Carboidratos simples – Benefícios, Quando comer e Deficiência no organismo

Os carboidratos ganharam uma reputação muito ruim nos últimos anos. Eles foram relacionados com diabetes, doenças cardíacas e, em geral, considerados ruins para a saúde.

Embora seja verdade que nossa alimentação atual consista em muitos carboidratos e em diversas gorduras que estão nos deixando doentes, é errado afirmar que todos eles são ruins, especialmente os carboidratos simples.

Os carboidratos simples são aqueles que o corpo quebra rapidamente para usar como energia. São fundamentais na manutenção do metabolismo e podem ser encontrados naturalmente em alimentos como frutas, leite, mel e produtos lácteos. Eles também estão presentes em açúcares refinados e processados, como doces, xaropes e refrigerantes.

No entanto, são menos saudáveis do que os complexos, além de que são digeridos e absorvidos de forma rápida, aumentando assim os níveis de glicose.

Carboidratos

Benefícios dos carboidratos simples

Carboidratos simples são frequentemente usados em alimentos processados. Geralmente, são alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes, mas alguns ajudam a evitar o ganho de peso, também.

Além desse, os carboidratos simples proporcionam outros benefícios. Confira, a seguir, quais os principais:

Regula o humor

Você já percebeu como o seu humor vai de feliz a irritado em questão de poucos minutos? Isso é perceptivelmente pior quando você está com fome. E sabe qual o motivo? A baixa ingestão de carboidratos!

Baixo nível de açúcar no sangue faz você se sentir irritado, mas a baixa ingestão de carboidratos potencializa o seu estresse, podendo levar a doenças depressivas e até transtornos mentais.

Isso acontece porque os carboidratos são excelentes estimulantes para a produção de serotonina, também conhecida como o hormônio do bom humor.

Portanto, a ingestão de carboidratos simples pode melhorar (e muito) o seu humor.

Aumenta os níveis de energia

Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo, pois são convertidos em glicose, que é necessária para a produção de ATP – a “moeda” que o corpo usa.

Pessoas que fazem musculação e buscam ganhar massa muscular devem ter a quantidade correta de carboidratos no organismo, pois, do caso contrário, o corpo vai queimar massa muscular como uma nova fonte de energia.

Melhora a qualidade do sono

Alimentos ricos em carboidratos simples melhoram a qualidade do sono, mais uma vez graças à serotonina. Ou seja, além de melhorar seu humor, esse hormônio garante que você durma bem.

Uma alimentação pobre em carboidratos não estimula a serotonina, o que pode resultar em insônia. É por isso que as pessoas tomam leite antes de dormir, embora não seja a melhor opção de carboidratos simples.

Tabela Nutricional

Carboidratos

A melhor forma de manter os níveis de glicose adequados no organismo é consumindo alimentos ricos em carboidratos simples. Abaixo, você confere uma lista dos principais com base em uma porção de 100 gramas:

  • Pão francês: 57 g;
  • Mel: 82 g;
  • Melancia: 8 g;
  • Uva passa: 79 g;
  • Arroz branco: 28 g;
  • Pipoca: 74 g;
  • Xarope de milho: 78 g;
  • Açúcar mascavo: 98 g.

Quando comer carboidratos simples?

Se você está se sentindo cansado, um carboidrato simples pode te despertar por mais algumas horas. Comer algo doce é como abastecer o seu corpo de energia imediatamente.

Comer um carboidrato simples, como um pedaço de bolo, aumenta o açúcar no sangue e lhe confere a energia necessária para desempenhar diversas atividades. É por isso que diabéticos carregam balinhas com eles, para caso de o açúcar no sangue cair inesperadamente.

Carboidratos

Possíveis riscos em casos de deficiência

Uma das dietas do momento é parar de comer por completo ou limitar a ingestão de carboidratos.

De fato, dependendo da alimentação, os carboidratos simples podem engordar e fazer mal para a saúde. No entanto, também não é saudável diminuí-los drasticamente.

Abaixo estão alguns efeitos que esse tipo de escolha pode provocar em seu corpo:

  • Seu corpo passará a usar massa muscular como fonte de energia;
  • Você ficará desanimado;
  • Você ficará cansado mais rápido, pois estará sem energia;
  • Seu intestino ficará desregulado e você não irá ao banheiro com a mesma frequência;
  • Você se estressará mais facilmente;
  • Seu desempenho em atividades físicas irá piorar;
  • Sua ansiedade aumentará.

Forma de tratamento da deficiência de carboidratos

O tratamento de deficiência de carboidratos consiste na reposição deles, que é por meio de mudanças na alimentação, passando a consumir alimentos ricos em carboidratos simples.

A quantidade ideal de carboidratos a ser ingerida durante um dia deve representar de 45% a 55% das calorias ingeridas, ou seja, em torno de 8 porções pequenas por dia.

Pessoas sedentárias e que trabalham sentadas precisam de carboidratos para se movimentar e se manter vivas. Já os atletas precisam de quantidades extras, principalmente para treinos.

Enfim, agora que você já conhece os benefícios dos carboidratos simples, fica aqui o alerta. Não faça qualquer dieta! Ficar sem comer carboidratos, tanto simples quanto complexos, realmente ajuda a emagrecer, mas você poderá debilitar a sua saúde.


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