Como calcular IMC? Veja aqui e aprenda.

Você com certeza já se deparou e ainda vai se deparar com a sigla IMC algumas vezes na vida, seja no nutricionista, no consultório médico ou até em sites e revistas de emagrecimento. Essas três letrinhas tão simples têm um importante significado para sua saúde e para o seu bem estar. Muita gente não sabe o que, para que serve ou como calcular IMC, então é sobre isso que falaremos neste post:

O que é o IMC?

Como calcular IMC? Veja aqui e aprenda.

IMC é uma sigla que significa Índice de Massa Corporal. Ele consiste em um cálculo rápido e simples que visa analisar se a pessoa está abaixo, acima ou em seu peso normal. Seu objetivo principal é o de identificar um possível risco de obesidade, desnutrição e outros problemas de saúde.

O IMC é uma medida internacional reconhecida pela OMS, Organização Mundial de Saúde.

Qual sua importância?

O IMC é extremamente importante, pois ele pode ajudar a evitar diversas doenças. Por meio do cálculo, um médico ou nutricionista consegue identificar a necessidade de seu paciente ganhar ou perder massa corporal.

Com isso, é possível evitar a obesidade e todos os problemas que podem vir acompanhados dela, como diabetes, infarto, AVC e outros. Também é uma forma de identificar o risco de desnutrição, que pode causar anemia, infertilidade, insuficiência cardíaca e outros problemas.

Estando dentro dos limites saudáveis, as chances de sofrer com problemas cardíacos e vasculares são menores. Mas não basta ter um peso adequado, é preciso se alimentar bem e adotar hábitos de vida saudáveis.

Como calcular IMC?

Como calcular IMC? Veja aqui e aprenda.

A recomendação é fazer o cálculo apenas com adolescentes que não estão mais em fase de crescimento e adultos, com exceção de mulheres grávidas. Idosos também podem ter padrões diferentes e não devem levar o IMC em consideração.

O cálculo é simples: você vai dividir a sua massa (peso que se vê na balança) pelo quadrado de sua altura em metros (altura x altura). Por exemplo, se você possui mede 1,70m e pesa 70kg, seu cálculo será o seguinte: 70 ÷ 2,89* = 24,2.

*1,70 x 1,70 = 2,89

O que significa o resultado do meu cálculo?

Antes de tudo, é preciso entender que o IMC não é uma regra, ele é uma referência! Pessoas muito musculosas, por exemplo, geralmente possuem um IMC elevado e não há nenhum problema. Outras situações também podem alterar o padrão. Por isso, o cálculo deve ser feito por um profissional, junto de outras avaliações e exames.

A tabela de resultados para uma pessoa dentro dos padrões previstos pelo IMC é a seguinte:

  • até 16,9 = Magreza grave
  • 17 a 18,4 = Magreza
  • 18,5 a 24,9 = Normal
  • 25 a 29,9 = Sobrepeso
  • 30 a 34,9 = Obesidade Grau I
  • 35 a 39,9 = Obesidade Grau II
  • maior que 40 = Obesidade Grau III

Se você está fora dos limites considerados, é importante procurar um médico para avaliar o que é necessário ser feito. Mas é preciso lembrar que estar dentro desse padrão não significa que você está saudável, assim como estar fora não significa estar doente. Por isso, um diagnóstico médico ou nutricional é imprescindível em ambos os casos!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply