Caminhada para emagrecer – Como fazer e por quanto tempo

A caminhada é uma atividade que pode auxiliar muito na saúde e sua prática é altamente recomendada. Além ser fácil de praticar, é possível realizar em diversos horários do dia, auxiliando tanto na saúde física quanto mental.

Para quem quer emagrecer, realizar a caminhada pode ser uma boa atividade aeróbica. Ela não exige habilidades e é uma opção com zero custo, sendo também uma possibilidade de relaxamento depois de um dia cansativo ou uma forma de se iniciar o dia.

Descubra aqui todos os benefícios da caminhada, como ela pode auxiliar no processo de emagrecimento e comece agora mesmo a realizar esta prática.

caminhada para emagrecer

A caminhada emagrece?

A partir do momento que você começa a realizar a caminhada regularmente, irá começar a ter um determinado gasto de energia e o seu corpo irá passar a ter uma maior demanda calórica, causando uma queima de gordura localizada.

Caminhar não auxilia apenas no momento da atividade, mesmo depois de realiza-la o seu corpo continua a sentir os efeitos desta atividade, uma vez que realizar a caminhada acelera o metabolismo. Caminhar aumenta a circulação, respiração e atividade muscular, fatores importantes no processo de emagrecimento.

Conforme a caminhada passa a ser uma atividade regular, os músculos do seu corpo irão converter constantemente mais energia em calor do que os de um indivíduo sedentário, o que é o resultado de um metabolismo mais acelerado.

Outra vantagem que a caminhada oferece é o controle do estresse. Caminhar é uma atividade que não exige concentração para realização e sua mente pode vagar e ir tomando suas conclusões, muitos psicólogos indicam, inclusive, a realização desta atividade, que pode contribuir muito para diminuir as tensões do dia a dia.

Para aqueles que convertem estresse em consumo de comida, caminhar é uma boa solução. Além de ocupar o seu tempo com algo que não seja comida, caminhar libera endorfina, auxiliando no relaxamento e combate ao estresse, consequentemente contribuindo para controlar a vontade de comer.

Caso tenha ficado com qualquer dúvida sobre os potenciais da caminhada. Confira na palavra do Dr. Drauzio Varella, como esta atividade básica pode auxiliar no seu corpo:

Demais benefícios da caminhada

Além dos benefícios citados anteriormente que contribuem diretamente para o processo de emagrecimento, a caminhada possui outros benefícios para a saúde que fazem dela a atividade ideal para ser realizada. Entre estes benefícios estão:

  • Melhoria da circulação – realizar uma caminhada por aproximadamente 40 minutos pode ajudar a reduzir a pressão arterial durante um período de 24 horas após o término do exercício;
  • O pulmão fica mais eficiente – caminhar também beneficia o seu sistema respiratório e a atividade faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do seu pulmão, provocando uma melhoria relevante;
  • Contribui no combate à depressão – uma vez que a caminhada ajuda a liberar mais endorfina, hormônio que é responsável pela sensação de alegria e relaxamento, esta atividade também contribui para afastar a depressão;
  • Diminui a sonolência – ao caminhar, você poderá também contribuir para um dia mais proveitoso. Além de ajudar na produção de substâncias estimulantes como a adrenalina, que deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício, caminhar auxilia na melhoria de qualidade do sono.

caminhada benefícios

Dicas para caminhar com saúde

Embora caminhar possua poucas contraindicações, é sempre importante conversar com o seu médico antes de começar a realiza-la como atividade física, para garantir que você esteja apto a realizar esta atividade.

Para realizar a caminhada, utilize roupas leves e um tênis confortável, esta é uma atividade física e exige o comprometimento de que seja realizada com seriedade, você não está apenas a passeio. Dê preferência para os tênis que tenham amortecimento, assim você diminui o impacto e evita lesões no joelho. 

É importante entender as limitações do seu corpo. Você não conseguirá no primeiro dia realizar uma caminhada muito longa e não é realmente recomendável. Dê tempo para que o seu corpo se acostume com a nova atividade, começando com 30 minutos de caminhada, 3 vezes na semana.

Depois que o corpo já estiver adaptado à realização da caminhada, será possível fazer a atividade diariamente, sendo o tempo ideal para quem quer emagrecer entre uma e duas horas.

Não se esqueça de manter o seu corpo hidratado durante a realização desta atividade. Além disso, antes de iniciar a caminhada procure se alongar, para evitar lesões e deixar o seu corpo mais flexível. Já mostramos aqui como fazer alongamento para corrida de rua. 

Caso queira potencializar a realização desta atividade física, é possível que com o tempo você comece a acelerar o passo e transforme a caminhada em uma corrida diária, tudo vai depender das suas limitações físicas e da vontade de emagrecer. Ao final, não se esqueça do alongamento pós-treino para evitar lesões musculares.

Referência

REVISTA BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA. Teste de caminhada de seis minutos em diferentes faixas etárias e índices de massa corporal. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n2/a10v11n2>


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  1. Avatar Murilo

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