Exercícios para glúteos: veja aqui os melhores.

Os exercícios para os glúteos são propícios para o desenvolvimento, tonificação e hipertrofia da região glútea, popularmente chamado de bumbum. Os exercícios devem atuar fortemente sobre a musculatura do glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo.

Provavelmente, um dos treinos preferidos entre as mulheres, não é?

O glúteo máximo é o maior e produz os movimentos de abdução do quadril. Seu principal movimento é a extensão do quadril. Ele se localiza na região junto à crista ilíaca na sua face posterior, junto ao sacro. Há exercícios capazes de fortalecer e contribuir para o crescimento do músculo máximo, são exercícios que trabalham com o movimento de extensão do quadril.

Função e benefícios dos exercícios para glúteos

Exercícios para glúteos: veja aqui os melhores.

Ao executar os exercícios de forma correta é possível obter muitos benefícios para o desenvolvimento dos glúteos:

  • Os glúteos estão profundamente ligados as musculaturas da perna, por esse motivo, quando exercitados corretamente, o ganho de massa muscular é efetivo;
  • Ao exercitar os glúteos o risco de lesão como torções no joelho diminui;
  • Ao fortalecer os glúteos os movimentos ficam bem mais coordenados com os músculos do quadril e das costas;
  • Exercitar e fortalecer os glúteos evita a incontinência urinária, isso ocorre porque os glúteos trabalham conectados aos músculos da pelve;
  • Aumenta a autoestima;
  • Reduz os desgastes do dia a dia;
  • Ajuda a evitar a câimbra;
  • Contribui para a resistência e força muscular;
  • Melhora a estética e a harmonia corporal.

Confira 3 Exercícios para glúteos

Confira abaixo, exercícios que ajudam a trabalhar a região glútea, fortificando-as, tonificando e fazendo crescer o seu bumbum. Aqui serão listados:

  • Exercícios para fortalecer e contribuir para o crescimento do músculo glúteo máximo, são aqueles que trabalham com o movimento de extensão do quadril;
  • Exercícios para fortalecer os músculos médio e mínimo, são realizados movimentos de abdução do quadril;
  • Tanto a extensão como a abdução do quadril deverão ser exercícios de movimentos contra a resistência, que são exercícios voltados para a hipertrofia muscular dos glúteos;

O ato de caminhar, estimula os músculos médio e mínimo para que ocorra um equilíbrio pélvico, tanto em exercícios de caminhada, como de corrida.

Em relação à estética, há os movimentos do glúteo máximo. Isso porque é este músculo que recobre os outros menores. Por isso, esteticamente falando, é preciso considerar, principalmente, a ação do glúteo máximo.

A efetividade de um treino de musculação tem relação direta com a qualidade dos exercícios escolhidos e com sua execução. Um dos exercícios de musculação que tem um rendimento muito amplo para os glúteos são:

1 – Levantamento terra

Exercícios para glúteos: veja aqui os melhores.

O levantamento terra precisa ser feito com uma barra contendo pesos.

Em pé, com as pernas afastadas na mesma largura dos ombros, comece agachado, mantenha os braços retos e semi flexionados, segure a barra com as mãos para baixo e levante o peso colocando a força no bumbum e nos quadris.

A barra deve ser levantada somente até altura dos quadris. Faça repetições e conforme for tendo facilidade aumente o peso gradativamente.

O ponto forte desse exercício é manter o controle durante a execução de todo movimento no exercício. O mesmo deve ser lento e constante. É relevante saber que, o abdômen deve estar contraído para evitar tensão na coluna.

Os principais músculos envolvidos neste exercício são os glúteos, e com menor intensidade está incluso os músculos isquiotibiais e músculos da região inferior das costas.

2 – Agachamento

Exercícios para glúteos: veja aqui os melhores.

O agachamento é o melhor exercício para os glúteos e pode ser praticado em casa sem problema nenhum.

De pé com as pernas levemente abertas, flexione os joelhos e agache até que as coxas fiquem em posição de 90° graus com o tronco. É necessário manter a coluna ereta, de maneira que ao fazer o movimento não prejudique o joelho.

3 – Avanço

Exercícios para glúteos: veja aqui os melhores.

Esse exercício trabalha a musculatura das coxas e do bumbum.

Para executá-lo é preciso avançar a perna como se estivesse dando um passo bem largo, e deixar o joelho que estiver na frente e o que estiver atrás em posição de 90° graus com relação ao tronco.

Esse exercício pode ser feito parado, ou andando se houver espaço. É possível realizá-lo primeiro com o mesmo joelho sempre na frente e alternar com perna depois, ou ir fazendo simultaneamente com as duas pernas.

O trabalho será feito na musculatura posterior da coxa e em toda parte muscular dos glúteos.

Quais os cuidados devo ter com os exercícios para glúteos?

Exercícios para essa região está fazendo maravilhas para mulheres que tem pouco bumbum ou que precisam dar up na região, que quando definida deixa a silhueta delineada. O mais importante antes de fazer exercícios para essa região é ter em mente que é preciso ter muita dedicação e disciplina para que os resultados sejam efetivos.

Qualquer pessoa pode fazer, desde que não tenha nenhum problema de saúde. No caso de alguma doença ou incapacidade é recomendado procurar um médico antes de começar a rotina de exercícios.

Antes de efetuar qualquer tipo de exercícios para o glúteo, consulte um personal para ter a convicção de como realizar as posições e se existe algum tipo de impedimento para seu tipo físico.

Inspire-se nas variações e converse com sua (ou seu) orientador físico para adicionar a versão que atenda melhor seus objetivos no treino!


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