Exercícios para fazer em casa: quais são os mais indicados?

Nem todo mundo pode ir à academia. Seja por falta de tempo, dinheiro ou até mesmo distância da sua casa. Mas isso não é motivo para não se exercitar. Existem vários exercícios para fazer em casa que são tão eficientes quanto os exercícios da academia.

A grande vantagem, é que você pode praticá-los no conforto de sua casa e na hora que for mais conveniente para você. De manhã? À tarde? De madrugada? Você escolhe! Para te ajudar, listamos aqui os melhores exercícios para fazer em casa. Veja, aprenda e comece já.

Box Jump ou exercício pliométrico

Você precisará de uma caixa, banco ou cadeira bem resistente. O exercício é bem simples, de uma forma geral, você irá saltar em cima desse objeto — por isso precisa ser resistente.

Com o objeto a sua frente — um banco, por exemplo — agache, flexionando o joelho e quadril, e salte em cima dele. Em seguida, fique ereto e desça. É uma atividade com muita intensidade, então você conseguirá queimar várias calorias nele.

Faça 3 séries de 15 repetições.

Polichinelo

Uma atividade que aprendemos quando criança é ótima para quem quer perder peso. O Polichinelo é um exercício aeróbico que queima várias calorias e é bem simples de ser praticado. Não é necessário nenhum equipamento, basta posicionar-se em um local plano com as pernas juntas. Dê um salto abrindo as pernas e os braços acima da cabeça. Em seguida, volte à posição inicial.

Ao fazer 10 minutos diários de polichinelos, você queimará pelo menos 50 calorias. É importante que você faça cerca de 30 segundos e descanse uns instantes até completar todo o tempo.

Agachamento

Muito praticado pelas mulheres, porém também traz ótimos benefícios para os homens. O agachamento é um exercício que ajuda a fortalecer os glúteos, pernas e até a região do abdome. De quebra, também ajuda a eliminar algumas calorias.

O agachamento é bem simples de ser praticado. Posicione-se com os pés abertos na largura dos ombros. O corpo todo deve estar ereto. Agache como se fosse sentar nas coxas até a altura dos joelhos. Volte a posição inicial. Para melhores resultados, faça o agachamento segurando uma barra, que pode ser um cabo, uma bola ou outro tipo de peso.

Faça 3 séries de 15 repetições cada.

Pular corda

Essa brincadeira de criança excelente para queimar calorias. Pular corda durante 5 minutos pode equivaler a uma corrida de 30 minutos. Esse exercício trabalha praticamente todo o seu corpo: pernas, braços e abdome.

Mas ao praticar, é preciso tomar cuidados. Use tênis apropriado, pois o impacto errado poderá afetar os seus joelhos e machucá-los. Faça pausas. É recomendado pular cerca de 30 segundos e descansar por 10 segundos. Repita até completar 5 minutos. Se você é mais experimente poderá pular por um minuto e descansar, repetindo até completar 10 minutos.

Prancha abdominal

Esse não é um exercício para quem quer perder peso, e sim para fortalecer, tonificar e desenvolver o corpo. São vários os tipos de prancha, como por exemplo, a prancha frontal.

Você deverá deitar-se de bruços apoiado em seus cotovelos e antebraço. Apoie na ponta de seus pés, que deverá estar alinhado com os cotovelos. Fique ereto e contraia o abdome por 30 segundos. Relaxe e repita. Faça 5 séries de 15 repetições.

Dicas para fazer exercícios em casa

São vários os exercícios que você pode praticar em casa, tudo dependerá do objetivo que quer alcançar. Mas, seja qual for, algumas dicas são fundamentais para o seu sucesso.

Mantenha uma alimentação saudável e balanceada. Afinal, de nada adianta pular corda e fazer polichinelos e se acabar em pizza, não é mesmo? Beber água também é importante. Pois o corpo precisa estar sempre bem hidratado. A água também ajuda as células a transportar os nutrientes pelo corpo.

Comece sempre com calma, depois aumente o tempo e as repetições. As pausas e descansos são importantes para o corpo processar o exercício e você aguentar toda a carga que virá. Escolha os seus exercícios para fazer em casa e comece os treinos agora mesmo. Afinal, você poderá fazê-los a hora que achar melhor.


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