Como viver até os 100 anos? Principais dicas para a longevidade

Para quem deseja completar um centenário é preciso mais do que sorte. Muitas atividades cotidianas interferem na nossa saúde no longo prazo, fazendo com que muitos não consigam alcançar a proeza de completarem 100 anos.

Para conseguir chegar a um século de vida, é preciso ter um estilo de vida saudável, que envolvem mais do que praticar exercício e manter a alimentação saudável – embora sejam fatores importantes. Existem vários fatores que influenciam no bem-estar e que ajudam a prolongar a vida, conheça alguns deles e saiba como conseguir atingir a marca dos 100 anos!

1.Realize atividades físicas

Para conseguir viver até os cem, é importante que o seu corpo esteja saudável e ativo, sendo que o sedentarismo é um grande vilão da saúde. Por isso, é importante a realização de atividades físicas constantemente.

Não é necessário fazer academia para manter o corpo em movimento. Muitas pessoas recorrem para práticas ao ar livre, como caminhada, corrida, andar de bicicleta, alongamento, além de atividades como a dança e a luta, que também auxiliam a manter o corpo sempre ativo.

2. Alimentação saudável

A alimentação é outro dos fatores fundamentais para manter a sua saúde em dia. Consumir alimentos saudáveis é importante para absorver todas as vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do organismo e evitar principalmente os produtos industrializados é uma forma de garantir o bolo de aniversário do centenário.

O indicado é que o alimento seja o mais orgânico possível, sendo que consumir produtos frescos comprados em feiras, diretamente dos agricultores, ajuda a garantir que você não irá consumir produtos afetados pela indústria.

O segredo da longevidade está no equilíbrio e no bom senso. Pessoas que exageram, seja na alimentação ou em outras esferas da vida, tendem a não cuidar da saúde de forma adequada.

alimentação saudável

3. Elimine os vícios

Álcool, cigarro e outros tipos de drogas afetam diretamente o organismo e podem provocar uma diminuição na expectativa de vida. Para manter o corpo saudável e evitar doenças futuras, é importante que você não desenvolva vícios prejudiciais à saúde.

Embora seja um ponto polêmico, para garantir que você consiga viver mais, está é a opção mais garantida. É claro que cada organismo funciona de uma forma e tanto em relação à alimentação quanto no caso do uso de drogas lícitas e ilícitas algumas pessoas podem não ser prejudicadas pelo consumo no longo prazo, mas se você deseja viver mais o ideal é evitar.

eliminar os vícios

4. Durma bem

Ter uma boa noite de sono auxilia o corpo e ajuda a aliviar as tensões do dia. O corpo das pessoas que dormem pouco pode ter dificuldades no processo de recuperação das células do corpo, diminuindo as possibilidades de uma vida mais longa.

dormir bem

5. Cuide da higiene bucal

Parece algo desassociado, mas diversos estudos indicam que escovar os dentes e utilizar o fio dental são hábitos que contribuem para uma vida mais longa. Ao cuidar da higiene bucal você elimina diversas bactérias nocivas para a saúde que causam inflamações, diminuindo inclusive os riscos de doenças cardíacas.

higiene bucal

6. Tire férias e relaxe

Tirar um tempo para você e sair da rotina estressante da vida é algo fundamental para quem quer viver mais. É importante para o corpo realizar de vez em quando uma pausa e recuperar-se da correria do dia a dia. Pessoas que estão mais tranquilas têm menos riscos de possuírem doenças cardíacas, aumentando assim a expectativa de vida.

como relaxar

7. Tenha hobbies

Também pensando na melhoria da qualidade de vida, é importante que você tenha hobbies. Assim você poderá estar sempre em contato com algo que gosta e irá manter a cabeça menos focada nos problemas e no estresse do trabalho, garantindo uma vida mais saudável.

ter um hobbie

8. Curta a vida!

Não são as pessoas que ficam o tempo todo se privando que vão conseguir chegar aos 100 anos. Além dos fatores físicos, é importante manter a mente relaxada para conseguir a longevidade. Embora seja necessário preocupar-se com a saúde e atentar-se para os exageros, é fundamental que você consiga desenvolver hábitos que contribuam para te manter-se longe do estresse.

Uma pessoa de bem com a vida irá conseguir, sem neuras e de forma mais tranquila, alcançar a longevidade e viver por mais tempo.

curtir a vida

Referências

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Saúde Bucal coletiva. Disponível em <http://www.fo.usp.br/wp-content/uploads/GTextoSBC.pdf>

CHAIMOWICZ, Flávio. A saúde dos idosos brasileiros às vésperas do século XXI: problemas, projeções e alternativas. Disponível em <https://www.scielosp.org/article/rsp/1997.v31n2/184-200/pt/#back>

NERI, Marina. Velhice bem-sucedida: aspectos afetivos e cognitivos. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-82712004000100015&script=sci_arttext>

 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply