Jantar saudável: como preparar o seu, dicas e muito mais.

O jantar é uma refeição que, por diversos motivos, acaba ganhando pouca importância. Há quem prefira não comer para não se sentir pesado antes de dormir ou quem fique com preguiça de cozinhar depois de um dia corrido. Muita gente não entende a importância de um jantar saudável e como isso pode influenciar todo o organismo.

À medida que o sol se põe e o dia vai ficando escuro, o metabolismo vai desacelerando de forma natural, para lhe ajudar a dormir melhor. Mas se você ingere muita comida ou alimentos muito pesados, o metabolismo precisa se acelerar novamente para que a digestão aconteça.

Por isso, durante a noite é muito importante fazer uma refeição leve e que garanta a saciedade necessária para o organismo. Ela deve ser leve para facilitar a digestão, e oferecer saciedade para não haver a necessidade de comer novamente pouco antes de dormir.

Alimentos mais indicados para um jantar saudável

Jantar saudável: como preparar o seu, dicas e muito mais.

Além de não comer em exagero, é preciso saber quais alimentos colocar no prato para o jantar. É importante consumir um carboidrato de baixo índice glicêmico, que vai oferecer saciedade por toda a noite. Entre eles estão as farinhas integrais, além de algumas frutas e vegetais.

Uma ótima opção de proteína para o jantar são os peixes, que potencializam a produção de melatonina, um hormônio fundamental para regular o sono. E, claro, as folhas e os legumes precisam estar presentes em qualquer jantar saudável.

Alimentos que devem ser evitados durante a noite

Também é preciso evitar alguns alimentos que podem não ser saudáveis ou atrapalhar o sono. Um exemplo são os alimentos ricos em açúcar, que fornecem mais energia que o necessário e podem causar ganho de peso.

Outros alimentos que devem ser evitados são:

  • Café;
  • Chá;
  • Farinha branca;
  • Refrigerante;
  • Doces;
  • Pimenta.

Receitas fáceis e rápidas para um jantar saudável

Sopa de legumes

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Uma receita muito versátil e perfeita para um jantar saudável é a sopa de legumes. Uma opção é fazer a sopa com vários legumes cortados em cubinhos e cozidos, um pouco de macarrão integral e uma proteína magra.

Outra sugestão é cozinhar a abóbora ou a batata baroa e depois batê-las no liquidificador, obtendo um creme que pode ser consumido com frango.

Peixe grelhado com legumes

Outra receita muito saudável é a de peixe grelhado com legumes cozidos no vapor. Entre os legumes, podem estar:

  • Cenoura;
  • Brócolis;
  • Abobrinha;
  • Abóbora;
  • Couve-flor, etc.

Omelete

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Se estiver faltando ingredientes ou sobrando aquela preguicinha, que tal um omelete para o jantar? Bata um ou dois ovos, tempere como preferir e misture alguns legumes, como cenoura, tomate, pimentão, palmito, entre outros.

Uma salada de folhas é uma excelente opção de acompanhamento. Não é preciso acrescentar nenhum tipo de carne, pois os ovos já são a fonte de proteína da refeição.

Sanduíche natural

Se você precisa levar comida para jantar fora de casa ou simplesmente quer comer algo diferente, um sanduíche natural é uma boa pedida. Escolha um pão integral (verifique na lista de ingredientes se não há farinha branca em sua composição) e pense em um recheio gostoso e saudável.

Uma ótima opção de recheio é frango, cream cheese ou queijo branco, cenoura, alface e tomate. Para os vegetarianos, basta retirar o frango e acrescentar outros legumes de sua preferência.


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