Lesão no joelho: sintomas, cuidados necessários e tratamentos.

Uma lesão no joelho pode ser um grande pesadelo para a maioria das pessoas. Isso porque, além de causar dor e vários outros incômodos, este problema pode influenciar na movimentação das pernas, na forma de andar e até impedir a prática de esporte e outras atividades comuns no dia a dia.

Por isso, cuidar dessa região é extremamente importante, apesar dela não receber a devida atenção. Qualquer pequeno sintoma já é motivo para procurar um médico e garantir que a lesão não vai se desenvolver.

Conheça os principais sintomas, tratamentos e as formas de prevenção deste problema.

Os sintomas de uma lesão no joelho

Lesão no joelho: sintomas, cuidados necessários e tratamentos.

Uma lesão no joelho pode representar uma variedade de problemas, porém, os sintomas costumam ser bem semelhantes. O mais comum é sentir dor, sendo que sua intensidade pode variar bastante. Alguns estalos durante movimentos simples, como o de andar, também podem ser sintomas deste problema, assim como um inchaço na região.

Ainda, quando se tem uma lesão no joelho, existe a possibilidade de sofrer com a limitação de movimentos. Este é um sintoma que pode ser consequência dos outros dois já citados, já que a limitação pode acontecer por causa da dor ou mesmo por medo dos estalos causados.

Tratamentos para lesão no joelho

O tratamento vai variar de acordo com a lesão no joelho apresentada. Por isso, é imprescindível procurar um médico ortopedista — de preferência um especialista em joelhos — para fazer exames e diagnosticar o problema. Somente depois disso será possível encontrar a melhor solução e um tratamento eficaz.

Para diagnosticar o problema, é bem provável que o ortopedista solicite exames como ressonância magnética ou raio X, além de lhe perguntar sobre os sintomas e suas intensidades.

Depois de descobrir qual é o problema, o médico poderá lhe indicar outros profissionais, como o fisioterapeuta, e alguns tratamentos, como:

  • Sessões de fisioterapia;
  • Exercícios para fortalecimento muscular;
  • Laser;
  • Cirurgias.

Além disso, há indicações de tratamentos caseiros como a aplicação de compressas de gelo para aliviar a dor. Mas lembre-se que somente um especialista poderá lhe indicar a melhor forma de tratar sua lesão, por isso, nada de tentar resolver seus problemas apenas aplicando gelo.

Formas de evitar lesão no joelho

Lesão no joelho: sintomas, cuidados necessários e tratamentos.

O joelho é uma parte muito importante do corpo, porém, muita gente só percebe isso após algum problema na região. Quando os movimentos são afetados pelos sintomas causados pelas lesões, o incômodo pode ser enorme. Por isso, é muito importante cuidar bem dos joelhos e evitar qualquer tipo de lesão.

Veja o que você pode fazer:

  • Pratique esportes somente com acompanhamento profissional;
  • Faça exercícios para fortalecer os joelhos;
  • Aqueça seu corpo e faça alongamentos antes dos exercícios;
  • Evite exercícios de alto impacto ou que sobrecarreguem os joelhos;
  • Mantenha um peso adequado para seu tipo físico;
  • Procure um profissional ao perceber qualquer dor ou outro mínimo sintoma.

Quem pratica atividades físicas com frequência pode acabar sentindo dores, fisgadas e outros incômodos após os treinos. Por achar que é comum, a maioria das pessoas decide não procurar um médico e isso é um grande erro.

Pequenas dores podem se transformar em sérias lesões com o tempo, que poderiam ser evitadas com a ajuda do ortopedista nos estágios iniciais. Por isso, qualquer sintoma já é motivo para buscar um tratamento mais simples e rápido, ok?


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply