Blefaroplastia: Recupere o colágeno – Procedimento e Pós-operatório

Com o passar dos anos é natural que a pele ganhe algumas rugas, flacidez e o aspecto de olhar caído ganha o rosto de muitos homens e mulheres. O excesso de flacidez nas pálpebras é um problema que afeta (e muito) a autoestima. O procedimento chamado de blefaroplastia pode ser realizado para reverter a situação.

Esse procedimento é uma correção da flacidez nas pálpebras. Isso melhora a aparência do rosto e levanta o olhar. Há ainda outros casos em que esse procedimento é recomendado. Veja mais sobre ele:

O que é blefaroplastia

Blefaroplastia

A cirurgia de blefaroplastia é realizada para corrigir a pele flácida e pesada das pálpebras. Geralmente, é feita em pacientes com mais de 30 anos.

Muitas pessoas procuram o procedimento por estética, para melhorar a autoestima, no entanto, também é procurado por pessoas que possuem dificuldade de abrir os olhos devido ao peso das próprias pálpebras. Há ainda casos de tumores que precisam de cirurgia para retirada.

Na cirurgia é feito um reparo na pálpebra, removendo o excesso de pele e também nas bolsas na região dos olhos. No geral, é feita nos casos de ptose, situação onde acontece a queda da pálpebra, flacidez da pálpebra superior ou bolsas de gordura na inferior.

Como é feito o procedimento

Para a realização do procedimento é necessário a aplicação de anestesia local e sedação do paciente. Os médicos irão realizar as marcações e inscrições necessárias, no entanto há a opção de realizar o procedimento menos invasivo com laser, diminuindo os hematomas e amenizando os inchaços.

Quando o procedimento é a laser, demora menos tempo, já que ao mesmo tempo que corta a pele, já cauteriza os vasos. Isso também promove uma recuperação mais rápida. Dessa forma a cicatriz é quase imperceptível.

Em alguns casos é possível realizar outros procedimentos na mesma cirurgia, como é o caso da rinoplastia. A blefaroplastia pode demorar de 40 a 90 minutos, dependendo da situação do caso.

Quais os cuidados no pré e pós-operatório

Assim como outros procedimentos cirúrgicos, devem haver cuidados antes e depois da cirurgia. O primeiro passo é escolher o médico que irá realizar o trabalho e se consultar para uma avaliação.

Com a cirurgia marcada, o paciente deverá ter alguns cuidados. No caso de fumantes, é necessário cessar o tabagismo pelo menos 30 dias antes do procedimento, assim como os medicamentos anticoagulantes (como a aspirina).

Alguns exames de sangue como o hemograma e o coagulograma devem ser realizados com antecedência. Na véspera, é necessário jejum de oito horas.

Blefaroplastia

Antes e depois da cirurgia.

O pós-operatório também exige cuidados. É normal a região ficar inchada e arroxeada por uns dias. Para melhorar é necessário realizar compressas frias por pelo menos 2 ou 3 dias. Para auxiliar na recuperação deve-se dormir com a cabeça elevada por pelo menos os próximos 15 dias.

Alguns medicamentos são recomendados para amenizar as dores e desconfortos. Outros são receitados para evitar inflamações e até infecções. Os remédios e a posologia são receitadas pelo médico após o procedimento.

O repouso também é necessário e contribui para a recuperação e cicatrização. Sendo assim, é importante evitar esforços físicos e exposição ao sol. A cicatriz costuma ser bem discreta. Deve-se manter longe dos cigarros por pelo menos mais 2 meses após a cirurgia.

Há riscos?

Há alguns riscos que é preciso conhecer, mesmo sendo raros os casos de problemas com esse tipo de cirurgia.

Após o procedimento é normal ter a visão embaçada ou ficar temporariamente prejudicada. Em outros casos pode haver o surgimento de hematomas, acúmulo de líquido (seroma) e dormência na região.

Em casos extremamente raros, pode acontecer o surgimento de quelóide na cicatriz, o que a deixará amostra e poderá causar coceiras e dores.

A falta de higiene do local pode levar a infecções e inflamações, dificultando a cicatrização.

Em alguns casos há contra indicação dessa cirurgia. Pacientes com diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca descompensada devem evitar as cirurgias plásticas até controlar a doença.

Quanto custa o procedimento

O valor da blefaroplastia pode variar de acordo com alguns fatores, como a clínica onde será feita, o profissional, se será somente esse procedimento ou se terá outros. O preço também considera se será feito apenas em um olho ou nos dois e o tipo de anestesia usada.

Geralmente o preço da blefaroplastia pode variar entre R$ 1.500,00 e R$ 3.000,00.


Referências utilizadas neste conteúdo:

http://www.scielo.br/pdf/rbcp/v27n1/07.pdf

http://www.rbcp.org.br/details/1762/blefaroplastia-inferior-com-suporte-cantal-lateral


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply