo feminino possui menos massa corpórea do que dos homens. Dessa forma, seu corpo é composto por um volume menor de água e sangue. Por isso, uma quantidade de álcool ingerida por um homem terá uma concentração menor no corpo do que se a mesma for ingerida por uma mulher. Então, por uma simples razão de proporção, é possível afirmar que o álcool afetará mais rapidamente uma mulher do que um homem.
  • Mulheres grávidas devem evitar o álcool: gestantes podem desenvolver uma condição chamada de síndrome metabólica fetal que implica em má formação do feto. Esse risco é consideravelmente maior durante as 12 primeiras semanas. Porém, o uso de bebida alcoólica após esse período pode levar a déficits de inteligência e atenção. Nenhuma quantidade é segura na gestação, devendo ser totalmente cortada da vida da mulher durante essa fase, inclusive durante o período de aleitamento.

Mitos sobre o consumo de álcool

  • Café corta o efeito do álcool:  o que acontece é que o café é um estimulante natural e deixará a pessoa mais alerta, sobrepondo ao efeito depressivo causado pelo álcool. No entanto, não é capaz de deixar a pessoa sóbria, nem mesmo impedir os efeitos indesejados da bebedeira, como a ressaca.
  • Os efeitos do álcool são os mesmos independentemente da idade:  idosos possuem menos resistência ao álcool, já que o metabolismo da bebida será mais lento por seu organismo ser mais debilitado do que de um jovem. As pessoas mais novas possuem o corpo mais ativo e os efeitos do álcool são sentidos com maior lentidão bem como passam mais rapidamente.
  • Cerveja não é tão prejudicial quanto bebidas destiladas: mesmo tendo um teor alcoólico mais baixo do que de outras bebidas alcoólicas ela é tão prejudicial quanto as demais. A questão sobre a bebida se trata mais da quantidade ingerida do que seu teor alcoólico. Por isso, mesmo tendo um teor alcoólico menor, se for consumida em grandes quantidades, ela trará os mesmos prejuízos e, no caso da cerveja, com o diferencial de proporcionar grande quantidade de carboidratos provenientes da cevada.
  • A bebida alcoólica só causa mal ao fígado: ela afeta o organismo como um todo. Causa desde danos ao fígado à problemas neurológicos. Algumas doenças relacionadas ao consumo excessivo são a obesidade, doenças do coração, diabetes, entre outros.
  • É preciso uma grande quantidade de álcool para causar a cirrose: a ocorrência da doença dependerá do organismo de cada um. Algumas pessoas poderão vir a sofrer com a doença mesmo ingerindo uma quantidade diária menor do que outra pessoa com maior resistência.

Agora que você já conhece as verdades e os mitos sobre o consumo de bebidas alcoólicas beba com moderação.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply