Castanha-de-caju – Benefícios e Malefícios, Valor nutricional, Preço

A castanha-de-caju é o fruto do cajueiro e tem como pseudofruto o caju. O cajueiro é árvore que pode ter até dez metros de altura e é original do Nordeste Brasileiro. Assim, tanto o caju como a castanha-de-caju apresentam excelentes benefícios para o organismo humano.

Benefícios da castanha-de-caju

Castanha-de-caju

A castanha-de-caju é rica em antioxidantes que neutralizam e eliminam os radicais livres que estão em excesso no organismo. Esse radicais livres podem causa o envelhecimento precoce das células saudáveis, resultando em várias doenças, como o câncer, por exemplo.

Ainda, a castanha-de-caju contém substâncias que facilitam o transporte de nutrientes e oxigênio para as células. Além disso, essas substancias presentes na castanha-de-caju auxiliam os ossos e o coração.

Ajudam também no aumento do colesterol bom e diminuem os níveis de colesterol ruim no sangue.

As funções neuromusculares, o sistema imunológico são favorecidos com a ingestão de castanha-de-caju.

Portanto, a castanha-de-caju promove energia, além de oferecer sais minerais e vitaminas ao organismo.

Veja a seguir alguns dos componentes que contribuem para os benefícios da castanha-de-caju .

Componentes da castanha-de-caju

Gorduras Insaturadas

A castanha-de-caju é um fruto das oleaginosas, dessa forma, ela possui gorduras mono e poli-insaturadas, que auxiliam no controle dos níveis de colesterol LDL(ruim) e HDL(bom).

Ainda, essas gorduras insaturadas diminui os níveis de triglicerídeos no corpo, que nada mais são que os níveis de gordura que estão presentes no nosso organismo. Esses triglicerídeos são utilizados para a produção de energia.

Por isso, quando existe excesso de triglicerídeos no organismo, eles são armazenados no tecido adiposo, para reserva energética, contribuindo para o aumento da massa adiposa.

Como as gorduras mono e poli-insaturadas, presentes na castanha-de-caju, reduzem a produção de triglicerídeos, isso auxilia no controle do colesterol total.

Dessa forma, nosso coração e a circulação sanguínea agradecem pela ingestão de castanhas-de-caju”.

Sais minerais

A castanha-de-caju tem vários sais minerais importantes para a nossa saúde, como:

O cobre que auxilia na produção de hemoglobina para o transporte de oxigênio para as células dos ossos, por exemplo. Além de contribuir para a saúde do sistema imunológico e dos vasos sanguíneos.

O cálcio é extremamente importante para o nosso organismo, pois auxilia a manter dentes e ossos saudáveis, combatendo a osteoporose. Além disso, promove a melhora das funções neuromusculares, juntamente com o magnésio e o potássio.

O Magnésio é constituinte de várias reações que ocorrem no corpo humano, beneficiando as funções do sistema imunológico, neuromuscular, além de participar na síntese de proteína e energia.

O Ferro presente na castanha-de-caju é essência para a síntese de hemoglobina, que participa do transporte de oxigênio através do sangue.

Quando dissemos que a castanha-de-caju é boa para os ossos, o principal responsável por isso, é o fósforo. Ainda, esse mineral utiliza as reservar de gordura e carboidrato para a produção de energia.

A seguir, vamos trazer a tabela nutricional da castanha-de-caju, com todos os minerais e vitaminas presentes.

Castanha-de-caju2

Tabela Nutricional de castanha-de-caju 100g

  • Carboidratos: 30,19 gramas
  • Fibras: 3,3 gramas.
  • Açúcar: 5,91 gramas.
  • Gordura: 43,85 gramas
  • Proteína: 18,22 gramas
  • Tiamina: 0,42 miligramas
  • Riboflavina: 0,06 miligramas.
  • Niacina: 1,06 miligramas.
  • Ácido pantotênico: 0,86 miligramas.
  • Vitamina B6: 0,42 miligramas.
  • Ácido Fólico: 6%
  • Vitamina C: 0,5 miligramas.
  • Cálcio: 37 miligramas.
  • Ferro: 6,68 miligramas.
  • Magnésio: 292 miligramas.
  • Fósforo: 593 miligramas.
  • Potássio: 660 miligramas.
  • Zinco: 5,78 miligramas.

Cuidados ao consumir a castanha-de-caju

É importante consumir a castanha-de-caju torrada, pois se ela estiver crua, ela pode ter uma substância tóxica, denominada urushiol. Dessa forma, até mesmo a baixa concentração dessa substância pode acarretar em inflamações e urticarias, em casos mais graves, até levar a morte.

Ainda, a castanha-de-caju tem menor quantidade de gorduras maléficas ao organismo, porém é bastante calórica. Por isso, consuma pequenas porções para não engordar.

Castanha-de-caju3

Preço da Castanha-de-caju

Atualmente, você consegue encontrar a castanha-de-caju pronta para comer, tipo de exportação, a um preço de R$ 53,00 o Kg.

Insira a castanha-de-caju em sua dieta, consuma de duas a três castanhas por dia. Você notar os benefícios desse fruto maravilhoso.

Não se esqueça de compartilhar essas informações.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply