Chá de dente de leão: Conheça os Benefícios e Saiba Como Fazer

Muito conhecido, o dente de leão é uma planta espontânea, isto é, que nasce sozinha, e, além de muito bonita, é cheia de nutrientes, o que faz com que seu chá seja muito procurado para a cura de diversos problemas. Por ser uma planta espontânea, o dente de leão é mais forte em comparação a outros tipos, já que precisa enfrentar mais obstáculos para vingar. O dente de leão também é conhecido como taraxaco, esperança, chicória louca, alface de cão, quartilho, amargosa, entre outros.

Presente em diversos lugares, o dente de leão é requisitado por muitos insetos que se alimentam do seu pólen. Talvez por estar muito presente em várias partes, alguns a consideram como erva daninha, mas, pelo contrário, trata-se de uma planta com beleza singular e com atributos fascinantes, inclusive para a saúde.

chá dente de leão

Mesmo sendo muito cultivada na Índia, seu uso é muito mais comum no continente europeu, onde pode ser encontrada para consumo em chás, saladas e sumos. Um dos argumentos que justificam a sua utilização desta forma é por conta de suas propriedades emagrecedoras. Levemente amargo, o chá de dente de leão possui ainda outras substâncias que proporcionam ainda mais benefícios.

Propriedades nutricionais e medicinais

Uma das vantagens do dente de leão é que ele reúne inúmeras propriedades nutricionais e medicinais. Elas propiciam um pleno funcionamento do corpo e ainda contribuem no combate de vários problemas. Vejamos algumas propriedades nutricionais mais presentes na planta:

  • vitaminas A, B6, E, K e C;
  • cálcio;
  • potássio;
  • magnésio;
  • cobre;
  • ferro;
  • proteínas;
  • inulina;
  • pectina;
  • riboflavina;
  • tiamina.

A seguir temos algumas das principais propriedades medicinais que fazem um grande bem à nossa saúde:

  • taxacina (estimulante hepático);
  • lacvulina (tipo de açúcar);
  • colina (vitamina do complexo B);
  • fotosterol (evita que o corpo acumule colesterol);
  • potassa (diurético).

Benefícios do chá de dente de leão

Um dos usos mais comuns do chá de dente de leão é para amenizar problemas relacionados ao fígado. Ele pode ajudar ainda a reduzir o amarelamento da pele em decorrência de problemas hepáticos, cirrose e hepatite. Isso porque, o líquido ajuda a desintoxicar o fígado, contribuindo para a eliminação das toxinas pelo organismo.

Na Europa, o chá de dente de leão é muito recomendado para tratar de problemas gastrointestinais. Não à toa, esse tipo de líquido é muito indicado na medicina alternativa para pessoas com azia, dores de estômago e problemas renais. Especialistas locais recomendam ainda o uso do chá para pessoas que sofrem com a perda de apetite.

Estudos realizados na Bulgária vão além e sugerem o chá de dente de leão para o tratamento de pacientes com síndrome do intestino irritável. Pesquisa indica que as dores podem diminuir após 15 dias de tratamento, podendo ainda restaurar o fígado e impedir o surgimento de cálculos biliares.

A medicina tradicional chinesa também faz uso dessa planta, misturando com outras raízes e ervas com propriedades parecidas. Essa união fortalece o sistema imunológico contra infecções no sistema respiratório, o que diminui qualquer possibilidade de a pessoa ter bronquite e até mesmo pneumonia, além de ajudar no tratamento de infecções na mama.

O chá de dente de leão contribui também para o emagrecimento, especialmente por ele ajudar a diminuir os inchaços do corpo. Seu efeito diurético potencializa a eliminação de líquidos e de toxinas do corpo, sendo, por isso, um ótimo aliado a quem pratica atividade física e busca a boa forma.

Como fazer o chá de dente de leão

O chá dente de leão é feito com um punhado de raízes da planta colocado dentro de uma xícara com água quente. A infusão produzida dessa mistura durante alguns minutos vai proporcionar as propriedades necessárias para o seu bem-estar. Veja a receita abaixo:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de raiz de dente de leão (também pode usar a toda a planta);
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Leve uma panela ao fogo médio e adicione a água e a raiz de dente de leão. Mantenha a mistura no fogo até que ela ferva. Quando chegar nesse ponto, desligue o fogo e abafe a panela por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe o chá para evitar que fiquem pedaços na xícara. Pronto, você já pode beber o chá de dente de leão! É indicado que sejam sorvidas três xícaras do líquido por dia.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply