Quais são os benefícios do consumo da chia? Emagrece mesmo? Leia aqui.

De origem mexicana, a Chia é uma planta muito nutritiva e que fornece diversos benefícios para a saúde. O consumo desta planta tem aumentado cada vez mais na dieta de quem busca emagrecer devido ao seus benefícios relacionados com o emagrecimento.

Existem muitos medicamentos e suplementos no mercado disponíveis para quem quer emagrecer, porém, uma grande parte deles não funciona ou não contribui para um emagrecimento saudável.

Esses produtos milagrosos que garantem a perda rápida de peso não são indicados e geralmente fazem mais mal do que bem. Por esse motivo, a busca por produtos naturais e quem auxiliam no emagrecimento é o ideal para evitar problemas de saúde na busca por uns quilos a menos.

A Chia, ou Salvia Hispânica, é uma planta herbácea da família das lamiáceas e possui ótimas propriedades que contribuem para o emagrecimento. Embora a semente seja a principal forma de consumo, é possível encontrar também folhas, óleo ou capsulas da planta. Saiba aqui os benefícios de incorporar a chia na sua dieta e assegurar uma perda de peso saudável.

Nutrientes da chia

Quais são os benefícios do consumo da chia? Emagrece mesmo? Leia aqui.

Uma porção de 25g de semente de chia possui:

Calorias122 kcal

Carboidratos10,53 g

Proteínas4,14 g

Gorduras7,69 g

Gorduras saturadas0,833 g

Gorduras monoinsaturadas0,577 g

Gorduras poli-insaturadas5,917 g

Fibras8,6 g

Cálcio158 mg

Fósforo215 mg

Magnésio84 mg

Potássio112 mg

Ferro1,93 mg

Zinco1,15 mg

Vitamina A14 UI

Vitamina B1 (Tiamina)0,155 mg

Vitamina B2 (Riboflavina)

0,043 mg

Vitamina B3 (Niacina)

2,208 mg

Quais os benefícios da chia?

São diversos os benefícios que podem ser citados, sendo que um dos principais motivos para a incorporação da chia na dieta é a possibilidade de emagrecer através do consumo desta planta. Isso porque as fibras presentes nela produzem a sensação de saciedade e contribuem na dieta. Além disso, ela evita o acúmulo de gordura localizada.

Outros benefícios do seu consumo incluem:

  • Regula o colesterol;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Previne e controla a diabete;
  • Possui efeito desintoxicante;
  • Melhora a pele e os cabelos;
  • Tem boa fonte de ferro.

A chia realmente emagrece?

Quais são os benefícios do consumo da chia? Emagrece mesmo? Leia aqui.

Como citando anteriormente, o poder da chia no processo de emagrecimento está na sensação de saciedade provocada pelo seu consumo e pela contribuição na perda de gordura. Porém, por si só a chia não é capaz de fazer milagres e por isso deve-se adicionar este alimento em conjunto com uma dieta balanceada e saudável.

É possível adicioná-la de diversas formas no seu dia a dia, a semente pode ser acrescentada na salada, arroz, ou mesmo no cereal. Pode-se fazer chá com as folhas de chia ou mesmo adicionar a planta no preparo de sobremesas, evitando assim os exageros na hora de comer doces. A farinha de chia pode misturada no mingau ou em sucos, podendo também substituir a farinha de trigo no preparo de receitas.

Vê-se que a chia é uma planta muito versátil e que existem muitas opções para implementá-la na dieta, você pode usar a sua criatividade para incluí-la de forma discreta na sua alimentação.

Não há uma fórmula mágica para emagrecer e a chia é apenas um alimento suplementar neste processo. Muitos produtos que prometem um rápido emagrecimento acabam provocando um “efeito sanfona” ou mesmo causando problemas de saúde pela falta de determinados nutrientes. É muito importante realizar uma dieta consciente para não correr riscos enquanto se busca perder peso.

Ao associar o consumo de chia com a prática de exercícios físicos você vai conseguir ótimos resultados, pois o seu corpo passará a utilizar as reservas de gordura já presentes, devido à capacidade da chia de absorver gorduras.

Riscos e contraindicações

Não existem contraindicações ao consumo de chia, porém deve-se ter cuidado com o consumo excessivo, uma vez que muita fibra no organismo pode interferir na absorção de outros nutrientes. Além disso, a chia também possui calorias, logo o seu consumo em excesso pode acarretar no ganho de peso.

É importante que seja consultado um médico ou nutricionista antes da implementação da chia em sua dieta. Assim como outros suplementos para a perda de peso, é fundamental ter a opinião de um especialista. Somente com uma dieta ideal e a realização de exercícios físicos será possível emagrecer de forma saudável e assegurar que os quilos perdidos não voltem com a mesma velocidade que sumiram.


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