Bolo Sem Farinha: 3 receitas FIT simples e deliciosas!

Um bolo quentinho, saboroso e muito fofinho é o acompanhamento perfeito para o café da manhã, o lanche da tarde ou aquele petisco antes de ir dormir, para matar aquela fome que surge na madrugada.

Mas, para algumas pessoas, esse prato típico tão comum na mesa de todos nós pode ser um problema, principalmente se ela tiver alguma restrição alimentar, como a intolerância ao glúten.

Neste caso, a pessoa não pode ingerir alimentos que contenham glúten, como aqueles preparados à base de farinha de trigo. Se ingerir por acaso um bolo com farinha de trigo, ela terá uma reação alérgica muito intensa, e pode parar no hospital.

Caso você seja intolerante a glúten ou esteja fazendo alguma dieta que proíba o consumo de alimentos com farinha de trigo, isso não significa que você ficará sem bolo. Ao contrário. Reunimos aqui algumas receitas deliciosas de bolo sem farinha de trigo que você pode fazer agora mesmo, e comer sem culpa.

Bolo de banana sem farinha

Ingredientes

Duas xícaras de aveia; uma colher de sopa bem cheia de fermento; quatro bananas maduras; três ovos; 1/3 xícara de óleo de coco (se não tiver em casa, pode substituir por óleo de soja ou de canola) e uma colher de canela em pó.

Como preparar

Pré-aqueça seu forno a uma temperatura média de 180 graus e unte uma forma pequena, com buraco no meio. Reserve. Em uma tigela pequena, misture a aveia com o fermento. No liquidificador, bata os demais ingredientes, colocando a aveia com fermento por último. Despeje a mistura na forma e leve ao forno por vinte minutos ou até que fique dourado. Depois de assado, deixe esfriar por vinte minutos, desenforme e sirva.

Bolo de maçã sem farinha

Ingredientes

Duas maçãs sem casca; um ovo inteiro; uma clara; uma banana; uma colher de sopa de fermento; uma xícara de chá de farelo de aveia integral sem glúten e canela em pó para polvilhar.

Como preparar

No liquidificador, bata as maçãs, o ovo inteiro, a clara e banana. Em seguida, coloque a mistura em uma tigela e acrescente o fermento e a aveia. Mexa bem e coloque em uma forma antiaderente. Cubra a maçã com fatias de maçã e leve ao forno por vinte minutos, em fogo médio. Espere até dourar. Depois de pronto, polvilhe canela e sirva.

Bolo de chocolate sem glúten

Ingredientes

300g de chocolate ao leite quebrado em pedaços; 225g de açúcar refinado; 175 ml de água fervente; 225g de manteiga em cubos e um pouco para untar a forma; seis ovos (separe a clara da gema); uma colher de chá de café instantâneo; duas colheres de chá de extrato de baunilha; Para a cobertura reserve: 200g de creme azedo ou creme de leite batido; 255g de frutas da estação de sua preferência; uma colher de sopa de chocolate ralado e açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Como preparar

Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180 graus. Enquanto isso, unte uma forma redonda com fundo removível com manteiga. Forre o fundo e as laterais com papel vegetal. Reserve. Triture o chocolate e o açúcar no processador, até que os dois virem pó. Adicione então a água fervente, a manteiga, a gema, o pó de café e a baunilha.

Bata a mistura novamente até que esteja bem unida. Em uma tigela, bata as claras em neve até que se formem picos bem firmes. Adicione então 1/3 da clara em neve à mistura do chocolate, misturando com delicadeza. Adicione então o restante da clara e incorpore à massa.

Coloque essa mistura no forno, cubra a forma com papel vegetal e coloque um prato em cima da forma, para que o calor não fuja e deixe assim por quinze minutos. Depois deste tempo, retire o prato e o papel, deixando o bolo na geladeira por um período de duas a três horas.

Quando servir, espalhe o creme sobre a superfície do bolo, coloque as frutas e polvilhe a mistura de chocolate ralado e açúcar de confeiteiro.

Importante

Sempre consulte seu nutricionista antes de fazer qualquer receita, principalmente se voc6e não tem certeza do tipo de alergia que possui.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply