Como acelerar o metabolismo – 7 dicas do que fazer para acelerar o corpo

Oito em cada dez pessoas querem saber como acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido. No entanto, a maioria delas nem sabe o que isso significa na prática.

O metabolismo é uma forma em que o corpo encontra de processar todos os alimentos ingeridos para transformar em energia necessária para realizar as atividades mais simples do dia a dia e também os exercícios físicos.

É através da velocidade do metabolismo que o corpo gasta as calorias, se ele estiver lento, certamente a queima de gordura será vagarosa. Todavia, se ele trabalhar rápido, mais veloz será o emagrecimento.

Normalmente, após os 35 anos de idade o metabolismo fica mais lento, especialmente no caso das mulheres. É justamente por isso que existem estratégias para aumentar o metabolismo. Confira, a seguir!

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O que fazer para acelerar o metabolismo?

Existem pessoas que comem muito e não engordam, enquanto que outras, não tem essa sorte. Na realidade, a velocidade em que o corpo gasta as calorias ingeridas são determinadas pela genética.

Mas, é possível alterar essa questão quando há troca de gordura por massa muscular,  é o que garante a maioria dos especialistas em atividade física e nutrição.

Se você quer emagrecer e para isso precisa mudar a forma como o seu corpo gasta energia, então, siga as seguintes dicas:

1- Faça exercícios de força

Está valendo musculação, subir escadas, atividades funcionais que usam o peso do próprio corpo, crossfit e outros. Os músculos do corpo precisam se exercitados, pois conforme o tempo passa, eles diminuem e passam a dar lugar para a gordura.

É justamente por isso que o metabolismo fica mais lento. Um quilo de massa magra é capaz de mudar radicalmente a velocidade no gasto calórico.

2- Coma proteína

Carnes, frango, peixes e ovos, é comprovado que as proteínas promovem mais saciedade e reduzem a necessidade de ficar beliscando ao longo do dia.

Além disso, ela promove um aumento na taxa do metabolismo basal que varia de 15 a 30%, bem maior do que os carboidratos e as gorduras.

A taxa do metabolismo basal mostra quanto o seu corpo precisa de calorias somente para manter as funções vitais, ou seja, em repouso.

3- Beba bastante água

Grande parte dos processos fisiológicos do nosso organismo tem como principal elemento, a água. O líquido melhora a lipólise e consequentemente o processo de queima de gordura.

De acordo com especialistas, a ingestão de água ao longo do dia demonstra melhoras significativas no aumento do metabolismo de repouso, especialmente quando ela estive gelada.

 

alimentos que aumentam o metabolismo

4- Coma alimentos termogênicos

Certos ingredientes são conhecidos por aumentar o metabolismo, entre eles estão as pimentas, canela, gengibre, chocolate amargo, pó de guaraná e alguns chás diuréticos que ajudam a eliminar as toxinas como:  Cavalinha, carqueja, hibisco, amora e etc.

Obviamente que a alimentação deve ser balanceada para ajudar o organismo a metabolizar melhor os alimentos.

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5- Consuma gorduras boas

As gorduras de cadeia média podem auxiliar no aumento do gasto energético, são elas: Óleo de coco, abacate, azeite de oliva e oriundas das oleaginosas como as castanhas, amêndoas, amendoim e nozes.

Ao invés de usar manteiga e outras fontes de gordura menos saudáveis em seus preparos, que tal experimentar essa excelente alternativa de substituição?

6- Livre-se do estresse

Os problemas emocionais podem atrapalhar muito nossa dieta, pois fazem com que colocamos no prato coisas desnecessárias como: Excesso de carboidrato simples, açúcar refinado e outras guloseimas que empacam o metabolismo.

Fazer atividades físicas, dança, pilates, caminhada, meditação e outras terapias podem ajudar a se livrar desse problema e manter a saúde cada dia melhor.

7- Durma bem

O corpo precisa de reparação e são nas noites bem dormidas que ele consegue fazer todo o processo de desintoxicação. Para acelerar o metabolismo, a recomendação dos especialistas é a de dormir de 7 a 8 horas por dia.

Acima, foram repassadas algumas sugestões válidas para quem deseja aumentar o gasto energético. No entanto, é preciso lembrar que o emagrecimento é multifatorial, ou seja, depende de um conjunto de ações para atingir os resultados esperados.

No geral, os cuidados com a alimentação, atividade física e estratégias para acelerar o metabolismo podem definitivos para trazer resultados, quando realizados com determinação e foco.


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