Chá de Carqueja – Benefícios e Como Fazer

O chá de carqueja é um dos mais conhecidos entre os especialistas da medicina natural, pode-se dizer que essa planta compõe o arsenal terapêutico da população há milhares de anos.

Apesar do nome científico ” Baccharis” vir do grego, o chá de carqueja é originário da África, mais é facilmente encontrada em toda a América do Sul e alguns Países da Europa.

cha de carqueja

Popularmente, a planta era muito utilizada antigamente depois de exageros com a bebida alcoólica, ou seja, para ” acabar com a ressaca”. Todavia, seus incríveis benefícios para a saúde vão muito além. Confira:

Principais benefícios do chá de carqueja

Apesar de ser chamada de ” amarga” a carqueja tem um gosto sutil. Acredite, existem outros chás bem piores por aí. Contudo, é preciso explicar que a planta não é somente usada para fazer chás, mas sim, no preparo de alguns pratos devido suas propriedades aromáticas.

Nas folhas da planta são encontrados óleos essenciais e compostos fenólicos que fornecem incríveis capacidades antioxidantes e também anti -inflamatórias. À seguir, confira outros benefícios.

1- Promove um detox no fígado

Os flavonóides e a hispidulina encontrados na carqueja são os grandes responsáveis por proteger um dos órgãos mais importantes do corpo humano.

Por isso, que as vovós indicavam o chá da planta para combater a congestão hepática, uma condição onde ocorre o excesso de sangue no órgão.

2- Diminui o açúcar no sangue

Os diabéticos podem comemorar, pois o chá de carqueja pode ajudar a reduzir a absorção dos carboidratos ingeridos. Como ele são os grandes vilões para o aumento da glicemia, o consumo da planta pode evitar os picos depois das principais refeições.

3- Reduz a pressão arterial

A bebida possui dois viés de ação para baixar a pressão alta. Uma delas é sua propriedade diurética, fazendo com que o organismo excrete os líquidos desnecessário do organismo.

Desse modo, ocorre uma redução do inchaço corporal, faz bem aos rins e controla a pressão sanguínea.

A segunda ação é seu poder de melhorar a circulação do sangue através dos cuidados com a parede dos vasos sanguíneos.

4- Ajuda no processo de emagrecimento

O chá de carqueja emagrece, por isso, é uma das plantas mais usadas para desinchar o corpo e também, promover mais saciedade.

Para esse fim, é indicado que a bebida seja ingerida antes das principais refeições.

Lembre-se que para uma dieta de emagrecimento dar resultados, é necessário aliar boa alimentação e atividade física com o chá.

5- Desinflama o corpo

Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a barrar os agentes nocivos que causam esse mal ao corpo. Esse aspecto é muito positivo para reduzir as dores de artrite reumatóide, dores nos joelhos e demais articulações do corpo.

6- Aliada no processo digestivo

Não é de agora que o chá de carqueja é usado para reduzir as dores de estômago e sua acidez. Os componentes dessa plantam atuam como protetor das paredes do órgão, fazendo com haja o efeito analgésico.

7- Trata cálculos da vesícula

O poder de desintoxicar o fígado também é visto na vesícula, pois como as propriedades da planta atuam varrendo as toxinas, fazem isso também com o excesso de bile que fica na região, os grandes causadores dos cálculos e também da dor.

O excesso de bile que ficar armazenado na vesícula pode se transformar em pedras.  Com o chá de carqueja, é possível prevenir esse problema, e para quem já tem elas, o efeito analgésico reduz as dores.

Como fazer o chá de carqueja?

O uso da carqueja é relativamente simples, é indicado não ultrapassar a quantidade de 1 litro da bebida por dia, que inclusive, deve ser dividido em 3 ou 4 porções pela manhã e tarde.

Para emagrecer, é indicado ingerir antes das refeições, mas para as demais indicações, pode ser nos intervalos ou após se alimentar.

Receita de Chá de Carqueja Individual

Ingredientes:

  • 1 xícara de água fervente
  • 1 colher de sopa de folhas secas de carqueja

Modo de fazer: Despeje a água quente por cima das folhas secas de carqueja e deixe por aproximados 5 minutos abafado. Coe e beba.

Caso queira fazer o chá para o dia todo, basta ferver 1 litro de água e colocar 20 gramas de carqueja em um recipiente. Deixe por infusão por 10 minutos. Coe e vá ingerindo ao longo do dia.

No entanto, lembre-se que nenhum chá pode ser reaproveitado no dia seguinte. Caso sobrar, jogue fora e faça outro.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply