Castanha do Pará – Principais Benefícios e Como Usar

A Castanha do Para, também conhecida como Castanha do Brasil no exterior, é uma semente encontrada no interior do fruto da Castanheira do Pará. A árvore que dá origem à semente é de grande porte e possui o nome científico de Bertholletia Excelsa. Ela pode chegar até a 60 metros de altura. As castanhas são consideradas alimentos funcionais por ter grande valor nutricional e por suas propriedades fitoterápicas. Ricas em minerais, fitoquímicos, antioxidantes e gorduras boas, o consumo da Castanha do Pará promove inúmeros benefícios ao corpo. Conhecidas como oleaginosas, elas pertencem ao mesmo grupo das nozes e amêndoas.

castanha do para

Como usar

Existem diversas formas de consumir a semente. A forma mais fácil é in natura, ou seja, comendo os grãos das Castanhas do Pará. Essa forma, além de não requerer grandes preparações é fácil de levar consigo, podendo consumi-la em qualquer lugar com tranquilidade. Ela também pode ser triturada e mistura a outros alimentos como bananas e smoothies.

Outra forma de utilizar a castanha é consumindo o óleo, bastando misturá-lo aos alimentos assim como o azeite de oliva. Além disso, o óleo pode ser utilizado externamente, sendo misturado a cremes hidratantes. O óleo ajuda a potencializar o efeito hidrante destes cosméticos para melhorar a saúde da pele e dos cabelos.

Por ser utilizada pela indústria farmacêutica, é possível consumir a castanha também em forma de remédios e em complexos vitamínicos quando necessário.

Quais os benefícios

Bastante calórica, 100g de Castanhas do Pará são capazes de fornecer até 656 calorias, 12g de carboidratos e 14g de proteínas. Além disso elas possuem um teor elevado de gorduras, porém são gorduras boas para o organismo. Apesar dos benefícios trazidos pela semente, ela deve ser consumida com moderação. Por ser muito calórica, não se recomenda a ingestão de mais do que duas castanhas diariamente, principalmente para quem está em fase de dieta.

Essa semente também é rica em minerais como o selênio, magnésio, fósforo e manganês. Além de ser fonte de vitaminas do complexo B, essenciais para o funcionamento de nosso organismo. Contendo também zinco, vitamina E, fibras, cálcio, ferro e potássio.

Esse conjunto de vitaminas, minerais e nutrientes, promovem inúmeros benefícios. Entre os principais ganhos para saúde trazidos pelo consumo da Castanha do Pará temos:

  • Ela contribui para o bom funcionamento do coração: Apesar da alta concentração de gorduras na semente, ele é fonte de ácidos graxos. Eles atuam no organismo aumentando os níveis de HDL (colesterol bom) e reduzindo, significativamente, os índices de LDL (colesterol ruim). Esse efeito provocado pelos ácidos graxos reduzem os riscos de doenças cardíacas e o surgimento de infartos. A castanha também é capaz de auxiliar a síntese do gás óxido nítrico em razão de conter o aminoácido arginina. Isso provoca no organismo um efeito vasodilatador, melhorando a pressão arterial.
  • Ajudam a proteger o cérebro: Rica em vitamina E, ômega 9 e selênio, a semente auxilia no bom funcionamento do cérebro. Além disso, os antioxidantes protegem os neurônios da atuação nociva dos radicais livres. Esse conjunto de ações melhoram a memória e o raciocínio e previnem o surgimento de doenças degenerativas, tais como o Alzheimer e o Parkinson.
  • Atua reduzindo a glicose: Ele é excelente para quem sofre com a diabetes. O magnésio presente em abundância na Castanha do Pará atua metabolizando a glicose e reduzindo os níveis de açúcar presentes no sangue. Por ter um baixo índice glicêmico, ela pode ser consumida sem receio pelo paciente portador da diabetes tipo 2, não correndo o risco de provocar picos glicêmicos.
  • Previne o câncer o e envelhecimento precoce: Por ser rica em antioxidantes, a castanha combate os radicais livres presentes no corpo, eliminando toxinas capazes de contribuir para o surgimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ao combater os agentes oxidantes, ela reduz a chances de ocorrências de mutações nas células.
  • Auxiliam o bom funcionamento da tireoide: O selênio, zinco e iodo presentes na castanha atuam com um regulador bioquímico, contribuindo para o bom funcionamento da tireoide e a produção regular de hormônios.

Para que serve

A semente da castanheira do Pará apresenta inúmeros usos. Além de ser comestível e muito difundida como um alimento funcional, nutritivo e saboroso, ela também pode ser utilizada pela indústria farmacêutica na fabricação de remédios devido às suas características potentes na cura e prevenção de diversas doenças. Inclusive fazendo parte de compostos vitamínicos.

A Castanha do Pará também é bastante utilizada na indústria da beleza, fazendo parte de cosméticos variados. A principal característica da semente capaz de chamar a atenção desse ramo de atividade, é a sua oleosidade. Esse óleo também é bastante utilizado na fabricação de tintas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply