Chá de Hortelã: benefícios, como tomar e mais.

Com um aroma distinto e muito apreciado, a hortelã é uma planta famosa e muito versátil. Seu chá é muito apreciado e possui um sabor muito refrescante, além de contribuir muito para a prevenção de doenças e para quem quer emagrecer.

A hortelã pode ser utilizada tanto na culinária quanto para fins medicinais, possuindo ação analgésica, afrodisíaca e antiespasmódica. Para maiores resultados, a hortelã pode ser adicionada também a outros ingredientes para potencializar o seu efeito.

Saiba tudo sobre o chá de hortelã e conheça os seus benefícios para a saúde:

Quais os benefícios do chá de hortelã?

Chá de Hortelã: benefícios, como tomar e mais.

Sendo um dos chás mais consumidos do país, o chá de hortelã é, além de saboroso, muito bom para a saúde. São diversos os benefícios que esta planta traz, entre eles:

  • Alivia dores de cabeça;
  • Ação antiespasmódica, combatendo as dores abdominais;
  • Ajuda a baixar o colesterol;
  • Calmante natural, auxiliando a acalmar e combatendo a insônia;
  • Diminui os efeitos da cólica menstrual;
  • Auxilia a digestão;
  • Alivia náuseas, febre e tosse;
  • Alivia problemas no estômago;
  • Funciona como descongestionante nasal;
  • Reduz o mau hálito.

O chá de hortelã é bom para emagrecer?

Sim, pois possui propriedades diuréticas, auxiliando o corpo a eliminar toxinas do organismo, diminuindo o inchaço abdominal. Diversas dietas incluem a hortelã como alimento indispensável, sendo que a planta ajuda também a estimular o sistema digestivo.

A planta ainda é rica em cálcio e ferro, possuindo também vitaminas A, B e C, possui uma ação antioxidante e conserva o colágeno da pele e dos cabelos.

Como preparar o chá de hortelã?

Para preparar o chá, você pode utilizar folhas secas, trituradas ou frescas, podendo ainda adquirir as folhas e conservá-las congeladas. Para um chá básico de hortelã, você poderá adicionar duas ou três colheres da erva com 150 ml de água fervente em uma xícara, tapando e deixando a infusão repousar entre 5 e 10 minutos. O chá pode ser adocicado com açúcar, mel ou adoçante.

Além desta receita tradicional, a hortelã pode ainda ser misturada com outros ingredientes para produzir efeitos específicos.

Para males estomacais, o ideal é que a hortelã seja preparada juntamente com raiz de alcaçuz e camomila. Já para combater a febre, a infusão pode ser preparada misturando-se ulmária e laranja-amarga, potencializando assim o efeito da planta.

Além dos chás, a hortelã é um ótimo ingrediente e pode ser ingerido juntamente com outros alimentos, sendo que o suco de abacaxi com hortelã é o mais conhecido.

Hortelã na gestação

O consumo de hortelã durante o período de gravidez não é indicado por muitos especialistas, embora não seja um consenso. Essa dúvida sobre o consumo de hortelã na gestação está relacionada com o seu efeito abortivo.

Embora possua diversas propriedades que uma mulher grávida poderia fazer proveito, a hortelã pode causar um relaxamento excessivo do útero, causando o aborto. Entre os especialistas que são contra a ingestão de hortelã por parte de gestantes, defendem que as mulheres que possuem predisposição ao aborto espontâneo não devem consumir a planta.

Contraindicações

Chá de Hortelã: benefícios, como tomar e mais.

Além das mulheres que estão em período de gestação, o chá de hortelã não deve também ser consumido por aquelas que estão amamentando, isso porque a planta pode afetar a saúde do bebê. Crianças menores de 5 anos também não devem consumir esta erva.

Uma vez que esta planta é uma erva medicinal, o seu consumo não deve ser feito de forma excessiva, principalmente por pessoas que possuem refluxo ácido. Caso você tenha alguma dúvida a respeito da ingestão desta planta, procure informar-se com o seu médico para garantir que você não tenha problemas relacionados com o consumo de hortelã.

Onde encontrar a planta?

Por ser uma planta muito utilizada, a hortelã pode facilmente ser encontrada para vender em supermercados, feiras e quitandas. Uma prática comum para quem gosta de consumir a planta fresca é o de plantar a hortelã em casa, pois a hortelã é de fácil cultivo e pode ser plantada até mesmo em vasos de planta.

A hortelã pode ser encontrada ainda no formato de capsulas ou óleo, sendo que o consumo do seu óleo produz um efeito mais potencializado para quem está em busca de perder peso. Em diversas farmácias você pode encontrar capsulas de hortelã para vender, além de lojas especializadas em produtos para emagrecimento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply