Imunidade baixa – Sintomas, Causas e o que fazer para aumentar

Algumas pessoas parecem estar sempre doentes, isso ocorre por conta de baixas no sistema imunológico do organismo, de forma a facilitar a contaminação por microrganismos estranhos. A imunidade baixa pode ser ocasionada por infecções ou desequilíbrio nutricional. Até mesmo práticas cotidianas podem interferir na eficácia.

imunidade baixa

O que deixa o sistema imunológico enfraquecido?

São muitas as causas que contribuem para baixar a resistência e deixar o sistema imunológico enfraquecido, veja algumas delas:

  • Doenças: algumas doenças afetam especificamente as células do sistema imunológico, deixando-o comprometido. Entre as doenças mais comuns que afetam a imunidade pode-se citar a AIDS (ocasionada pela infecção do vírus HIV), diabetes, câncer e alguns tipos de anemias, sendo que a obesidade, desnutrição e deficiências nutricionais também podem deixar a imunidade baixa. Além destas doenças, existem também algumas infecções bacterianas, virais, fúngicas e parasitárias que afetam o sistema imunológico de forma transitória;
  • Medicamentos: alguns medicamentos podem suprimir a imunidade, deixando o corpo suscetível a algumas doenças. Os medicamentos corticoides e os imunossupressores são os mais conhecidos por causar este efeito, geralmente utilizados em pacientes que possuem doenças autoimunes, doenças inflamatórias, rejeição a transplantes ou pacientes com neoplasias. Estes medicamentos possuem justamente o efeito de inibir as defesas do corpo, causando alívio dos sintomas das doenças que combatem;
  • Má alimentação: desenvolver hábitos saudáveis de alimentação é muito importante para manter o sistema imunológico bem. A falta de nutrientes afeta as células imunológicas, podendo causar sérios problemas para o organismo. Entre os nutrientes importantes estão: ferro, cálcio, selênio, zinco, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, complexo B, ácido fólico e alguns antioxidantes. Além destes nutrientes, é muito importante o consumo de água e alimentos probióticos, para suprir as necessidades nutricionais de manutenção do sistema imunológico;
  • Consumo de álcool: o consumo de álcool é outro fator que pode prejudicar o sistema imunológico. Quando ingerimos uma quantidade superior ao que o nosso organismo é capaz de metabolizar por hora, sobrecarregamos o nosso fígado, fazendo com que o álcool vá para a corrente sanguínea e cause alterações e danos em diferentes órgãos. O comprometimento prolongado do nosso sistema pode afetar de forma direta a imunidade, uma vez que no processo de metabolizar o álcool o organismo trabalha em dobro, fazendo com que os mecanismos de defesa possam não suportar essa carga;
  • Estresse prolongado: mais um culpado pela baixa imunidade, o estresse tende a desestabilizar o organismo e, quando ocorre por um período prolongado, pode desequilibrar o organismo de forma mais profunda. Como resultado do estresse, o organismo passa a agir de forma errada, comprometendo a regulação de doenças crônicas ou autoimunes, piorando o estado de saúde;
  • Genética: alguns indivíduos possuem uma tendência natural a terem baixa imunidade e isso se deve à genética. Algumas características do organismo de uma pessoa podem ter sido herdadas e podem comprometer as funções de uma célula específica, fazendo com que se tenha uma maior vulnerabilidade a infecções por determinados organismos.

Como aumentar a imunidade?

É possível aumentar a imunidade por meio do consumo de determinados alimentos e adotando-se práticas mais saudáveis. As mudanças no estilo de vida poderão implicar em um organismo mais preparado para as adversidades externas e fortalecido contra determinadas doenças.

Algumas das mudanças fundamentais para aumentar a sua imunidade são:

  • Alimentação: consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais, pois estes irão contribuir muito para o fortalecimento do seu sistema imunológico. Alimentos ricos em selênio, vitaminas C e E, ômega 3 e os probióticos são alguns dos indicados para aumentar a sua imunidade. Diminua também o consumo de alimentos fontes de gordura, açúcar e industrializados, com corantes e conservantes, estes prejudicam muito um sistema imunológico saudável;
  • Adote bons hábitos de saúde: mudanças na sua rotina podem contribuir para a melhoria do sistema imunológico. Praticar exercícios, ter noites de sono mais regradas, beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias, evitar o estresse e evitar ficar perto de fumantes são algumas das práticas que podem contribuir. Além disso, não consuma medicamentos sem prescrição médica e se necessário, fale para o seu médico te indicar algum suplemento alimentar.

Referência

MINISTÉRIO DA SAÚDE.  Alimentação adequada e saudável aumenta a imunidade e pode prevenir doenças. Disponível em em <http://mds.gov.br/caisan-mds/noticias/2017/dezembro/alimentacao-adequada-e-saudavel-aumenta-a-imunidade-e-pode-prevenir-doencas>

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Efeito do exercício no sistema imune: Resposta, adaptação e sinalização celular. Disponível em <https://submission3.scielo.br/index.php/rbme/article/view/17465>


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