Capoeira – Benefícios para a mente e o corpo? Dicas para praticar!

A prática de atividades físicas tornou-se algo extremamente relevante atualmente, com forte presença na vida das pessoas. Também pudera: o exercício ajuda a melhorar a saúde e qualidade de vida.

Hoje, há exercícios completos que proporcionam benefícios físicos e mentais representativos. Um ótimo exemplo de atividade nessa linha é a capoeira, que tem origem no Brasil Colonial.

O que é a capoeira?

Capoeira

A capoeira é uma manifestação cultural criada pelos negros africanos durante o período colonial brasileiro. Trata-se de uma atividade que mescla elementos de luta, jogo, dança e música, com realização de movimentos de ataque e defesa.

Durante o Brasil Colônia, a capoeira era um símbolo de resistência à escravidão e manutenção cultural. Com o passar do tempo, fixou-se como parte da identidade da população brasileira.

A relevância da capoeira é tanta, que ela foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2014. Em 2016, foi alçada à categoria de esporte pelo Conselho Nacional do Esporte.

Benefícios da capoeira para o corpo e mente

Capoeira

A capoeira é considerada uma modalidade esportiva completa, uma vez que trabalha com diferentes frentes físicas e emocionais, de modo a proporcionar benefícios como:

Melhora física considerável

A prática frequente da capoeira melhora o corpo como um todo, especificamente a coordenação motora e alongamento, passando a ter mais flexibilidade e realizar movimentos precisos. Além disso, a capoeira proporciona um ganho elevado de consciência corporal e melhora os reflexos do praticante.

Ganho de resistência e fortalecimento muscular

Como é uma atividade física que movimenta e trabalha o corpo inteiro, a capoeira aumenta consideravelmente a resistência física, além de fortalecer a musculatura, ainda que em menor proporção do que os treinos de musculação.

Em curto prazo, o praticante consegue notar um ganho de força, melhor definição dos músculos e correção da postura, de modo a evitar distúrbios na coluna e dores.

Apoio no emagrecimento

A capoeira é uma atividade física que funciona como suporte na perda de peso, já que queima uma quantidade considerável de caloria. Portanto, é uma alternativa para quem busca um exercício diferenciado que ajude a emagrecer com saúde.

Aumento do autocontrole e domínio de emoções

A capoeira é um esporte que exige autocontrole e domínio de emoções para conseguir antecipar movimentos e realizá-los com precisão. Por isso, sua prática faz com que a pessoa consiga se controlar melhor e conhecer emoções, podendo aplicar isso, inclusive, no dia a dia.

Melhora da concentração

Por demandar uma maior atenção do praticante, a capoeira acaba melhorando sua capacidade de concentração, o que causa impactos positivos não somente no esporte, mas também em atividades básicas como trabalho e estudos.

Combate de insônia e estresse

Jogar capoeira ajuda a combater a insônia e estresse, porque estimula a produção e liberação de neurotransmissores que proporcionam bem-estar físico e mental, como a serotonina.

Desenvolvimento do respeito ao próximo

Na capoeira, os jogadores se respeitam, ainda que sejam oponentes. Essa característica intrínseca ao esporte é reforçada durante toda a prática e aprendizado, o que ajuda a desenvolver o respeito ao próximo, criar um senso de camaradagem e equipe, o que contribui positivamente com pessoas com dificuldade de interação social.

Maior percepção auditiva

A música é elemento fundamental da capoeira, chegando a guiar o ritmo do jogo. Por isso, além de prestar atenção na luta, também é necessário acompanhar a música, o que ajuda a melhorar a percepção auditiva do praticante, além de aumentar seu contato com a musicalidade.

Capoeira

Dicas para praticar capoeira

Quer investir na capoeira e aproveitar todos os benefícios que ela pode proporcionar? Então, confira algumas dicas para praticar esse esporte:

Certifique-se de estar em boas condições físicas

A única advertência que se faz para quem quer praticar capoeira é estar em boas condições físicas, ou seja, sem lesões recentes ou doenças que comprometam a realização dos movimentos.

Procure uma escola ou mestre (especialista)

A escola de capoeira ou profissional especialista faz a diferença, porque possibilita que o praticante aprenda corretamente os movimentos e aperfeiçoe suas técnicas. Por isso, esse é um investimento que vale a pena ser feito.

Faça alongamento antes do jogo

O alongamento consiste na realização de movimentos próprios para a capoeira, de modo a aquecer o corpo e minimizar o risco de desenvolvimento de lesões durante o jogo.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply