Como funciona a dieta low carb: emagrece mesmo? Veja aqui informações.

No universo das dietas e do emagrecimento, com certeza a Low Carb é uma das mais famosas e queridinhas. Ela consiste na substituição ou redução do número de carboidratos ingeridos em um dia, chegando até a cortá-lo em casos mais extremos.

A dieta Low Carb potencializa o emagrecimento e pode fazer muito mais por seu corpo. Quer saber quais são os benefícios dessa dieta e quais alimentos consumir ou evitar? Veja as dicas a seguir:

Benefícios de uma dieta Low Carb

Ajuda a emagrecer

Como funciona a dieta low carb: emagrece mesmo? Veja aqui informações.

O carboidrato é uma fonte de energia muito importante para o corpo. Porém, existem dois tipos: os de baixo índice glicêmico, que liberam energia aos poucos, e os de alto índice glicêmico, que causam picos de glicose no sangue.

O que acontece é que a energia gerada pelos carboidratos de alto índice glicêmico (como os pães e massas de farinha branca) precisa ser queimadas rapidamente. Caso contrário, ela será estocada no corpo em forma de gordura. Na dieta Low Carb, estes carboidratos são cortados e isso pode ajudar a potencializar o emagrecimento.

Promove mais saciedade

Ao contrário do que pode parecer, a dieta Low Carb tem tudo para te deixar mais saciado e por mais tempo. A principal substituição do seu plano alimentar será da farinha branca pela farinha integral, que é um carboidrato de baixo índice glicêmico.

Por liberar a energia de forma lenta e por possuir bastante fibra em sua composição, este tipo de carboidrato vai fazer com que você se sinta satisfeito comendo menos e que mantenha essa saciedade por mais tempo. Este é um outro fator que ajuda no emagrecimento.

Previne e controla diabetes

Como funciona a dieta low carb: emagrece mesmo? Veja aqui informações.

Também por evitar os carboidratos de alto índice glicêmico e, consequentemente, os picos de glicose no sangue, a dieta Low Carb é muito indicada para diabéticos ou pessoas com propensão à doença.

Alimentos que devem ser evitados em uma dieta Low Carb

Se você decidiu fazer a dieta Low Carb, a recomendação é procurar um nutricionista para que ele monte um plano alimentar específico para você, de acordo com suas vontades e necessidades. Mas podemos adiantar uma lista de alimentos que não devem ser consumidos durante esse período, como:

  • Pães, bolos, biscoitos e afins;
  • Refrigerantes e cervejas;
  • Doces;
  • Arroz, macarrão e outras massas;
  • Determinadas frutas e vegetais;
  • Sucos artificiais e sucos de frutas.

Apesar de fazerem muito bem para a saúde, as frutas são ricas em açúcar (frutose), que também é um tipo de carboidrato. Elas podem ser consumidas, mas isso deve ser feito com muita moderação.

Alimentos Low Carb saudáveis

Como funciona a dieta low carb: emagrece mesmo? Veja aqui informações.

Não basta saber o que é preciso cortar, é imprescindível saber como substituir os carboidratos e continuar tendo uma alimentação saudável. Consumir todos os nutrientes necessários, beber muita água e cortar alimentos gordurosos  é extremamente importante.

Alguns alimentos que podem estar presentes em sua dieta Low Carb são:

  • Proteínas: ovos, carnes magras, peixes, queijos, etc;
  • Carboidratos permitidos: banana, morango, brócolis, maçã, abóbora, tomate, etc;
  • Gorduras boas: abacate, oleaginosas, amendoim, óleo de coco, etc.

Além destes, outros alimentos podem fazer parte de sua alimentação, como:

  • Farinhas integrais;
  • Vegetais;
  • Café, chá e água.

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