Farinha de Amêndoas: conheça seus benefícios para o corpo!

A farinha de amêndoas está presente em várias receitas fit da atualidade, veja como ela poder ser usada e quais benefícios pode trazer para o corpo!

Em nosso cotidiano, na tentativa de retirar o trigo da dieta e comer de forma mais saudável, muita gente tem se permitido conhecer novas farinhas, como por exemplo a farinha de aveia ou de castanha. E no artigo de hoje, vamos te mostrar tudo sobre a farinha de amêndoas, que tem sido incluída em muitas receitas por aí, seja de pães bolos ou doces, para substituir de forma definitiva o trigo. Se você também está passando por isso, vai adorar conhecer seus benefícios e como ela pode te fazer ter uma alimentação mais saudável e incluí-la em suas receitas.

Farinha de Amêndoas – do que se trata?

Indo direto ao assunto, a Farinha de Amêndoas é feita apenas com a amêndoa, sem adição de outros ingredientes. Ela é ideal para substituir farinhas com glúten e refinadas, e com certeza uma das melhores opções para receitas Low Carb. Seu sabor é levemente adocicado e possui baixo teor de carboidratos na porção.

farinha amendoa beneficios

Informações nutricionais

Veja o que podemos encontrar em sua composição:

  • Calorias: 163
  • Gordura: 14,2 gramas (9 dos quais são monoinsaturadas)
  • Proteína: 6,1 gramas
  • Carboidratos: 5,6 gramas
  • Fibra alimentar: 3 gramas
  • Vitamina E: 35% da ingestão diária recomendada  (IDR)
  • Manganês: 31% da IDI
  • Magnésio: 19% da IDI
  • Cobre: 16% da IDR
  • Fósforo 13% da IDR

Benefícios para o corpo

São várias propriedades interessantes e a maioria delas embasadas por longos e detalhados estudos:

farinha de amendoa

Propriedades anticancerígenas – Uma pesquisa feita no Centro de Câncer de Yale, nos Estados Unidos, publicado em abril de 2018 no Journal of Clinical Oncology revelou que o consumo regular de amêndoas pode diminuir o risco de morte em 57% dos pacientes com câncer de cólon e reto. Além disso, há vários nutricionistas que adicionam as amêndoas na alimentação dos seus pacientes, como um dos principais alimentos anticancerígenos.

Ajuda na perda de peso – Ela é uma farinha de baixo carboidrato, como a farinha de coco. Por isso, é muito utilizada em dietas restritiva de grãos, como as dietas paleo e cetogênica.

Fonte de energia para o corpo – Possui bom nível energético por conter nutrientes como o cobre, o manganês e a riboflavina e por ter uma boa quantidade de em proteína, sendo uma boa opção alimentar para quem pratica atividades físicas ou precisa repor a energia.

Ajuda a fortificar os ossos- O ômega 3 presente em sua composição tem propriedades benéficas para os ossos porque ele aumenta a absorção de cálcio e deixa os ossos mais densos ao melhorar a síntese de colágeno. Apenas 92 gramas de amêndoas fornecem 24% da quantidade de cálcio que o corpo precisa por dia.Como se não bastasse, elas ainda são uma boa fonte de magnésio e fósforo, que também são importantes para a saúde dos ossos e dentes e para evitar a osteoporose.

Melhoria no colesterol – O consumo dessa farinha feita à base de amêndoas proporcionar uma diminuição no colesterol ruim e, paralelamente, a manutenção do chamado colesterol bom.

Mais alguns benefícios conhecidos:

  • Vitamina E. Essa vitamina é responsável por rejuvenescer a pele e o organismo;
  • Contém antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres;
  • Magnésio, ajuda a controlar a pressão arterial e reduzir a resistência à insulina, além de controlar o açúcar no sangue;
  • Possui fibras, que auxiliam o bom funcionamento do intestino;

Existem contra indicações no consumo da farinha de amêndoas?

Sim. Se você está seguindo uma dieta baixa em FODMAP, a farinha de amêndoa contém uma quantidade moderada de FODMAPs por isso é recomendável limitar o tamanho da porção. Além disso, se você possui alergia a castanhas e nozes, possivelmente também tem alergia a farinha de amêndoa e deve evitar seu consumo. Na dúvida, converse sempre com seu nutricionista.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que tenham gostado de ficar por dentro dos benefícios da farinha de amêndoas e como você pode usufruir dos seus benefícios.

Já falamos aqui em outro artigo sobre os benefícios do whey protein, sugiro a leitura.

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply