Como definir o abdômen rápido – Dicas de exercícios e alimentação

Para conseguir definir o abdômen de forma rápida é preciso combinar uma série de exercícios localizados com outras atividades que vão contribuir para dar maior agilidade na queima das calorias. Além disso, a alimentação é um item muito importante ao qual falaremos a seguir.

Ao mesmo tempo em que se define a região, os exercícios ajudam a queimar a gordura abdominal, que normalmente traz diversos malefícios ao organismo humano, como problemas e dores relacionadas à postura, doenças crônicas e também doenças cardiovasculares.

Exercícios específicos para o abdômen

Antes de tudo, é preciso saber que o abdômen é formado por três grupos musculares principais:

  • Reto do abdômen, que fica na parte superior,
  • Abdômen oblíquo, que está nas laterais, e
  • Abdômen chamado infra, que fica abaixo do umbigo.

E para que se consiga definir o abdômen de forma satisfatória e rápida, é necessário realizar exercícios que trabalhem esses grupos musculares.

Exercícios específicos para o abdômen

Para que os exercícios localizados ajudem a definir o abdômen é importante segui-los à risca, com bastante intensidade, e também realizá-los de forma variada. Sim, apostar em tipos diferentes de abdominais faz com que se ofereçam estímulos distintos à musculatura, o que possibilitará que ela seja definida de forma mais eficaz e rápida.

A seguir, três exemplos de abdominais que vão deixar seu músculo bem destacado.

  1. Abdominal em V

Deite no chão de barriga para cima e levante um pouco as pernas. Estique os braços para a frente e erga o tronco do chão, indo em direção dos joelhos. Repita este movimento oito vezes. Faça três séries dessa sequência. Atente-se para manter o abdômen bem contraído durante a atividade. E tome muito cuidado para não forçar o pescoço para levantar o tronco, pois quem fará esse trabalho é justamente o seu abdômen.

  1. Abdominal lateral com a perna estendida

Deite no chão de barriga para cima e erga as duas pernas, deixando-as bem esticadas. Em seguida, ponha suas mãos na nuca e eleve o tronco até encostar o cotovelo direito na perna esquerda, que será dobrada até alcançar o cotovelo. Faça o mesmo movimento encostando o cotovelo esquerdo na perna direita dobrada no ar. Faça três séries de oito movimentos cada.

abdominal lateral definir o abdômen

  1. Abdominal com a perna elevada

Deite no chão de barriga para cima. Estique e levante as pernas. Coloque os braços esticados para a frente, erga o tronco e permaneça nesta posição por 15 segundos. De início, repita esta atividade por três vezes.

abdominal com perna elevada

Queimar gordura de outras partes do corpo ajuda a definir abdômen

Para que se consiga eliminar a gordura abdominal é importante também eliminar ao máximo a gordura presente nas demais partes do corpo, pois isso potencializará a queima da gordura localizada no abdômen.

Portanto, para que se consiga eliminar a gordura abdominal e, consequente a definição da região, não basta apenas fazer exercícios localizados, é necessário combiná-los com atividades aeróbicas. Esses exercícios servem para queimar a gordura do corpo como um todo mais facilmente, enquanto que os mais específicos proporcionarão, além da eliminação de gordura, a definição dos músculos.

Além disso, tais atividades vão ser importantes também para o sistema cardiovascular, dando a você mais fôlego e resistência para fazer exercícios, o que vai impactar positivamente na perda de peso e de gordura.

Quanto mais rápido você conseguir fazer os exercícios aeróbicos, mais fácil você poderá ver seu abdômen definindo. Então, capriche na caminhada, corrida, na bicicleta ou mesmo em pular corda. Já falamos aqui sobre os exercícios aeróbicos. 

como definir o abdômen rápido

Como obter resultados mais rápidos

Outra forma de potencializar isso é por meio de uma alimentação saudável, rica em minerais, vitaminas e fibras importantes para a nossa saúde, mas pobre em gorduras e substâncias que fazem mal para quem quer emagrecer e deixar a barriga um verdadeiro tanquinho.

Isso porque, uma dieta equilibrada, aliada às atividades aeróbicas e localizadas, contribuirá para a produção de massa muscular, o que vai levar a uma melhor tonificação dos músculos. Antes de começar o regime recomenda-se conferir qual é o seu índice de massa muscular ideal. 

Por exemplo: incluir alimentos termogênicos é fundamental para quem quer perder gordura abdominal, pois queima a gordura em menos tempo. São eles: gengibre, chá verde, canela, café, pimenta vermelha, vinagre de maçã e chá de hibisco.

Referências

FILHO, Luis. Exercícios abdominais: estratégias x resultados. Disponível em <http://www.iconeeditora.com.br/pdf/362339640Exercicios%20Abdominias_1a20.pdf> 2015


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