Colesterol, seus benefícios e malefícios – Níveis de HDL, LDL e VDL

O colesterol é extremamente importante par ao funcionamento do corpo humano, apesar de ser um vilão entre os nutricionistas e cardiologistas. O problema, é que ele deve estar de acordo com os níveis considerados saudáveis para que não provoque malefícios ao corpo, sobretudo ao coração. Apenas 25% da substância é obtida pela alimentação, sendo o restante (75%) produzido pelo fígado.

Se os seus índices estiverem corretos, o funcionamento do organismo se torna mais eficiente. Para se ter uma ideia, ele auxilia a produção de bile, essencial para da dissolução das gorduras. Tendo uma atuação importante no sistema digestivo. A grande polêmica em torno do colesterol se concentra no fato de existirem dois tipos atuantes no corpo, o colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL). O primeiro, serve como reserva energética para as células, o segundo, tende a se acumular nas veias causando problemas cardiovasculares.

colesterol beneficios e malefícios

Colesterol – Benefícios e Malefícios para a saúde

Para saber as vantagens e desvantagem de cada tipo de colesterol é preciso analisá-los separadamente. Principalmente observando as funções exercidas por cada um deles.

HDL (High Density Lipoprotein)

Conhecido como colesterol bom o HDL. É o tipo de colesterol produzido pelo fígado. É ele que deve aparecer em maior concentração no corpo para que o indivíduo seja considerado saudável, devendo ser superior ao colesterol LDL. A principal atuação desse tipo de gordura do organismo diz respeito à produção de hormônios.

Ele é um dos responsáveis pela regulação dos índices hormonais no corpo. Além disso, tem papel importante na dissolução das gorduras, atuando diretamente no processo digestivo. Assim, quanto mais colesterol bom presente no corpo, mas equilibrado é o organismo e menor é a concentração de colesterol ruim.

Afinal, o HDL ajuda a dissolver o LDL (colesterol ruim). Caso os níveis de HDL estejam baixos, os níveis de gordura circulando no sangue aumentam. Esse resultado pode levar ao surgimento de doenças cardiovasculares graves.

A maior parte da substância é produzida pelo organismo, mas acredita-se que o consumo de gorduras boas como óleo e coco, abacate e amêndoas ajudem  fazê-lo aumentar

LDL (Low Density Lipoprotein)

Chamado de colesterol ruim, ele não é produzido pelo corpo e é adquirido pelo consumo de alimentos. Em grandes quantidades são prejudiciais ao organismo.

Podem se tornar a causa para o surgimento de doenças cardiovasculares. Porém, em quantidades pequenas, dentro dos índices saudáveis, ela é bem-vinda e atua como uma fonte extra de energia para o funcionamento das células. Por isso, o controle da alimentação não se trata de eliminar completamente o LDL do corpo. Apenas é preciso balancear os seus níveis. Nosso corpo necessita de uma concentração maior de HDL do que de LDL para funcionar e se manter saudável.

VLDL (Very Low Density Lipoprotein)

Bem mesmo comentando e conhecido que os outros tipos de colesterol, essa gordura tem a função de transporte de triglicerídeos. Essa substância também pode ser causadora de doenças cardíacas e seu controle também deve ser levando em consideração.

Na voz do especialista

Confira na voz do cardiologista Dr. Newton Almeida as causas e tratamentos mais recomendados para o colesterol alto. Conforme ele indica, a mudança na alimentação é necessária, sendo os remédios recomendados somente para os pacientes com níveis da substâncias mais altas representando riscos para a saúde.

Colesterol alto: a partir de quanto?

O colesterol alto implica em uma condição em que há mais presença de colesterol ruim no organismo do que os níveis recomendados. Geralmente, os níveis de colesterol são avaliados como um todo.  A soma dos índices de colesterol ruim e bom não podem ultrapassar a referência de 190mg/dl. Porém, se este valor estiver aumentado em razão de uma presença maior de níveis de colesterol bom, não há qualquer risco.

O problema ocorre se o colesterol total estiver aumentado por uma elevação dos níveis de colesterol ruim (LDL). Para que os índices sejam aceitáveis o LDL não pode ultrapassar os valores de referência de 130mg/dl (pessoas com risco cardíaco baixo). E os níveis de 100mg/dl (pessoas com risco cardíaco moderado), 70 mg/dl (pessoas com risco cardíaco alto) e 50 mg/dl (pessoas com risco cardíaco altíssimo).

colesterol nivel de referência

Riscos e tratamento

Conforme dados do Ministério da Saúde, o colesterol alto representa um risco grande na vida da população brasileira, já que 40% da população tem taxas acima da normalidade. Os dados de 2017 calculados pela Organização Mundial da Saúde ainda mostram que, a nível mundial, são mais de 17 milhões de pessoas na mesma situação. A elevação da taxa ocasiona uma média de 300 mil mortes por ano por problemas cardiológicos diversos (infarto, derrame, aterosclerose, etc).

Quando o índice de colesterol ruim é maior do que o recomendado, considera-se que o colesterol está alto. Isso implica em um maior risco de desenvolver ou agravar doenças cardiovasculares como o infarto e a aterosclerose. Por isso, essa alteração é tão série.

Constatado o problema, deve-se iniciar imediatamente uma dieta para abaixar os níveis de colesterol ruim. A principal medida é cortar alimentos gordurosos da alimentação. Além de ser recomendado o consumo, de alimentos ricos em colesterol bom (HDL), como peixes e castanhas, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim.

Referências usadas neste conteúdo

MINISTÉRIO DA SAÚDE (2017) Colesterol é uma das principais causas de problemas cardíacos no país. Disponível em <http://www.brasil.gov.br/editoria/saude/2012/08/dia-nacional-do-controle-do-colesterol-e-comemorado-nesta-quarta-8>

Lima, E. S. & Couto, R. D. Estrutura, metabolismo e funções fisiológicas da lipoproteína de alta densidade. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/%0D/jbpml/v42n3/a05v42n3.pdf>

VETOR – REVISTA DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIA. O colesterol na vida humana: estudos recentes. Disponível em <https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/665>


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply