Creatina: o que é, para que serve, quem pode tomar e mais.

Muito conhecida pelos frequentadores de academia, a creatina é uma substância do grupo da amina. Ela é composta por três aminoácidos diferentes, sendo a arginina, a glicina e a metionina. Embora possa ser encontrada em alimentos como os peixes e carnes vermelhas, a creatina é muito encontrada hoje como suplemento alimentar.

Muitas pessoas começam a realizar treinos e acabam não tendo disposição para continuar por causa do cansaço ou fadiga. A creatina vem para resolver este problema, uma vez que este suplemento alimentar fornece mais energia para a realização de atividades físicas e com ela é possível praticar treinos de forma mais intensa.

Quais são os benefícios da creatina?

Creatina: o que é, para que serve, quem pode tomar e mais.

A creatina é uma suplementação que pode auxiliar muito no desenvolvimento de massa muscular. Além de fornecer mais energia para a realização de atividades mais intensas, a creatina também auxilia na saúde dos músculos, além de acelerar o metabolismo e de ajudar na recuperação pós-treino.

Ao utilizar este suplemento, você poderá melhorar a sua performance durante a realização da atividade física e terá uma recuperação mais acelerada. Esta junção entre resultado durante o treino e o pós-treino é o que torna a creatina um dos suplementos favoritos de quem frequenta academia.

Para quem é indicado?

Embora qualquer pessoa que pratica atividade física possa tomar este suplemento, ele é mais indicado para aquelas pessoas que realizam atividades físicas que exigem mais do corpo. Não só a musculação e o levantamento de peso, mas também outras atividades como Jiu-Jitsu, Muay Thai, ou mesmo para quem treina modalidades coletivas como o futebol.

A creatina funciona?

Este suplemento funciona muito bem para auxiliar no desenvolvimento das atividades citadas anteriormente. É uma substância que o nosso corpo já produz e a suplementação potencializa a quantidade de creatina no corpo, oferecendo uma melhor performance.

A creatina age nas células próximas dos músculos, de forma a melhorar o metabolismo e auxiliar no desempenho físico da pessoa. Outra vantagem deste suplemento é a de que a creatina auxilia na hidratação das células musculares, ajudando também a aumentar a proteína dos músculos.

É claro que o uso deste suplemento deve ser associado com um treinamento ideal e com uma dieta balanceada, pois só a creatina não é capaz de oferecer, por exemplo, o aumento da massa muscular. Ela é apenas um auxilio para a realização da atividade física.

Contraindicações

 A creatina só fará efeito em conjunto com a atividade física, por isso não deve ser tomada se não houver a realização de algum tipo de treino. Mesmo sendo um suplemento natural, algumas pessoas podem ser alérgicas ao produto, não sendo indicado também para gestantes, crianças e adolescentes.

Outras pessoas que devem evitar o uso de creatina são aquelas que estão com a função renal comprometida, pessoas desidratadas e também aquelas que estão em uso de diuréticos.

Existem efeitos colaterais?

Creatina: o que é, para que serve, quem pode tomar e mais.

 Mesmo sendo uma suplementação natural, alguns efeitos colaterais estão relacionados com o uso da creatina, que podem ser resultados de um uso muito prolongado ou de quantidades excessivas:

  • Disfunção renal;
  • Alterações hepáticas;
  • Retenção de líquidos;
  • Náuseas;
  • Dores no estomago;
  • Diarreia;
  • Problemas no coração.

Como todo suplemento, é muito importante que antes da sua utilização seja consultado um médico ou nutricionista, a fim de que este realize uma avaliação do seu perfil e indique a suplementação ideal para você.

É muito comum que as pessoas iniciem o uso de um suplemento apenas por indicação de amigos e sem nenhuma opinião de um especialista, o que pode até dar certo, porém os riscos envolvidos são muito grandes e por isso é importante a opinião de quem entende do assunto.

Como tomar a creatina?

O seu corpo vai precisar de uns dias para se acostumar com a creatina e produzir um real efeito. O ideal é que você tome este suplemento após a realização do treino, sendo que a dose indicada é de 5 g, podendo ser tomada essa quantidade 4 vezes por dia.

É muito importante associar a utilização da creatina com uma dieta balanceada e rica nos nutrientes necessários para o seu corpo e a realização de atividades físicas. Além disso, é preciso manter o corpo bem hidratado, por isso a pessoa deve beber muita água durante todo o dia.


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