Dieta Dukan: como funciona, dicas de cardápios, quais são as restrições e mais.

Famosa mundialmente e seguida por milhares de pessoas, a Dieta Dukan, desenvolvido pelo médico francês Dr. Pierre Dukan, é separada por quatro fases. Na primeira, a alimentação é constituída de proteínas, e é recomendado ser feita de três a sete dias, variando a quantidade de peso que a pessoa deseja emagrecer.

Todos os detalhes da dieta desenvolvida pelo médico podem ser conferidas em seu livro, intitulado “Não Consigo Emagrecer”.

Nos primeiros dias, a pessoa já sente uma mudança no seu peso. Sendo considerada uma dieta com rápido emagrecimento, ela deve ser feita de maneira sensata e seguindo todos os passos. Quantos quilos você deseja eliminar? Então se anime e comece:

Primeira fase: o ataque

Dieta Dukan: como funciona, dicas de cardápios, quais são as restrições e mais.

Emagrecer rapidamente sem passar fome. Um sonho que se torna realidade. Siga a primeira fase rigorosamente. Intensa, ela pode fazer você enxugar até três quilos em sete dias.

Nesta fase só é permitido se alimentar com produtos ricos em proteínas. Nada de fontes de carboidratos (com exceção do farelo de aveia), e doces.

O que pode: carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem gordura, ovos cozidos, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo e presuntos magros. Deve-se comer sempre 1 colher de farelo de aveia por dia, pois ela sacia a fome).

O que não pode: todos os carboidratos, frutas e os doces.

Exemplo de cardápio

  • Café da manhã: 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1 colher de sopa de farelo de aveia + 2 fatias de queijo e presunto ou 1 ovo com 1 fatias de queijo. Pode-se adicionar café ao leite, mas nada de açúcar.
  • Lanche manhã: 2 fatias de queijo + 2 fatias de presunto
  • Almoço/Jantar: 250 g de carne vermelha ou 3 filés de frango grelhado. Pode adicionar queijo. Peixe grelhado também está permitido.
  • Lanche da tarde: 1 iogurte desnatado ou 2 fatias de tofu + 3 fatias de presunto ou um potinho de gelatina diet + 1 iogurte desnatado ou 1 fatia de queijo branco + 2 fatias de presunto magro + 1 xíc. (café) de café preto (use adoçante).
  • Água: é fundamental beber 2 litros de água por dia. Ela facilita eliminar as toxinas que resultam da queima da gordura. Você também pode consumir chá e café (sem açúcar).

Segunda fase: o cruzeiro

Firme e forte na segunda fase, é será possível a introdução de alguns legumes e verduras que são essenciais para uma dieta saudável. Porém, os carboidratos ainda não entram. Paciência.

Os temperos que podem ser utilizados são: azeite (não exagere), limão, ervas e sal.

O que pode: cenoura, tomate, pepino, rabanete, alface, rúcula, couve, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha, vagem, brócolis, couve-flor.

O que não pode: alimentos ricos em carboidratos, doces e frutas.

Exemplo de cardápio para a Segunda Fase

Dieta Dukan: como funciona, dicas de cardápios, quais são as restrições e mais.

  • Café da manhã: 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1 col. de sopa de farelo de aveia + 2 fatias de queijo assado com tomate ou uma receita simples de panqueca: um ovo + 1 colher  de farelo de aveia batido + 2 fatias de queijo e tomate;
  • Lanche da manhã: 2 fatias de queijo + 2 fatias de presunto ou 4 tomates-cereja + 2 fatias médias de queijo branco;
  • Almoço/Jantar: 250g de carne ao molho de tomate com salada de pepino, alface e berinjela ou 1 prato de salada de rúcula e tomate + 3 col. (sopa) de carne moída cozida com vagem e cenoura ou  1 prato de salada de rúcula + 3 espetinhos de frango, pimentão e cebola grelhados + 3 col. (sopa) de couve-flor e vagem cozidos no vapor;
  • Lanche da tarde: 1 iogurte desnatado + 2 fatias de queijo ou 1 ovo cozido.

Nesta fase, que dura até 1 semana, perde-se de 1 a 2 kg.

Terceira fase: a consolidação

Se você chegou à terceira fase, está de parabéns. Agora, além das proteínas, legumes e verduras, é permitido comer duas porções de frutas por dia e 2 fatias de pão integral. Nessa fase, também é permitido comer 1 porção de carboidrato 2 vezes por semana. Oba!

  • O que pode: proteínas, legumes, verduras, 2 frutas por dia, pão integral, arroz integral, macarrão integral, feijão e queijo.
  • O que não pode: arroz branco, macarrão branco e todos as outras fontes de carboidratos. Frutas proibidas: banana, uva, cereja, abacate.

Esta fase deve durar 10 dias para cada 1 kg que o indivíduo queira perder. Ou seja, se o indivíduo quer perder ainda mais 10 kg, esta fase deverá durar 100 dias.

Exemplo de cardápio para a terceira fase

  • Café da manhã:1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1 colher de sopa de farelo de aveia + 1 fatia de pão integral com queijo minas, tomate com orégano e rúcula.
  • Lanche da manhã: 1 maçã + 1 fatia de queijo e de presunto.
  • Almoço/Jantar:130 g de peito de frango + arroz integral + salada de legumes crus ou 1 lata de atum com macarrão integral ao molho pesto + salada de legumes crus + 1 pera.
  • Lanche da tarde:1 iogurte natural desnatado + 1 fatia de pão integral com queijo.

Quarta fase: estabilização

Após conseguir alcançar seus objetivos, os riscos de voltar ao peso anterior é grande, então, nada de desespero, esta fase irá te ajudar a mandar o peso. Por isso, as recomendações são: 1 x por semana repetir a primeira fase e fazer exercícios. O resto do mês é só seguir balanceando os alimentos.

  • O que pode: Tudo é permitido, mas com moderação. Se exagerar um dia, modere no outro.
  • O que não pode: nada é proibido, pode-se ter uma alimentação normal.

Nesta dieta é preciso beber no mínimo 2 litros de água por dia para garantir o bom funcionamento intestinal e conseguir eliminar as toxinas.

 Exemplo de cardápio para a quarta fase

  • Café da manhã:1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1 colher de sopa de farelo de aveia + 2 fatias de pão integral com queijo minas;
  • Lanche da manhã:1 maça + 4 bolachas de água e sal;
  • Almoço/Jantar:120 g de carne + 4 col. de sopa de arroz + 2 col. de sopa de feijão + salada crua + 1 fruta de sua preferência;
  • Lanche da tarde:1 iogurte desnatado + 4 torradas integrais com ricota.

Esta dieta é restritiva. Caso houver sintomas como tontura ou desconforto, deve ser interrompida. O recomendado é sempre consultar um especialista.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply