Dieta Pronokal: como funciona? Emagrece mesmo? Quais os cuidados necessários?

Quantas vezes você já jurou que iria iniciar uma dieta? Ou ainda se sentiu culpado (a) ao comer demais mesmo sabendo que não era o correto? Pois é, isso é comum e o ser humano está propenso a erros e arrependimentos.

Para salvar e sanar esses problemas, que tal uma dieta à base de proteínas? Essa é a ideia inicial da Dieta Pronokal – facilitar a perda de peso através de um consumo controlado de proteínas.

Conheça tudo sobre a Dieta Pronokal agora mesmo, como ela funciona, suas etapas, benefícios e outras informações!

Dieta Pronokal: o que é e como funciona?

Dieta Pronokal: como funciona? Emagrece mesmo? Quais os cuidados necessários?

A Dieta Pronokal é conhecida também como “Dieta da Nasa”, mas embora tenha esse apelido, a dieta Pronokal não tem vínculos com a agência espacial norte-americana.

Na realidade, o método de emagrecimento que estamos falando foi criado na Espanha e está presente há mais de uma década, com a finalidade de perder peso desde o início do tratamento e mantendo os resultados em longo prazo – para que isso aconteça, a Dieta Pronokal faz uso de substitutos alimentares liofilizados (isto é, desidratados), que são ricos em proteínas e são embalados em sachês.

É daí que vem o apelido da “dieta da Nasa”, pois a tecnologia presente nesses sachês é semelhante àquela que é aplicada à própria comida dos astronautas, quando estes vão em missões espaciais.

Entenda como a Dieta Pronokal funciona

  • É uma “dieta em pó”, baseada na restrição severa da ingestão de carboidratos;
  • Há baixo consumo de calorias, mas com alta ingestão de proteínas;
  • As refeições são transformadas a partir dos sachês, quando misturados com água;
  • É basicamente uma dieta cetogênica para uso domiciliar.

Ou seja, o objeto é induzir o processo de cetose: momento em que o corpo começa a queimar sua gordura para a geração de energia, mas mantendo a massa magra. Isso faz com que não ocorra um desgaste exagerado dos rins e do fígado (o que acontece em dietas com baixa ingestão de proteínas).

De acordo com os criadores da Dieta Pronokal, os resultados já podem ser visíveis em dois dias.

Passos da dieta

A Dieta Pronokal é dividida em três etapas

  1. Ativa:

Este é o momento em que você passa por uma dieta baixa em carboidratos e em gordura, porém com quantidade apropriada de proteína para que não ocorra o comprometimento da massa muscular enquanto perde peso.

De acordo com a empresa espanhola, criadora do método Pronokal, a primeira etapa já é responsável pela eliminação de até 80% do excesso de peso, pois você consome os produtos Pronokal e tem a permissão de comer alguns vegetais e legumes selecionados.

  1. Adaptação Fisiológica:

Na segunda etapa, chamada de adaptação, há a reintrodução de alguns alimentos e objetiva-se a interrupção da cetose, de modo a trazer estabilidade ao sistema hormonal, ao metabolismo basal e à secreção de insulina. Ou seja, você aprende a se alimentar corretamente, podendo fazer mudanças significativa em seus hábitos e estilo de vida.

  1. Manutenção:

Na última etapa, você aprende a formular uma dieta equilibrada e que respeite as quantidades e as frequências. A fase de manutenção tem uma duração de aproximadamente 2 anos justamente para evitar o efeito sanfona, tão comum em dietas restritivas.

E claro: é orientado que se faça atividades físicas para auxiliar na perda e manutenção do peso.

Benefícios da Dieta Pronokal

Dieta Pronokal: como funciona? Emagrece mesmo? Quais os cuidados necessários?

Essa é a dieta que fez Luciano da dupla Zezé Di Camargo & Luciano perdeu muitos quilos.

A duração da Dieta Pronokal vai depender do quanto você necessita emagrecer – um médico capacitado é que irá fazer a análise de seu quadro e estabelecer quantos quilos você deverá perder para chegar ao estado máximo de saúde.

Um benefício interessante da Dieta Pronokal é que ela envolve uma equipe multidisciplinar que, desde o início do tratamento, irá lhe ajudar a manter o peso e prestará apoio e assessoramento em termos de nutrição, atividade física e coaching. Sendo assim, o método é seguro por ter supervisão médica.

A Dieta Pronokal ainda:

  • Favorece a rápida perda de peso;
  • Diminui a fome;
  • Diminui a flacidez da pele;
  • Oferece uma reeducação alimentar,
  • Estimula a prática de exercícios físicos.

É possível que você tenha sinais de esgotamento (fadiga, cansaço e queda de pressão momentânea, por exemplo) nos primeiros três dias de tratamento, mas isso é normal até que o organismo entre no estado de cetose. Após isso, você terá melhorias na vitalidade e bem-estar.

Contraindicações

Cabe frisar que nem todas as pessoas podem fazer uso da Dieta Pronokal. As contraindicações abrangem:

  • Quem sofre com insuficiência renal grave;
  • Quem tem diabetes tipo 1;
  • Quem tem problemas cardiovasculares;
  • Pessoas com idade abaixo de 16 anos e acima de 65 anos;
  • Quem faz uso de medicações específicas – informe ao médico todas os remédios utilizados.

Para determinar a possibilidade ou não do uso da Dieta Pronokal, exames médicos e a própria avaliação clínica são determinantes, também servindo para descartar outros problemas de saúde.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply