Índice de massa muscular ideal – Como calcular? Nível para homens e mulheres

A massa muscular é a quantidade total de músculos do corpo humano, que corresponde à massa corporal magra. Os músculos responsáveis pelo movimento corporal. São em torno 600, formados por tecidos e fibras, que Juntos equivalem de 40% a 50% do peso de uma pessoa.

Alguns estudiosos afirmam existirem 639 músculos no total, porém outros cientistas apontam a existência de um número maior. Isto se dá, por haver controvérsias sobre a definição sobre do que é constituído um músculo, mas todos confirmam a existência de três categorias distintas de músculos:

  • Músculo estriado cardíaco – O coração;
  • Músculo liso – Músculo sobre o qual não temos controle. Exemplo: O diafragma;
  • Músculo estriado esquelético – músculos sobre os quais temos controle de seus movimentos e que dão força aos nossos braços, pernas, e demais órgãos.

O que há é o percentual ideal de massa magra que varia conforme o sexo, idade, altura, peso atual e índices de gordura corporal. Porém, de maneira geral podemos afirmar a seguinte relação entre o índice de massa de massa magra e condição corporal de uma pessoa.

O IMC é o que define seu índice de gordura, sendo classificado entre um peso normal ou obesidade grau nível 3, tudo por meio do seu percentual de gordura calculado referente a sua altura, todos os valores que o seu corpo em completo possui, tudo por meio do cálculo do IMC simples. Você pode obter mais informações sobre como ele funciona nas mulheres ou homens lendo mais abaixo.

Mulheres

  • Ultra definida: 8-12%;
  • Muito Definida : 15%;
  • Definida: 16-20% (regular): 21-25%;
  • Pouco definida: 26-30 %;
  • Muito pouco definida: 31-40%.

Homens

  • Ultra definido: 3-6%;
  • Muito Definido: 9%;
  • Definido: 10-14% (regular): 15-19%;
  • Pouco definido: 20-25 %
  • Muito pouco definido: 26-30%.

massa muscular ideal

Como calcular a massa muscular?

São justamente os músculos estriados esqueléticos que formam o que é chamado de massa muscular. Bem diferente de massa gorda, equivalente ao peso de gordura corpórea, quando em quantidades ideais ajuda a proteger os órgãos, porém quando em excesso é responsável por causar problemas à saúde como a diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia e problemas cardíacos.

Os músculos que compõem a massa magra aumentam de volume naturalmente de acordo com a necessidade de aumento de força e resistência e por exercícios de musculação. A esse processo é dado o nome de hipertrofia muscular. É uma atividade normal do corpo, principalmente para os resultados de musculação e outros exercícios de alta intensidade, interferindo diretamente no cálculo de peso e altura, consequentemente no IMC – índice de massa corporal.

Erroneamente, muitos acreditam que o percentual de massa magra no organismo é referente à quantidade de massa muscular que é um de seus componentes.

Sendo assim, não existe um número ideal de massa muscular para ter um corpo saudável, mas sim o percentual adequado de massa magra. Caso contrário, praticantes de esportes que exigem grande massa muscular estariam mais expostos a doenças do que pessoas com menor hipertrofia muscular

Outro número que você deve atentar para saber é o IMC – índice de Massa Corporal que relaciona o peso de uma pessoa com seu estado de saúde e a possibilidade de adquirir doenças causadas pelo sobrepeso. Assim, saber seu índice corporal é importante, principalmente porque você pode  estra com várias doenças se você não se cuidar e investir na perda de peso.

O IMC atribui diferentes índices de acordo com a faixa etária: Adolescentes, adultos e idosos. Essa diferenciação é necessária por que o organismo passa por mudanças durante as várias da vida como crescimento, desenvolvimento, manutenção e envelhecimento.Já mostramos no Revistashape.com.br como calcular o IMC. 

Confira a tabela de Índices de Massa corporal na fase adulta:

indice de massa corporal ideal
Os índices apresentados nessa tabela devem analisados individualmente, já que uma pessoa que possua grande massa muscular que é mais pesada que a massa gorda possa apresentar o mesmo IMC que outra pessoa com menos músculos e mais gordura corporal. Já mostramos no site como saber qual é o seu peso ideal. 

Portanto, nem sempre ter IMC acima de 25 significa excesso de peso. Sendo assim, para saber com exatidão qual é o seu real estado de saúde corpórea é necessário fazer um cruzamento entre esse índice e o percentual de massa magra por um médico especialista.

Ele vai além do seu índice corporal IMC, ainda mais que em crianças e adolescentes é diferente, onde os médicos na maioria das vezes fazem outro tipo de cálculo de peso corporal do que seria para qualquer pessoa, observando assim casos de obesidade mórbida, para quem está acima do peso apenas ou para quem também está abaixo do peso.

Como aumentar a massa muscular?

A massa muscular pode ser trabalhada por meio de uma alimentação saudável e uso de exercícios físicos baseados nos princípios da musculação. Até chegar a resultados satisfatórios de hipertrofia é preciso avaliar medicamente o que fazer, afinal, cada um necessitará de uma carga de exercícios físicos e cardápio pensado para suas especificidades corporais. Para os interessados, já mostramos aqui dicas exclusivas de como ganhar massa muscular. 

Assim, todos os seus objetivos de emagrecimento, seja eles entre perder a barriga, diminuir uma medida específica, ter menos gordura corporal os corporais, além de menos peso em KG, pode ser obtido por meio da análise da IMC tabela, melhorando uma vida por completo.

Referências

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE. Tipo físico ideal e satisfação com a imagem corporal de praticantes de caminhada. Vol. 11, Nº 3. Mai-Jun (2005). Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rbme/v11n3/a06v11n3>

MINISTÉRIO DA SAÚDE (2017) Só o IMC não diz como você está. Disponível em <http://portalms.saude.gov.br/component/content/article/804-imc/40508-so-o-imc-nao-diz-como-voce-esta>

SÓ BIOLOGIA. O sistema muscular. Disponível em <https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemamuscular.php>


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