Como calcular o peso ideal: veja aqui informações.

Saber sobre o peso ideal é importante para a manutenção da saúde, e não apenas por uma questão estética. Conhecer a faixa do peso ideal, que varia de pessoa para pessoa, ajuda a classificar a atual dieta e se preciso, direcionar para uma mais adequada, em busca de um resultado mais saudável.

Na ambição de perder muito peso, pessoas acabam excedendo na dieta e tendem a extrapolar os limites do corpo, desenvolvendo doenças graves como desnutrição – no caso de emagrecimento além da conta – ou até obesidade – devido ao sobre peso.

Então, para saber se está com muitos quilos a mais ou muitos a menos basta entender como calcular o peso ideal. Ou seja, como saber se está de bem com a balança ou não.

Como calcular o meu peso?

Como calcular o peso ideal: veja aqui informações.

É um calculo fácil, rápido e preciso. Com uma calculadora na mão o processo pode durar segundos. Indicado por médicos, especialistas e organizações de saúde, ele permite que a pessoa encontre seu peso ideal e continue-o a monitorar.

O peso ideal é calculado com base no Índice de Massa Corporal (IMC), que leva em consideração a idade, o peso e a altura, e ele compara o valor da massa corpórea com a altura. O resultado entre 18,5 e 25 é normal; entre 25 e 29,9 é sobrepeso. 30 ou mais é obesidade. Exemplo: Se uma pessoa pesa 80 kg e tem 1,60 m de altura, seu IMC terá o valor de 31,25 kg/m2. Já que 1,60 x 1,60 será igual 2,56, e 80 dividido por 2,56 será 31,25 kg/m2.

Quando esse resultado estiver entre 18,5 kg/m2 e 24,99 kg/m2, é considerado por especialistas que aquela pessoa está em seu peso normal. Um IMC menor que essa faixa descreve um baixo peso. Já quando quando esse número é maior que 24,99 pode ser um indicativo de que a pessoa está acima do peso normal. No caso do exemplo citado, a pessoa estaria classificada com em obesidade grau I.

Porém…

Mas deve ser ressaltado que só esse cálculo não é a resposta para tudo. Como assim?

Para se ter certeza sobre de que a saúde está cem por cento, o mais indicado é que a pessoa tenha um acompanhamento de um especialista, experiente na área. Como um nutricionista.

É necessário se consultar com esse profissional, tendo em vista, que outros fatores como idade, sexo, estilo de vida e outros fatores fazem parte de um grupo de informações que deve ser levado em consideração.

Complicações do sobrepeso

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É válido levar em consideração que o sobrepeso pode causar diversas doenças físicas e psicológicas, como a hipertensão, hipertrofia ventricular, apneia, depressão e diabetes do tipo 2.

Nas articulações, as mais comuns são a condromalacia, mais conhecida como “joelho de corredor”, que é uma inflamação na cartilagem muscular, que amolece com o tempo, e se não for tratada com rapidez, o joelho pode ficar inoperável; a osteoartrite, também chamada de osteoartrose, artrose, ou doença articular degenerativa: essa doença caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem articular, e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos como “bicos de papagaio”; a lesão meniscal degenerativa; e a lesão da cartilagem articular do joelho.

Complicações de estar abaixo do peso

Mas estar abaixo do peso também é um risco para a saúde. Algumas doenças e alterações podem se manifestar com perda inexplicável de peso, como:

  • Depressão;
  • Diarreia crônica;
  • Uso de certos medicamentos como para tratamento de câncer;
  • Uso excessivo de laxantes ou diuréticos;
  • Uso de hormônios tireoidianos;
  • Transtornos alimentares como anorexia nervosa e bulimia;
  • Hipertireoidismo;
  • Infecções;
  • Perda do apetite;
  • Desnutrição;
  • Aftas e estomatite aftosa;
  • AIDS e câncer.

Assim, é importante estar atento ao peso ideal, uma vez que ele possa identificar alterações em nosso organismo e direcionar nossa dieta para uma vida mais saudável.

O especialista fará um exame clínico, e com todos os dados dará ao paciente todas as informações sobre o estado de saúde por completo, e se ele apresenta um grau de risco ou não.

Porque manter o peso ideal

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A importância de se manter o peso ideal está ligada a prevenção das mais diversas doenças. Entre elas estão àquelas ligadas a obesidade como infarto, aterosclerose, hipertensão, varizes, diabetes e doenças cardiovasculares. Já nos casos de baixo peso estão consequências como desnutrição, queda de cabelo, infertilidade e estresse.

Uma das principais formas de conquistar e manter o peso ideal é através do comportamento alimentar, aliada a atividades físicas. Comer com moderação e sendo possível, sem estar com muita fome, diminui o “tamanho do prato” e diminui o risco de comer mais que o necessário. Frutas ricas em fibras e água, como o melão e morango, ajudam na manutenção do peso; banana, maçã, abacate, pera e goiaba, já promovem maior saciedade.

Para uma boa nutrição, é recomendado consumir hortaliças, legumes e verduras, em quantidades moderadas; e carne vermelha, magra, sem gordura, já que é rica em nutrientes. Peixes e proteína de soja ajudam a manter o peso, controlar a pressão arterial e diminuir o colesterol ruim.

A atividade física mantém o metabolismo em alta, diminui o acúmulo de gordura corporal e aumenta a massa muscular, além do bem estar que ela proporciona quando moderada e sob a orientação de um profissional.


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