Chá de alecrim – É bom para que? Emagrece? Benefícios e como fazer

O alecrim é originário da região do Mediterrâneo, na Europa, embora hoje seja encontrado em várias partes do mundo. Muito apreciado como tempero na culinária, o alecrim possui diversos outros usos que extrapolam a cozinha. Ele produz um óleo aromático com propriedades medicinais e sua erva é utilizada no preparo de um chá que possui inúmeros elementos benéficos para a saúde.

O alecrim é conhecido desde os tempos antigos, quando gregos, romanos, egípcios e até os hebreus usavam a planta para conter afecções de pele, além de superar problemas de memória, má digestão, infecções, entre outras mazelas. Usado na forma de chá, o alecrim ajuda a fortalecer o sistema imunológico e também propicia um melhor funcionamento do fígado e dos rins, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres e, assim, prevenindo contra vários tipos de câncer.

cha de alecrim é bom para que

Propriedades do chá de alecrim

O chá de alecrim possui diversas propriedades que podem ser aproveitadas pelo nosso organismo. Conforme mostra pesquisas científicas, o chá pode ser usado como um relaxante muscular, mas também possui propriedades estimulantes, diuréticas, antiespasmódicas, antissépticas, expectorantes etc.

Tudo isso existe porque o alecrim possui compostos e substâncias especiais, caso da cânfora, do mirceno, do borneol, do pineno e do cineol. O mais interessante é que, apesar desses compostos estarem presentes nas folhas, mesmo que seja feito o chá em infusão todas essas substâncias permanecem praticamente intactas, produzindo ótimos resultados como se o alecrim fosse consumido in natura.

Além disso, o alecrim é rico em fibras, cálcio, potássio, além de vitaminas A, B e C, que são extremamente importantes para o corpo humano, por vários motivos que serão apresentados a seguir. Já mostramos aqui todos os benefícios do alecrim.

Chá de alecrim é bom para quê?

Um dos principais elementos que oferecem benefícios para o organismo está nos antioxidantes presentes no alecrim. Eles são responsáveis por eliminar os radicais livres que agridem o organismo e são a causa do envelhecimento precoce das células e, consequentemente, costumam levar ao surgimento de vários tipos de câncer.

Mas o chá de alecrim pode ser ingerido com o objetivo de combater diversos outros problemas tais como:

  • Azia;
  • Dores reumáticas;
  • Gases intestinais;
  • Colesterol;
  • Depressão;
  • Problemas cardíacos;
  • Cicatrização de feridas e problemas relacionados a pele;
  • Dores de cabeça motivadas por problemas de digestão;
  • Problemas respiratórios;
  • Cansaço físico e mental;
  • Falta de apetite;
  • Inflamação nas articulações;
  • Celulites;
  • Problemas relativos ao fígado, intestino, rins, pulmões, vesícula;
  • Insônia.

benefícios do alecrim

Chá de alecrim emagrece? 

No livro “Plantas medicinais que emagrecem” de João Beles, mostra-se que as propriedades contidas no alecrim podem ser grandes aliadas a quem quer perder peso e viver uma vida mais saudável. O autor mostra que o fato dele ser diurético ajuda o organismo a eliminar os líquidos que costumam ficar retidos no corpo. Além disso, o chá propicia uma maior sensação de saciedade, afastando a fome e ajudando a diminuir os níveis de ansiedade e estresse que nos afetam no dia a dia.

Outro aspecto positivo do chá de alecrim é que ele auxilia o intestino a funcionar corretamente. Isso porque, uma das principais características deste líquido é que ele diminui o desconforto e elimina os gases intestinais, acalmando as cólicas e dando uma sensação maior de bem-estar. Esse aspecto é importante, porque com o trânsito intestinal equilibrado, afeta diretamente na perda de peso.

A ação antioxidante do alecrim, aliada ao processo anti-inflamatório que a erva possui, também auxilia a quem quer emagrecer com saúde. Pois tais elementos ajudam a desinchar nosso corpo, eliminando as toxinas que costumam ficar presas e danificar nosso organismo ao longo do tempo.

Portanto, é plenamente possível ter uma qualidade de vida melhor a partir de exercícios físicos, alimentação saudável e consumo regular de chá de alecrim, que vai potencializar os efeitos promovidos por uma vida mais regrada e focada no seu bem-estar.

Modo de preparo

Se você quer incorporar o chá de alecrim na sua dieta, confira as instruções a seguir para fazer um bom líquido para tomar diariamente.

Em primeiro lugar, coloque duas colheres de sopa da erva para cada litro de água. Em seguida, ferva a água e espere a fervura subir. Aguarde por cerca de 10 minutos para que ocorra o abafamento do chá. Ele pode ser consumido quente ou frio. O ideal é que ele seja ingerido a cada seis horas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply