Ginástica aeróbica: quais os tipos, benefícios e cuidados.

A Ginástica Aeróbica. por meio de movimentos rápidos e ritmados, permite a oxigenação das células musculares e elevado gasto calórico. Em outras palavras, a ginástica aeróbica é extremamente eficaz para perda de peso e tonificação dos músculos.

Qual pessoa não sonha em praticar algum exercício físico ao som de uma ótima música? Essa é a proposta da ginástica aeróbica, promover diversão e saúde ao mesmo tempo. Existem diversas modalidades de exercícios aeróbicos, continue lendo para compreender cada um deles.

  • O que é Ginástica Aeróbica?
  • Quais os tipos Ginástica Aeróbica?
  • Quais os benefícios da Ginástica Aeróbica para a saúde?
  • Quais cuidados é preciso ter com a Ginástica Aeróbica?

Ginástica Laboral: veja aqui quais são os benefícios e informações completas!

Aqui você vai saber todos os benefícios que você está adquirindo ao fazer ginástica aeróbica, como isso pode te dar muito mais força, flexibilidade e coordenação, além de uma grande lista de vantagens para seu corpo, desde a perna, braço, modificando de acordo com a execução da dificuldade e muito mais de melhorias ao organismo.

O que é Ginástica Aeróbica?

Ginástica aeróbica: quais os tipos, benefícios e cuidados.

Conjuga exercício físico com dança. Cada aula de ginástica está repleta de música e agitação, capazes de provocar envolvimento e bem-estar a cada movimento. Orientadas por um professor qualificado, as aulas de ginástica aeróbica acontecem num ambiente descontraído, onde cada exercício físico e cada movimento realizado, são encarados com alegria e entusiasmo.

Sendo muito divertida, a ginástica cumpre seu papel, realizando o acompanhamento necessário a cada aluno, ajudando cada um a atingir seus objetivos. Ela não é monótoma como outro exercício aeróbico, é muito divertida e são exercícios que exigem a interação além de uma combinação de passos específicos, em todas as partes do corpo. Você precisa encontrar uma escola de educação física especializada na categoria desejada de ginástica aeróbica e pronto, basta se matricular.

Quais os tipos de Ginástica Aeróbica?

A ginástica aeróbica é uma atividade física completa, capaz de ajudar o praticante a emagrecer, tonificar o corpo e até mesmo aliviar o stress do dia a dia. Vale ressaltar, o que a maioria não sabe sobre esta modalidade, é a existência de diversos tipos de ginástica aeróbica, veja abaixo algumas delas e conheça as características de cada uma.

Assim você sabe como cada aula de aeróbica pode variar nas categorias existentes, mas geralmente são o mesmo princípio de uma ginástica localizada com movimentos contínuos, caracterizada pela força e agilidade, melhorando tanto a definição muscular assim como promovendo a queima de gordura.

Ginástica aeróbica de baixo impacto (low impact)

É conhecida por ser uma técnica feita a partir da ginástica aeróbica, para que os praticantes evitem lesões, devido o grande impacto das técnicas agressivas. Os exercícios físicos são feitos sem nenhum tipo de salto sobre os pés.

Veja aqui 12 exercícios de ginástica localizada para fazer em casa sozinho!

Ginástica aeróbica de alto impacto (high impact)

Nessa modalidade prevalece repetidamente o trabalho cardiovascular, nem sempre os pés ficam em contato com o chão. Com movimentos constantes de extensão e flexão.

Combo

Esse tipo de ginástica aeróbica é misto, feito com técnicas de baixo impacto e alto impacto, ao mesmo tempo.

Cardio Funk

Essa técnica é bem interativa, utiliza diversos movimentos combinados com muita música, movimento de braços, pernas e troncos, são misturados com elementos de jazz, músicas afro, salsa e outros ritmos. Os movimentos são, geralmente, intercalados com movimentos rápidos e curtos.

Step Training

O step training é um programa criado pela instrutora Gim Miller em parceira com a Reebook. Eles desenvolveram um programa de atividades que equilibra a alta intensidade com a baixa intensidade, dando ótimos resultados aos praticantes.

Quais os benefícios da ginástica aeróbica para a saúde?

Ginástica aeróbica: quais os tipos, benefícios e cuidados.

Extremamente benéfica para o bem-estar geral é considerada uma das modalidades mais completas. Sua prática é composta de movimentos rítmicos dinâmicos. Ao som de diversos ritmos as aulas de aeróbica são favoráveis não só ao corpo como ao espírito. Além de possibilitar uma maior socialização e da auto-estima, também alivia o stress e melhora a disposição.

Atividade física, em geral, é considerada pelos médicos e profissionais da saúde essencial para a manutenção de uma vida saudável. A Ginástica Aeróbica traz inúmeros benefícios. Sua prática melhora a coordenação motora e condicionamento físico ao som da música, o que a torna uma atividade bem prazerosa.

Melhora, também, o desempenho cardiovascular e a circulação sanguínea, fortalece os músculos, aperfeiçoa a postura e permite que se sinta em forma. Os exercícios aeróbicos de forma rítmica e continuada exercitam a respiração e aumentam o ritmo cardíaco, ou seja, permite que exista uma maior oxigenação dos músculos a um ritmo constante.

Sendo benéficos, inclusive no controle da pressão arterial e na redução do índice de gordura no sangue. Assim, a ginástica aeróbica em questão, possui uma lista de vantagens em nosso organismo, caracterizada pela dança aeróbica de todas as partes do corpo, melhorando a ação dos pulmões, uma boa vantagem para o corpo.

Quais cuidados é preciso ter com a ginástica aeróbica?

Quando se decide praticar qualquer tipo de atividade física é indispensável, nutrir o seu corpo da forma correta, com os melhores alimentos. Vale ressaltar que qualquer atividade física deve ser acompanhada de uma alimentação equilibrada. Quando se tem uma alimentação equilibrada, é possível fortalecer o sistema imunológico e repor os níveis de energia necessários.

Sempre se alimente antes de uma aula de ginástica aeróbica, mas, procure ter cautela para que não haja excessos. A quantidade suficiente de alimentos, fará com que realize os exercícios com a resistência, enquanto os excessos provocam o contrário, como sensação de mal estar, entre outros.

Fazer um aquecimento é também fundamental antes de qualquer exercício físico. Podendo ser, cerca de dez minutos no início da aula e dez minutos no final. Este tempo será o suficiente para aquecer seu corpo e diminuir os riscos de lesão.

Recomenda-se ter muita cautela no momento de escolher os pesos. Um peso exagerado pode sobrecarregar a coluna, as articulações, ombros, braços e cotovelos provocando danos irreparáveis. Sempre peça ajuda ao educador físico nesse caso.

Saúde é o bem mais valioso que temos, procure uma academia perto de onde mora, ou perto de onde trabalha, experimente esta prática e aproveite os benefícios dela em sua saúde. A prática aeróbica esportiva só pode trazer benefícios em uma questão de pouco tempo, o ideal é começar o quanto antes para que com a aeróbica a definição do seu corpo entre em uma forma muito mais rápida.

Referências Utilizadas Neste Conteúdo:

https://bdtd.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/550/574

http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/449

http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1051


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