Bicicleta ergométrica: emagrece? Modelos e dicas para escolher a sua!

Um dos aparelhos mais comuns de serem encontrados na casa das pessoas que gostam de praticar exercícios físicos é, com certeza, a bicicleta ergométrica. Junto dela, normalmente, encontramos uma esteira, também. Porém, qual delas queima mais calorias e é mais saudável para a saúde?

Muitas pessoas não gostam de praticar exercícios físicos em academias ou em ambientes especializados, e então recorrem aos equipamentos que podem ser utilizados em casa.

A Bicicleta Ergométrica Emagrece?

Saiba que uma hora de exercícios intensos faz com que o corpo perca até 400 calorias com a bicicleta. Já na esteira, diante de mais possibilidades de terrenos e mudança de ritmo, é possível queimar até 520 calorias.

A bicicleta é muito indicada  para pessoas que querem fazer exercícios sentados e sem prejudicar a coluna e os joelhos. Então, se você é considerada uma pessoa sedentária e quer começar a fazer exercícios físicos, porém não sabe como, fique sabendo que esse é o mais indicado de todos, por não oferecer riscos à musculatura corporal.

Tonifica os Músculos

Ela é uma ótima opção para quem quer tonificar os músculos do corpo, principalmente joelhos, tornozelos, pernas e bumbum. Também ajuda – e muito – para que as articulações fiquem mais saudáveis e eficientes, além de melhorar a circulação, a capacidade pulmonar e o condicionamento cardiovascular.

Como Usar a Bicicleta Ergométrica?

Se você tem como objetivo perder peso em grande quantidade, o tempo indicado para uso desse aparelho é de, pelo menos, 20 a 30 minutos, durante 4 vezes na semana.

Quando seu organismo já estiver mais acostumado e habituado à prática diária de exercícios é aconselhado que se aumente o tempo para 1 hora.

A intensidade também vai variar de acordo com a força e o fervor que você deposita na hora da prática de exercícios físicos, quanto mais rápido você pedalar, mais irá suar e mais calorias perderá.

É aconselhado que, antes de iniciar o processo de exercícios físicos com a bicicleta, você vá até um médico de confiança e conte suas intenções, pois pode ser que esse exercício não seja o mais indicado para o seu caso.

Faça alongamentos também, isso prepara o seu corpo e a sua musculatura, para que o processo fique mais fácil e simples – e claro, muito menos doloroso.

Vantagens da Bicicleta Ergométrica

A bicicleta ergométrica possui vários benefícios diferentes, que fazem dela ainda mais atrativa:

  • Diferente da bicicleta comum, você não corre o risco de sofrer acidentes na rua ou dividir a rua com carros, basta posicionar em algum local com espaço e praticar;
  • Você pode praticar esse exercício na frente da televisão, ouvindo música ou, até mesmo, lendo um livro – ou seja, pode ser feito de maneira secundária;
  • Equipamento seguro, com o risco quase zero de quedas ou tombos;
  • Não é necessário se preocupar com o clima do local, afinal, você estará dentro de casa, longe de chuva, sol e calor em excesso.

O ato de pedalar é considerado um exercício aeróbico, dessa maneira, é muito bom para todo o corpo. Com a prática da bicicleta ergométrica, você pode tomar coragem e começar a pedalar na rua quando sentir vontade, mudando o cenário da prática de exercícios.

Cuidados Ao Comprar a Sua Bicicleta Ergométrica!

Se você está querendo adquirir a sua bicicleta ergométrica, fique sabendo que precisa estar atento a alguns pontos, antes de finalizar a sua compra. Veja, abaixo, algumas ideias:

  • Barulho: tenha atenção aos preços, mesmo que seja muito barata, pode ser que seja bem mais barulhenta do que o esperado. Procure testá-la antes de finalizar a compra. O sistema magnético é o mais indicado, pois é mais silencioso;
  • Garantia: procure aqueles modelos que oferecem o maior tempo de garantia. Isso mostra a segurança que a própria empresa tem no produto que desenvolveu;
  • Manuseamento: determine qual é a sua intenção ao comprar a sua bicicleta – se for para alterar a velocidade e modelos de subida de terreno, opte por aqueles que te deixam melhor com as opções disponíveis.

Existem três modelos clássicos encontrados no mercado:

  1. Reclinada: indicada principalmente para quem tem problemas nas costas. Tenha atenção, pois ela tende a ocupar mais espaço;
  2. Spinning: indicada para quem quer praticar de maneira mais pesada. A desvantagem está por ser bem mais cara;
  3. Vertical: modelo clássico, considerada a mais silenciosa de todas.

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