Chá de boldo – Benefícios e Como Usar

O chá de boldo é um excelente remédio, bastante utilizado após o consumo exagerado de alimento gordurosos e de bebidas alcoólicas. Feito a partir das folhas de boldo, uma planta medicinal originária do Chile com o nome científico de Peumus Boldus Molina, também chamada de boldo do chile, boldo verdadeiro e boldo afragans. O aroma da planta é bastante parecido com o da hortelã e, por ser bastante difundida, ela pode ser encontrada facilmente para ser consumida.

O chá de boldo tem como principais efeitos a melhora da digestão e do funcionamento do fígado. Estes benefícios são proporcionados pela substância lactona, abundante na planta. É ela a responsável pela digestão das gorduras. Porém a planta possui outros atributos medicinais, talvez não tão conhecidos assim. Ela tem ação antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana, diurética, digestiva, calmante e laxante.

cha de boldo

Quais os benefícios

O chá de boldo tem um potente efeito medicinal. Apesar do gosto amargo bastante desagradável, oferece vantagens à quem o consome. Como dito, a planta atua no estômago, melhorando a digestão e aliviando problemas estomacais. Mas além dos conhecidos benefícios que traz no tratamento e alívio de desconfortos gastrointestinais, ela também favorece bastante a saúde do fígado. Bem como é capaz de melhorar problemas hepáticos crônicos e agudos, doenças biliares, cistites, cólicas menstruais e, até mesmo, prisões de ventre.

É possível perceber que o chá de boldo não se restringe a apenas a melhorar a digestão. Dentre os benefícios que esse chá pode proporcionar, existem vários que são pouco conhecidos das pessoas. Entre as vantagens em se consumir o chá, podemos citar:

  • Alivia a má-digestão e a azia, sendo que este é um dos efeitos mais conhecidos da planta e é bastante utilizada para este fim.
  • Melhora o funcionamento do fígado. Por sua ação antioxidante, ele protege as células do fígado e o desintoxica.
  • Minimiza os efeitos da ressaca, principalmente por seu efeito benéfico sobre o fígado. O boldo pode ser usado para minimizar os efeitos que as bebidas alcoólicas têm sobre o corpo, como enjoos, vômitos e dores de cabeça.
  • Melhora o funcionamento dos rins em razão do efeito diurético que o chá proporciona. Além de trazer benefícios ao sistema urinário como um todo, também pode ser associado à dietas e auxiliar no emagrecimento.
  • Melhora os sintomas da gastrite e hepatites crônicas e agudas.
  • Ajuda a tratar problemas da vesícula biliar, como as infecções biliares por sua ação antibacteriana e anti-inflamatória.
  • É eficaz em amenizar os sintomas de intolerância alimentar, já que tem ação direta sobre a digestão.
  • Elimina gases, reduzindo o inchaço abdominal.
  • Tem ação antifúngica e antibacteriana, atuando sobre as infecções do trato gastrointestinal.
  • Tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres. Esse efeito protege os tecidos contra o envelhecimento e a deterioração, principalmente as células do fígado.
  • É capaz de melhorar os quadros de cólicas menstruais.
  • Possui efeito calmante e relaxante. Apesar de não ser um efeito muito conhecido do boldo, ele pode ser utilizado como um calmante natural para melhorar as noites de sono.

Mas é preciso moderação na ingestão deste chá, pois, apesar de possuir vários benefícios à saúde além da conhecida melhora da digestão, o uso do chá possui algumas contraindicações. Mulheres grávidas não podem fazer uso do chá em hipótese alguma. O boldo é prejudicial à saúde do feto, principalmente nos três primeiros meses de gestação, podendo levar a má formação. Além disso, ele possui efeito abortivo, já que é capaz de estimular as contrações uterinas. Também deve ser evitado durante o período de amamentação.

Outras contraindicações do chá são para pessoas que possuam obstruções nas vias biliares e crianças menores de 6 anos devem evitar o consumo da planta.

Como usar e preparar

O boldo pode ser encontrado facilmente em farmácias e lojas de produtos naturais. Mas, o melhor, é consumir o chá de boldo feito com folhas frescas, por isso, cultivar essa planta em sua casa é sempre recomendável. O cultivo é simples, fácil e as vantagens são enormes, assim como o preparo do chá.

  • Receita de chá de boldo tradicional: Para preparar o chá de boldo tradicional, será preciso 1 xícara de água e 1 colher de chá de folhas de boldo picadas. Basta ferver a água e depois adicionar as folhas de boldo. Deixe descansar por aproximadamente 10 minutos, coe e beba. Para diminuir o gosto amargo do chá, adicione mel à gosto. Não utilize açúcar ou adoçantes, pois estes ingrediente podem cortar alguns dos efeitos do chá.

Como qualquer remédio, recomenda-se o uso moderado do chá de boldo. O uso excessivo dessa planta pode provocar vômitos, diarreia e alguns problemas no sistema nervoso.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply