O que é carboidrato? Em quais alimentos encontro? Veja aqui!

O carboidrato é uma importante fonte de energia para o corpo humano, fazendo-se necessário para o bom funcionamento do organismo. Porém, se consumido em excesso, ele se transforma em gordura e promove o ganho de peso. Isso faz com que muita gente queira cortar o nutriente de suas refeições, em dietas low carb e outras.

Mas será que vale a pena deixar de consumir o carboidrato ou sua falta pode oferecer malefícios para o organismo? Descubra esta e outras informações.

Os tipos de carboidratos existentes

O que é carboidrato? Em quais alimentos encontro? Veja aqui!

Antes de tudo, é preciso entender que existe mais de um tipo de carboidratos, e cada um deles age de forma diferente no organismo. Alguns oferecem mais benefícios que os outros além de que as indicações de consumo também podem variar. São eles:

Carboidrato simples

Carboidratos simples são aqueles com índice glicêmico alto ou moderado, ou seja, o açúcar presente nos alimentos chega muito rápido ao sangue, promovendo um alto pico de energia — que não dura muito tempo. Os alimentos ricos em carboidratos simples são digeridos rapidamente, o que faz com que a sensação de saciedade dure pouco tempo e com que eles se transformem em gordura mais rápido.

Essa energia deve ser queimada pouco tempo depois do consumo dos alimentos. Por isso, o carboidrato simples é indicado como pré-treino.

Carboidrato complexo

Já o carboidrato complexo é aquele que possui um baixo índice glicêmico, distribuindo aos poucos a energia para todo o organismo. Além disso, a digestão acontece mais devagar, fazendo com que você se sinta saciado por muito mais tempo. Ainda, esse tipo de alimento costuma ser bastante nutritivo e é muito indicado para quem está no processo de emagrecimento.

Os benefícios do carboidrato

Os carboidratos são sim muito importantes para a saúde, e podem oferecer diversos benefícios para o organismo, como:

  • Oferece energia para o corpo;
  • Dá saciedade por bastante tempo;
  • Colabora com o ganho de massa magra;
  • Melhora o humor e o bem-estar;
  • Ajuda a evitar problemas arteriais;

Os perigos do consumo excessivo de carboidratos

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Determinados alimentos ricos em carboidratos podem oferecer perigos para quem é diabético ou possui outras restrições alimentares, como os celíacos. Para outras pessoas, o  problema só existe quando o consumo é excessivo.

Sobrepeso e obesidade

Se você consome mais carboidrato que o necessário e não gasta a energia oferecida pelo nutriente, o organismo o armazena em forma de gordura. A consequência disso é o ganho de peso, que em casos extremos pode se transformar em obesidade.

Diabetes

O consumo excessivo de carboidratos simples, que possuem alto índice glicêmico, aumenta o nível de açúcar no sangue e, para tentar controlar, o organismo libera hormônios que podem acabar aumentando o nível de insulina no sangue.

Quando isso acontece com frequência, as chances de desenvolver diabetes tipo 2 são muito grandes, pois o corpo pode se tornar insensível à insulina.

Os alimentos ricos em carboidratos

Existem três fontes principais de carboidratos, que são o açúcar, o amido e as fibras. Açúcar e amido estão presentes nos alimentos ricos em carboidratos simples, como:

  • Melancia;
  • Uva passas;
  • Arroz branco;
  • Macarrão;
  • Pão francês;
  • Chocolate;
  • Doces em geral.

Já os alimentos ricos em carboidratos complexos, geralmente possuem sabor menos doce e são mais saudáveis, pois são compostos, em sua maioria, por fibras. Por exemplo:

  • Alimentos integrais;
  • Batata doce;
  • Mandioca;
  • Brócolis;
  • Mamão;
  • Feijão;
  • Milho.

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