Caju – Benefícios, Tabela Nutricional e Dicas de Consumo

O cajueiro é uma planta nativa do Brasil, sendo muito abundante no norte e nordeste de nosso país. Hoje em dia, é muito cultivado nas regiões tropicais da Ásia, África e da América, sendo os maiores exportadores mundiais a Índia, Vietnã e o Brasil.

É muito comum fazer confusão quanto ao fruto do cajueiro, pois o fruto se trata da castanha do caju, sendo o corpo maciço um pseudofruto.

O caju possui um sabor diferenciado em decorrência de sua composição, dando uma sensação de amarguinho quando consumido.

Possui coloração que pode variar de amarelo até um tom de laranja forte, dependendo dos fatores ambientais em que o cajueiro foi exposto.

Nutrientes do caju

Caju

O caju é uma fruta muito apreciada pela maioria das pessoas, e tem um sabor característico muito peculiar. Além do sabor delicioso, possui bastante valor nutricional. Veja a tabela abaixo:

Esses valores são para uma porção de 100g de caju. Por conta de sua rica composição, o caju tem a capacidade de tratar diversas condições de saúde, além de ser uma fruta muito boa para se ter na dieta.

Alguns benefícios do caju

Caju

Como o caju é uma fruta com muitos nutrientes, possui muitos benefícios para a saúde, dentre eles:

Fortalece sistema imunológico, ossos e sangue

Um dos componentes que mais se destaca no caju é a Vitamina C. Se comparado a uma laranja, o caju possui cerca de cinco vezes mais vitamina C, sendo uma excelente opção quando o assunto é sistema imunológico.

Por possuir valores significativos de zinco, ajuda na hora de combater infecções e acelera o processo de cicatrização, sendo, também, muito importante durante a gravidez, assegurando o bom desenvolvimento da criança.

Para deixar o poder do caju mais surpreendente, podemos encontrar em sua composição ferro e cálcio, sendo minerais importantes para combater a anemia e fortalecer os ossos.

Ajuda a proteger o coração

O caju é ótimo para o coração, pois, ao ser comparado com outras frutas, possui níveis de gordura baixo em sua composição.

Um estudo também demonstrou que o caju ajuda a diminuir o nível de triglicerídeos, sendo um dos causadores de doenças cardíacas.

Ajuda contra o câncer

Por conta de possuir muitos flavonoides, o caju é bom para prevenir e tratar o câncer. Os flavonoides são conhecidos por sua capacidade anti-inflamatória, antioxidante e antitumorais, sendo essas qualidades apreciáveis contra o câncer.

Algumas pesquisas apontam que esses compostos atuam como inibidores de proliferação de tumores, sendo muito bom para combater o câncer de mama, próstata e de cólon.

Deixa a pele e o cabelo mais bonitos

Como o caju é rico em cobre, ele faz com que nosso corpo produza mais melanina, componente importante para manter a boa qualidade da pele e do cabelo.

O caju possui muitos antioxidantes, o que ajuda a prevenir o envelhecimento celular causado por radicais livres, mantendo a aparência jovem por mais tempo.

Ajuda a ter mais energia

O caju é rico em aminoácidos de cadeira ramificadas, conhecidos como BCAA, sendo esses aminoácidos conhecidos por aumentar a capacidade de utilização da gordura como fonte de energia.

Desta forma, seu corpo fica com mais energia na hora dos exercícios físicos, melhorando a qualidade e eficiência do seu treino.

Caju

Dicas para o consumo de caju

O caju é uma fruta muito saborosa, e pode ser consumida como sobremesa, lanche da tarde ou quando sentir fome entre as refeições.

O seu suco é muito refrescante e nutritivo, podendo ser consumido depois dos exercícios físicos, ou como acompanhamento para refeições leves.

Procure fazer o suco de caju com alguns ingredientes extas, como por exemplo alguns pedaços de outra fruta, ou um pouco de hortelã.

Consumir o caju com a casca é muito importante, pois a maioria dos nutrientes estão contidas nela, além de ser um auxílio para o bom funcionamento do intestino.

O doce do caju é muito conhecido no Brasil, mas não é indicado para pessoas que pretendem emagrecer. É mais recomendado comer o caju em sua forma natural do que de doce.


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