Dormir bem: benefícios e importâncias de uma boa noite de sono

Dormir bem é fundamental não apenas para repor as energias para o dia seguinte. O descanso também auxilia o corpo e a mente a se desenvolverem adequadamente. O difícil é conseguir dormir de forma satisfatória com a correria do dia a dia e as preocupações que povoam a nossa cabeça quando deitamos a cabeça na cama.

Ocorre que essa agitação toda prejudica demais o nosso sono, o que vai afetar o nosso organismo ao longo do tempo. É preciso ter a compreensão necessária dos benefícios que uma boa noite de sono têm a oferecer para a nossa saúde.

dicas para dormir bem

Benefícios de uma boa noite de sono

Diminui o estresse: enquanto você dorme, o corpo passa a produzir menos cortisol e adrenalina, o que vai ajudar a relaxar e, consequentemente, a reduzir o estresse.

Controla o apetite: o sono contribui para regular os hormônios que afetam o controle do apetite. Por isso, quando dormimos mal, tais hormônios ficam desregulados, aumentando o apetite e o desejo de ingerir alimentos ricos em gorduras e calorias.

Melhora o humor: quem dorme normalmente à noite se mostra mais bem-disposta e contente durante o dia. Já quem dorme pouco fica mais agitada e mal-humorada, além de poder sofrer problemas crônicos como depressão ou ansiedade, caso as más noites de sono sejam muito prolongadas.

Estimula as funções cerebrais: o descanso noturno propicia que o cérebro funcione melhor, processando os conhecimentos adquiridos e as novas experiências, o que vai ser benéfico para a memória. Além disso, estimula o raciocínio, o que vai ajudar a ter uma maior atenção quanto aos acontecimentos e também a tomar as melhores decisões no dia a dia.

Rejuvenesce a pele: outro estímulo para dormir bem à noite é que isso possibilita que a pele tenha mais tempo para se recuperar e possa rejuvenescer, reduzindo as rugas e linhas de expressão. Isso ocorre porque, durante a noite, as células se renovam, permitindo também a produção da melatonina, que combate o envelhecimento.

Dicas para dormir melhor

Agora que você já conhece os principais benefícios de se ter uma boa noite de sono, confira a seguir algumas dicas que farão você dormir melhor, garantindo uma vida mais saudável!

Evite dormir muito durante o dia: se você é chegada em um cochilo após o almoço, cuidado. Dormir por até 30 minutos pode dar mais disposição, mas se passar desse período, pode prejudicar o sono noturno.

Pratique exercícios de manhã ou à tarde: a prática de atividades físicas é altamente recomendável para que você mantenha uma vida saudável e, inclusive, possa dormir melhor. No entanto, alguns cuidados são necessários. Procure se exercitar pela manhã ou pela tarde, até seis horas antes de ir para a cama, senão seu sono poderá ser afetado.

Não beba café à noite: evite consumir café e todas as bebidas que contenham cafeína, tais como chás, refrigerantes e energéticos. Todos possuem substâncias estimulantes que despertam o organismo e prejudicam o sono. Por isso, não beba produtos com cafeína até cinco horas antes de dormir.

Coma alimentos leves no jantar: cuidado com o que você come à noite. Isso porque, alimentos pesados ou com muita gordura e proteína podem atrapalhar seu descanso noturno, em especial se forem consumidos em grande quantidade. Pratos leves com carboidrato, como é o caso de um lanche natural, são os mais indicados por ajudarem a induzir o sono.

Evite ingerir bebidas alcoólicas: embora o primeiro efeito do álcool seja sedativo, o que poderia induzir ao sono, após um período ele pode levar a pessoa à agitação. Desta forma, especialistas recomendam que se evite a ingestão de bebidas alcoólicas até seis horas antes de ir para a cama.

Crie um local aconchegante para dormir: em primeiro lugar, diminua a iluminação do ambiente: apague as lâmpadas, feche as cortinas, desligue celulares, tablets e computadores. Além disso, procure evitar iluminações que permanecem ligadas como as da rede sem fio, do aparelho de TV a cabo e do despertador, pois elas podem atrapalhar o sono. Evite também outras distrações como o ronco do parceiro e movimentações de animais domésticos. É fundamental que o local esteja o mais escuro e silencioso possível.

Referências

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Distúrbios do sono. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/256_disturbios_sono.html>

 


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