Camomila – Quais são os benefícios? Como Usar?

Conhecida por suas propriedades calmantes, a camomila é uma das mais antigas plantas medicinais usada pelo homem. Suas flores secas são ricas em flavonoides, que atua em muitos aspectos no organismo. É uma planta muito usada em preparos de chás, extrato de ervas, na produção de cosméticos e também como óleos.

Também é conhecida como Margaça, Camomila-vulgar, Camomila-comum, Macela-nobre ou Macela-galega. A lista de benefícios da camomila é imensa! Ela auxilia e melhora consideravelmente a saúde. Veja os benefícios da camomila e saiba como incluí-la em sua alimentação:

camomila

Para que serve a camomila

É bem conhecida e usada nos tratamentos contra ansiedade, estresse e até mesmo combatendo a insônia. Mas a camomila também serve para tratar irritações na pele, resfriados, inflamações nasais, sinusite, diarréia e também má digestão.

Entre suas propriedades, destaque como um estimulante da cicatrização, além de ação antibacteriana, anti-inflamatória, anti-espasmódica e calmante natural.

Não há efeitos colaterais comprovados. No entanto, é contraindicado usar em inflamações oculares, pois nestes casos o seu uso poderá piorar ainda mais o problema.

Benefícios da camomila

Há muitos benefícios ao inserir essa planta em sua vida. A mais conhecida é para relaxar e dormir melhor, o que proporcionará uma melhora considerável em sua rotina e também no bem estar. Quem sofre de insônia ou tem dificuldades para dormir pode tomar uma xícara de chá morno antes de se deitar. Esse método apresenta ótimos resultados.

Vale a pena ter um chá de camomila em casa, principalmente para tratar a azia e má digestão. Ela também contribui combatendo as dores de estômago, enjoos, náuseas, vômitos, gases, refluxo ácido e até mesmo a anorexia. Há indícios que ameniza as dores de cabeça e crises de enxaqueca.

Outro benefício dessa planta é sua capacidade de relaxar os músculos. Sua infusão aumenta os níveis de glicina, que é um aminoácido que alivia dores e os espasmos musculares.

Esse mesmo aminoácido é excelente para combater as dores da cólica menstrual. Por ter efeito calmante, é excelente para combater os sintomas de estresse, nervoso e ansiedade durante a TPM.

Pode ser usada para contra gripes e resfriados, aliviando consideravelmente os sintomas. Suas propriedades curativas ajudam a liberar as vias aéreas, principalmente quando usado em forma de inalação. Se tomado em forma de chá, aumenta a imunidade, combatendo os sintomas existentes e evitando esse tipo de doença.

Por ser uma rica fonte de antioxidantes, diminui as inflamações e os danos causados pelos radicais livres. Pelo mesmo motivo atua melhorando o sistema imunológico.

Como usar a camomila

A forma mais tradicional de usá-la é em forma de chá, através da infusão com suas flores secas. O preparo é bem simples, como qualquer outro. Basta colocar de 2 a 3 colheres de chá de flores secas de camomila em uma xícara de água quente.

Tenha cuidado com a temperatura da água. Se usar água fervendo, algumas propriedades da planta medicinal podem ser perdidas. Use a água quente, mas sem fervê-la por completo.

Deixe as flores na água quente por cerca de 5 minutos. Em seguida coe e beba. Pode ser consumido quente ou frio. Se for preciso, adoce com mel. O chá também é facilmente encontrado em forma de saquinho. Neste caso, é só colocar um saquinho em uma xícara de água quente e esperar 5 minutos. Após esse tempo é só retirar o saquinho e aproveitar.

Outra forma é através da inalação. Essa é bastante usada para tratar gripes, resfriados e até mesmo a sinusite.

Ferva cerca de 1,5l de água. Em seguida acrescente 6 colheres de chá das folhas secas. Coloque o rosto sobre essa mistura para realizar a inalação. Para melhores resultados, cubra a cabeça com uma toalha.

O vapor inalado age limpando suas vias aéreas, melhorando quase que imediatamente os sintomas. Faça isso por cerca de 10 minutos, entre 2 a 3 vezes por dia.

Por ter propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, pode ser usado como compressa em irritações de pele. Para isso basta fazer o chá de camomila. Em seguida, molhe uma compressa ou um pano e aplique sobre o ferimento.

Viu só como a camomila tem vários ótimos benefícios para a saúde? Tenha a camomila sempre à mão, seja em forma de folhas secas no chá de saquinho!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply