Dieta para diabéticos: veja aqui dicas essenciais

Uma das doenças mais comuns relacionadas à alimentação é a diabetes. Quem sofre com esse problema acaba tendo várias restrições alimentares e precisa ter vários cuidados específicos com a saúde. Uma dieta para diabéticos possui várias especificidades, como alimentos que devem ser consumidos e aqueles que precisam ser evitados.

Ao contrário da maioria das pessoas, que faz dieta para emagrecer, a dieta para diabéticos é importante para manter o controle da glicemia. É claro que, principalmente nesse caso, o plano alimentar deve ser feito por um nutricionista, de acordo com a rotina, o organismo e as necessidades de cada pessoa. Mas nada impede que você pesquise e entenda um pouco mais sobre o assunto, certo? Então aproveite as informações deste post.

Dieta para diabéticos: alimentos que devem ser consumidos

Dieta para diabéticos: veja aqui dicas essenciais

Alguns alimentos podem oferecer benefícios para a saúde do diabético e devem ser consumidos com certa frequência. Alguns deles são:

Alimentos ricos em fibras

Além de diversos outros benefícios que elas oferecem para o organismo, as fibras são muito importantes para os diabéticos. Elas ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue e melhoram a ação da insulina. Por isso, devem ser consumidas diariamente.

Exemplos de alimentos ricos em fibras:

  • Aveia;
  • Cenoura;
  • Linhaça;
  • Farinha de banana verde;

Massas integrais

Arroz, pão, macarrão e outros alimentos que utilizam farinha integral são as melhores escolhas de massa para diabéticos. Elas possuem baixo índice glicêmico e vão liberando o açúcar para o sangue de forma lenta. Ricos em carboidratos complexos, a digestão também acontece devagar, garantindo saciedade por mais tempo. Além disso, estes alimentos também são ricos em fibras.

Outros alimentos indicados para diabéticos, são:

  • Leite desnatado e queijo branco;
  • Aves, peixes e carnes magras;
  • Vegetais verde escuro;
  • Feijão.

Alimentos que devem ser evitados por diabéticos

Alguns alimentos precisam ser cortados do dia a dia de qualquer diabético, sendo consumidos muito raramente ou nunca mais. São eles:

Alimentos com alto índice glicêmico

Alimentos que liberam o açúcar muito rápido e podem causar picos de glicemia no sangue, como:

  • Banana;
  • Melancia;
  • Frutas secas;
  • Tapioca;
  • Massas;
  • Doces.

Além disso, alimentos muito gordurosos ou com alto nível de açúcar deve ser evitado. Isso inclui os sucos naturais de frutas que, para os diabéticos, podem fazer tão mal quanto um refrigerante.

Sugestões de receitas benéficas para diabéticos

Dieta para diabéticos: veja aqui dicas essenciais

É preciso ter muita atenção na hora de escolher as receitas de qualquer refeição. Elas devem incluir os alimentos benéficos e evitar aqueles que podem causar picos de glicemia no sangue. Veja algumas sugestões para variar seus cardápios:

Saladas

As saladas podem ser ótimas opções para o almoço ou o jantar. O ideal é utilizar folhas verdes escuro, como a couve, o espinafre e o agrião. Outros vegetais como brócolis, tomate e cenoura são muito bem vindos. Não se esqueça de incluir uma fonte de proteína, como uma carne magra.

Massas

Quer comer um macarrão ou até mesmo uma lasanha? Dê preferência para as massas integrais e tenha cuidado ao escolher o molho. Que tal um molho de tomate caseiro e um pouquinho de queijo branco ralado?

Sobremesa

A sobremesa não precisa ser considerada uma vilã pelos diabéticos, só é preciso escolher o doce certo para comer de vez em quando. Que tal um bolo integral de cacau ou alguns morangos cobertos com chocolate amargo?


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply