Hoje em dia existem vários modelos de itens para cabelos que podem ser usados sem ter a ajuda profissional, tudo com técnicas simples ou apenas lendo o manual de instrução.
Porém é preciso saber mais sobre o equipamento que está comprando, principalmente quando falamos das chapinhas de cabelo. Você precisa saber qual é o estilo mais indicado para os seus fios, objetivos e muito mais.
Como escolher uma chapinha de cabelo
Há vários tipos de chapinhas presentes no mercado hoje em dia, você precisa escolher aquela que melhor corresponde as suas necessidades diárias, como por exemplo, se é apenas para tirar um pouco do frizz, alisar completamente, abaixar cachos ou outros.
Tecnologia de titanium: com a emissão de íons negativos que vão cauterizar os fios, elas eliminam a eletricidade, fecham as cutículas dos fios e mantém a massa capilar, além da saúde dos fios.
Tecnologia de safira: com a superfície mais lisa, ela ajuda num melhor deslizamento, com muito menos atrito.
Tecnologia infravermelha: ativa as moléculas de água parada dos fios, além de eliminar todas as toxinas que deixam os fios pesados e com aparência sem vida.
Chapinha de cerâmica: diminui o atrito dos fios, tem maior deslizamento, a cerâmica também é importante por manter a temperatura dos fios e economizar energia.
Preste atenção também no formato da prancha: para cabelos mais volumosos e longos, é indicado pranchas maiores e mais largas. Já para quem tem os fios menores e finos, as mais estreitas já suprem as necessidades, além de serem mais fáceis de fazer cachos.
É importante também prestar muita atenção se ela é bivolt ou não. Se você não tem o costume de viajar com esse equipamento, pode comprar aquela que seja compatível com a sua região, já do contrário, é indicado a com dualidade, desse jeito você não corre o risco de queimar o equipamento.
Temperatura X tipo dos fios
Veja abaixo qual o seu tipo de fio de cabelo e qual a temperatura mais indicada para que o processo de alisamento fique mais fácil e saudável.
Cabelos finos: é indicado que se passe a chapinha apenas uma vez nas mechas e sem muito tempo de prolongamento. A temperatura indicada é entre 180° e 190°.
Cabelos grossos: para facilitar o processo, é indicado que se faça uma escova previamente. Passe mais de uma vez a chapinha nos fios, a temperatura mais indicada é entre 220º.
Se você tem o costume de fazer chapinha todos os dias, é super indicado que faça uma hidratação de qualidade por pelo menos uma vez na semana, isso previne que o seu cabelo fique tão estragado e sem vida.