Castanha de baru – Benefícios e Malefícios, Valor nutricional, Preço

Já ouviu falar sobre a castanha de baru? Na linha das sementes que fazem bem para o organismo humano, a castanha de baru tem ganhado uma repercussão bastante favorável. Principalmente pelo ganho energético que ela proporciona.

A fama da castanha de baru aumentou muito ultimamente, já que ela se tornou a queridinha das musas fitness e dos gurus alimentares. No entanto, essa castanha não é comum em todo o país e a sua compra é incentivada pela internet, já que é nativa do cerrado brasileiro.

A castanha de baru é a fruta de uma árvore chamada barueiro. Seu alto valor nutricional, faz com que o seu consumo seja indicado, principalmente na complementação alimentar e, também, no controle e regulação do funcionamento do organismo humano.

Se você se interessou pela castanha de baru e deseja saber mais sobre ela, acompanhe a leitura. No artigo, trataremos sobre os seus benefícios, o seu ganho nutricional, os melhores meios de consumo e, até mesmo, as contraindicações.

Continue lendo!

Castanha-de-bauru

Benefícios da castanha de baru

Os benefícios da castanha de baru são muitos. No entanto, podemos listar que os principais são dez. Veja mais sobre isso.

  1. Alta concentração proteica

A composição da castanha de baru possui alta concentração de proteínas, chegando a 20% de sua quantidade nutricional. Sendo assim, essa castanha é considerada uma das que mais possuem proteínas, superando, inclusive, a castanha de caju e a do Pará.

  1. Previne o reumatismo

Por ser uma castanha, ela possui óleos essenciais em sua composição. Utilizar esses óleos em massagens, faz com que haja fortalecimento dos músculos e dos ossos, prevenindo e diminuindo as dores causadas pelo reumatismo.

  1. Ela é cheia de ômega 6 e 9

O ômega 6 e o ômega 9 são substâncias que atuam no controle dos níveis de colesterol. Sendo assim, o seu consumo faz com que o organismo reaja, diminuindo esses números e melhorando o funcionamento como um todo.

  1. Combate a anemia

Em sua composição, a castanha de baru tem muito ferro. Sabemos que esse mineral é o maior responsável pela elevação da hemoglobina e, automaticamente, diminui as taxas de anemia.

  1. Favorece a queima da gordura localizada

A castanha de baru apresenta substâncias que reorganizam os adipócitos. Com isso, a gordura localizada, principalmente a abdominal, para de se acumular.

  1. Ajuda na cicatrização

Além de ter importante fator de cicatrização, a castanha de baru também possui propriedades anti-inflamatórias. Assim, ela diminui os inchaços e as dores.

  1. Grande concentração de zinco

O zinco é um mineral importante no corpo humano. Ele ajuda na manutenção e melhora da imunidade, o que controla muitas doenças às quais o corpo está exposto.

  1. Aumenta a fertilidade

A castanha de baru tem uma função afrodisíaca muito famosa. Afinal, o seu consumo aumenta no teor de fertilidade, sendo indicada tanto para mulheres, como para homens.

  1. É antioxidante

A castanha de baru evita a formação de radicais livres, o que ajuda na prevenção do envelhecimento dos órgãos e tecidos.

  1. É altamente hidratante

O óleo da castanha de baru tem um grande poder de hidratação, que ajuda na revitalização da pele, do cabelo e das unhas.

Castanha-de-bauru2

Tabela nutricional da castanha de baru

Como podemos deduzir, principalmente depois de ver tantos benefícios da castanha de baru, que a sua composição nutricional é muito grande. Para sermos ainda mais específicos, veja como ela é formada e qual o ganho para o nosso organismo.

  • Proteínas: 23,9 g
  • Lipídios: 38,2 g
  • Fibras: 13,4 g
  • Carboidratos: 15,8 g
  • Cálcio (Ca): 140 mg
  • Potássio (K): 827 mg
  • Fósforo (P): 358 mg
  • Magnésio (Mg): 178 mg
  • Cobre (Cu): 1,45 mg
  • Ferro (Fe): 4,24 mg
  • Manganês (Mn): 4,9 mg
  • Zinco (Zn): 4,1 mg

Como consumir a castanha de baru no dia a dia?

Você pode fazer uso da castanha de baru in natura, apesar de o gosto não ser totalmente favorável e a indicação é que ela seja levemente tostada. No entanto, a castanha pode ser usada na culinária de modo geral. Hoje, é possível inserir a castanha de baru em uma série de pratos.

Você pode comer a castanha de baru em doces, como bolos, paçocas, tortas, pé de moleque e rapadura. Além disso, é possível usar o óleo e a manteiga da castanha, e também fazer uso da farinha que ela gera. Uma outra maneira de ingeri-la, é como aperitivo, através das famosas “garrafadas” afrodisíacas.

Castanha-de-bauru3

Contraindicações do uso da castanha de bauru

O consumo da castanha de baru é, essencialmente, positivo. No entanto, é preciso comentar – e avisar – que a composição dessa castanha pode prejudicar a absorção do cálcio pelo organismo. Sendo assim, pessoas que fazem uso constante da castanha de baru precisam estar atentas às possíveis deficiências geradas por ela.

Caso sinta alguma fraqueza ou perceba que o seu organismo está reagindo de modo negativo após iniciar o uso da castanha de baru, suspenda a ingestão e procure ajuda profissional. Pode ser que você tenha alguma antipatia aos componentes nutricionais da castanha.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply