Ginástica aeróbica: quais os tipos, benefícios e cuidados.

A Ginástica Aeróbica. por meio de movimentos rápidos e ritmados, permite a oxigenação das células musculares e elevado gasto calórico. Em outras palavras, a ginástica aeróbica é extremamente eficaz para perda de peso e tonificação dos músculos.

Qual pessoa não sonha em praticar algum exercício físico ao som de uma ótima música? Essa é a proposta da ginástica aeróbica, promover diversão e saúde ao mesmo tempo. Existem diversas modalidades de exercícios aeróbicos, continue lendo para compreender cada um deles.

  • O que é Ginástica Aeróbica?
  • Quais os tipos Ginástica Aeróbica?
  • Quais os benefícios da Ginástica Aeróbica para a saúde?
  • Quais cuidados é preciso ter com a Ginástica Aeróbica?

O que é Ginástica Aeróbica?

Ginástica aeróbica: quais os tipos, benefícios e cuidados.

Conjuga exercício físico com dança. Cada aula de ginástica está repleta de música e agitação, capazes de provocar envolvimento e bem-estar a cada movimento. Orientadas por um professor qualificado, as aulas de ginástica aeróbica acontecem num ambiente descontraído, onde cada exercício físico e cada movimento realizado, são encarados com alegria e entusiasmo.

Sendo muito divertida, a ginástica cumpre seu papel, realizando o acompanhamento necessário a cada aluno, ajudando cada um a atingir seus objetivos.

Quais os tipos de Ginástica Aeróbica?

A ginástica aeróbica é uma atividade física completa, capaz de ajudar o praticante a emagrecer, tonificar o corpo e até mesmo aliviar o stress do dia a dia. Vale ressaltar, o que a maioria não sabe sobre esta modalidade, é a existência de diversos tipos de ginástica aeróbica, veja abaixo algumas delas e conheça as características de cada uma.

Ginástica aeróbica de baixo impacto (low impact)

É conhecida por ser uma técnica feita a partir da ginástica aeróbica, para que os praticantes evitem lesões, devido o grande impacto das técnicas agressivas. Os exercícios físicos são feitos sem nenhum tipo de salto sobre os pés.

Ginástica aeróbica de alto impacto (high impact)

Nessa modalidade prevalece repetidamente o trabalho cardiovascular, nem sempre os pés ficam em contato com o chão. Com movimentos constantes de extensão e flexão.

Combo

Esse tipo de ginástica aeróbica é misto, feito com técnicas de baixo impacto e alto impacto, ao mesmo tempo.

Cardio Funk

Essa técnica é bem interativa, utiliza diversos movimentos combinados com muita música, movimento de braços, pernas e troncos, são misturados com elementos de jazz, músicas afro, salsa e outros ritmos. Os movimentos são, geralmente, intercalados com movimentos rápidos e curtos.

Step Training

O step training é um programa criado pela instrutora Gim Miller em parceira com a Reebook. Eles desenvolveram um programa de atividades que equilibra a alta intensidade com a baixa intensidade, dando ótimos resultados aos praticantes.

Quais os benefícios da ginástica aeróbica para a saúde?

Ginástica aeróbica: quais os tipos, benefícios e cuidados.

Extremamente benéfica para o bem-estar geral é considerada uma das modalidades mais completas. Sua prática é composta de movimentos rítmicos dinâmicos. Ao som de diversos ritmos as aulas de aeróbica são favoráveis não só ao corpo como ao espírito. Além de possibilitar uma maior socialização e da auto-estima, também alivia o stress e melhora a disposição.

Atividade física, em geral, é considerada pelos médicos e profissionais da saúde essencial para a manutenção de uma vida saudável. A Ginástica Aeróbica traz inúmeros benefícios. Sua prática melhora a coordenação motora e condicionamento físico ao som da música, o que a torna uma atividade bem prazerosa.

Melhora, também, o desempenho cardiovascular e a circulação sanguínea, fortalece os músculos, aperfeiçoa a postura e permite que se sinta em forma. Os exercícios aeróbicos de forma rítmica e continuada exercitam a respiração e aumentam o ritmo cardíaco, ou seja, permite que exista uma maior oxigenação dos músculos a um ritmo constante.

Sendo benéficos, inclusive no controle da pressão arterial e na redução do índice de gordura no sangue.

Quais cuidados é preciso ter com a ginástica aeróbica?

Quando se decide praticar qualquer tipo de atividade física é indispensável, nutrir o seu corpo da forma correta, com os melhores alimentos. Vale ressaltar que qualquer atividade física deve ser acompanhada de uma alimentação equilibrada. Quando se tem uma alimentação equilibrada, é possível fortalecer o sistema imunológico e repor os níveis de energia necessários.

Sempre se alimente antes de uma aula de ginástica aeróbica, mas, procure ter cautela para que não haja excessos. A quantidade suficiente de alimentos, fará com que realize os exercícios com a resistência, enquanto os excessos provocam o contrário, como sensação de mal estar, entre outros.

Fazer um aquecimento é também fundamental antes de qualquer exercício físico. Podendo ser, cerca de dez minutos no início da aula e dez minutos no final. Este tempo será o suficiente para aquecer seu corpo e diminuir os riscos de lesão.

Recomenda-se ter muita cautela no momento de escolher os pesos. Um peso exagerado pode sobrecarregar a coluna, as articulações, ombros, braços e cotovelos provocando danos irreparáveis. Sempre peça ajuda ao educador físico nesse caso.

Saúde é o bem mais valioso que temos, procure uma academia perto de onde mora, ou perto de onde trabalha, experimente esta prática e aproveite os benefícios dela em sua saúde.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply