Cambuci – Para que serve? Nutrientes, Benefícios e Dicas de Consumo

Tipicamente brasileira, mas pouco conhecida em território nacional, cambuci é uma fruta nativa da Mata Atlântica que está na lista de espécies em extinção. Há anos era abundante e, sua produção caiu consideravelmente. No entanto, há instituições que lutam para reavivar o plantio da fruta e, de acordo com os resultados pode verificar que é possível aumentar o cambuci uma fruta em abundância novamente.

A fruta tem um formato semelhante à um vaso de cerâmica, por isso o nome, que em tupi-guarani significa “pote d’água”. Seu aroma é cítrico e adocicado, com o sabor semelhante ao do limão. Possui várias propriedades excelentes para o organismo! Conheça as propriedades do cambuci e seus benefícios.

Nutrientes do cambuci

Cambuci

A fruta é pouco conhecida, apesar de ser tipicamente brasileira. Suas propriedades são ótimas e fazem com que o cambuci seja excelente para o seu cardápio. Em 100g de fruta encontra-se:

Benefícios do Cambuci

O cambuci proporciona ótimos benefícios para o organismo. Por esse motivo vale a pena incluir em sua alimentação.

1 – Controla os níveis de diabetes

As propriedades do cambuci são capazes de controlar os picos glicêmicos, que causam tantos problemas e mau estar à pacientes com diabetes.

Para  otimizar esse benefício, a recomendação é tomar o suco da fruta antes das principais refeições. Dessa forma as substâncias presentes no cambuci começam a agir no organismo e evitam as complicações da doença.

2 – Contribui no fortalecimento muscular

A fruta é uma boa aliada para quem procura definição muscular, já que é rica em aminoácidos.

Os aminoácidos presentes no cambuci ajudam na síntese de proteínas, o que consequentemente contribui para o crescimento muscular, regeneração das células musculares e também no controle nos níveis da testosterona.

3 – Previne/combate problemas respiratórios

Devida a sua ação antibacteriana, contribui eliminando os bactérias comuns que causam os problemas respiratórios como gripes e resfriados.

A ação antibacteriana e anti-inflamatória também combate outros problemas mais sérios, como a bronquite e a asma. As propriedades da fruta trabalham desinflamando as membranas envolvidas na respiração, facilitando a passagem de ar.

Os nutrientes possuem substâncias expectorantes e adstringentes que colaboram na eliminação do catarro, sintoma comum em resfriados. Essas propriedades também são benéficas para aliviar a tosse causada por problemas respiratórios. Incluir o suco ou a própria fruta in natura na alimentação ajudará a ter uma noite de sono melhor, já que aliviará os problemas respiratórios.

4 – Cuida da saúde da pele

Para a pele, a lista de benefícios é grande! Os nutrientes existentes são os responsáveis por manter a pele forte e saudável. Além disso, contribui na manutenção dos tecidos da pele, permitindo mantê-los macios e flexíveis, diminuindo e evitando as temidas rugas.

Outro benefício para a pele é o combate a acne. Devido a propriedade adstringente, o cambuci diminui consideravelmente a oleosidade da pele.

5 – É bom para o coração

Primeiramente, vamos falar sobre a circulação. A fruta tem propriedades que favorecem a circulação do sangue, fortalecendo a parede das veias e artérias, permitindo que o sangue flua sem problemas.

Além disso, possui potássio que contribui para manter a pressão arterial controlada. Logo, todas essas vantagens protegem o coração de doenças coronárias, infartos e outros problemas relacionados.

Cambuci

Dicas para o consumo

Assim como outras frutas, o cambuci pode ser consumido in natura. Porém, devido seu sabor ácido nem todos preferem dessa forma, optando pela versão em suco. Essa é uma ótima pedida antes ou para acompanhar suas refeições. Se preferir, pode adoçar. Recomenda-se optar pelo mel ou adoçantes naturais para continuar com uma opção bem saudável.

Também dá origem a vários pratos incríveis, como geleias, compotas, sorvetes, sobremesas e até cachaça e drinks!

Recomendações e contraindicações

Nenhum dos estudos apontam contraindicações ou efeitos colaterais ao consumir o cambuci. No entanto, assim como qualquer outro alimento é recomendado ter uma alimentação balanceada e evitar os exageros.

O segredo para aproveitar todos os benefícios que as frutas proporcionam é variar o cardápio. Dessa forma você mantém o corpo sempre muito bem nutrido e saudável!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply