Quais os benefícios do consumo de erva cidreira? Veja aqui.

Muito conhecida e presente em diversos produtos, a erva cidreira (ou Melissa officinalis) é uma planta medicinal da mesma família da hortelã e do boldo. Seus usos medicinais são diversos, além de possuir um gosto que agrada o paladar.

A erva cidreira pode ser usada em casos de problemas estomacais, cólica e possui um efeito calmante que lhe dá destaque, provocando melhorias em casos de insônia, depressão, ansiedade, auxiliando também a diminuir o estresse.

Entenda tudo sobre os benefícios para a saúde e como utilizar a erva cidreira:

Quais os benefícios da erva cidreira?

Quais os benefícios do consumo de erva cidreira? Veja aqui.

Esta planta possui muitos benefícios para o ser humano, podendo ser utilizada para aliviar diversos males. Entre eles, pode-se citar:

  • Diminui os problemas estomacais: a erva cidreira pode ser utilizada para auxiliar a diminuir os problemas estomacais. Embora não tenha seu efeito comprovado, a erva tem apresentado alivio para quem está sentindo muitas dores no estômago, sendo que o seu efeito é comumente associado à amenização de sintomas gástricos e ela facilita a digestão;
  • Diminui as cólicas: uma vez que ajuda a proporcionar relaxamento, a erva cidreira é indicada em casos de cólicas menstruais, auxiliando a aliviar as dores desse período;
  • Calmante natural: a erva cidreira é muito conhecida pela sua ação como calmante, possuindo também propriedades sedativas e relaxantes que podem ajudar a oferecer uma boa noite de sono. É utilizada em momentos de estresse, antes de dormir para combater a insônia, e também para aliviar a ansiedade.
  • Ação antioxidante: esta erva possui também uma forte ação antioxidante, auxiliando na prevenção ao câncer, envelhecimento celular, evitar doenças cerebrais degenerativas e a proteger o coração.
  • Alivia dores de cabeça: com uma ótima propriedade analgésica, a erva cidreira pode aliviar enxaquecas e outras dores, como por exemplo dor de dente, podendo ser adicionadas outras ervas para ampliar o efeito.

Qual a melhor forma de utilização?

Quais os benefícios do consumo de erva cidreira? Veja aqui.

A forma mais comum de se ingerir a erva cidreira é através do consumo do chá da erva. Além dos benefícios já citados, o chá de erva cidreira possui função diurética, sendo uma opção para quem quer acelerar o emagrecimento.

O chá de erva cidreira pode ser feito em forma de infusão, devendo ser utilizada a folha preferencialmente fresca. Em 150 ml de água, indica-se utilizar entre 1 e 5 gramas da folha, devendo ser ingerido o chá sem a adição de açúcar, preferencialmente.

Além do chá, é possível encontrar a planta em formato de cápsulas que podem ser consumidas como calmante e podem ser encontradas em diversas farmácias.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não é indicado o consumo desta planta para gestantes, lactantes e crianças com menos de 12 anos, também não devendo consumir erva cidreira e os seus derivados pessoas com hipotensão e hipotireoidismo. Pessoas que utilizam algum tipo de calmante ou outro tipo de sedativo devem evitar o uso de erva cidreira, sendo que a planta pode interagir com o medicamento ou suplemento sedativo utilizado.

Sempre procure um médico ou especialista para informar-se sobre a utilização, principalmente quando for consumir em capsulas. Embora seja um produto natural, é sempre importante estar de olho para não consumir de forma equivocada.

Ingerir erva cidreira em excesso pode levar a uma frequência cardíaca mais lenta, podendo gerar como consequência o surgimento de hipotensão (pressão arterial baixa).


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