Beterraba – Para que Serve e os Principais Benefícios

O vermelho incrível da beterraba já rendeu nome de uma cor própria ” vermelho beterraba”. É intenso, bonito e tubérculo adocicado é figura presente em diversos preparos sofisticados na cozinha.

Com ela é possível fazer saladas, carpaccios, sucos, sopas e outros. Apesar de ser doce, a beterraba não é muito calórica, ela possui aproximadas 40 calorias por cada 100 gramas.

A substância que dá essa coloração vermelho roxo no tubérculo é a betacianina, que aliás, é um excelente aliado na prevenção de diversas doenças, especialmente o câncer de cólon.

beterraba

Para que serve a beterraba?

É comum o consumo desse tubérculo em saladas cozidas e cruas, entretanto, os grandes chefes de cozinha vão muito além e usam a beleza da beterraba no preparo de muitos pratos sofisticados como: Risotos, carpaccios e até mesmo em sobremesas, bolos e outros preparos.

Elas são consideradas excelentes fontes de vitaminas do complexo B, o suco desse poderoso ingrediente pode melhorar o trânsito intestinal e deixar o organismo mais alcalino.

A beterraba é muito recomendada por especialistas em doenças no coração, eles afirmam que no formato de suco, tubérculo é capaz de elevar a força de contração dos músculos sendo muito eficaz para quem tem hipertensão e também para aqueles que treinam.

Os principais benefícios da beterraba para a saúde

Você já deve ter ouvido falar que beterraba é bom para tratar anemia, no entanto, esse é um mito popular. De acordo com alguns especialistas em alimentação, o tubérculo tem uma quantidade muito pequena de ferro em sua composição, portanto, não é tão eficaz para esse fim.

As pessoas costumam confundir a forte coloração com a presença de ferro devido a muitas cápsulas dessa vitamina ter a mesma tonalidade. No entanto, o que é rico em ferro, não é a raiz, mas sim, suas folhas que inclusive é muito usada na culinária gourmet, todavia, popularmente, não são muito consumidas.

Confira abaixo para que a beterraba faz bem:

1- Ajuda no controle da glicemia

Apesar de doce, o tubérculo possui uma grande quantidade de fibras que promovem uma baixa taxa de conversão da glicose. Desse modo, o organismo demora mais para absorver os açúcares dos alimentos, fazendo que não haja picos de glicemia.

Portanto, o diabético pode comer beterraba.

2- Melhora o desempenho sexual

Para muitas pessoas, isso é uma novidade, no entanto, como ela dilata os vasos sanguíneos e permite o fluxo do sangue em todas as áreas do corpo, as regiões íntimas também são favorecidas.

A substância responsável por esse feito é o nitrato, ele permite o transporte mais eficiente do oxigênio no corpo. Além disso, a pressão arterial também é controlada por esse mesmo mecanismo de ação.

3- Protege o fígado

A betaína e a metionina presente na beterraba ajudam a desintoxicar o fígado, fator que permite que o órgão trabalhe de maneira mais eficiente e sem se sobrecarregar.

É o fígado o grande responsável pelo processo de desintoxicação do organismo, por isso, é necessário que ele funcione adequadamente.

4- Melhora a função do cérebro

Rica em antioxidantes, a beterraba melhora a circulação do sangue no cérebro, isso faz com que doenças como o Alzheimer sejam evitadas.

O consumo regular do tubérculo favorece a renovação dos tecidos cerebrais, mantendo a saúde nessa região mais ativa.

5- Aumenta o trânsito intestinal

Rica em fibras que facilitam a formação do bolo fecal, o tubérculo se tornou uma excelente alternativa para consumir diariamente, especialmente o suco que tem uma ação mais rápida.

6- Mantém a pele mais jovem e renovada

Como a beterraba possui bastante antioxidantes, eles ajudam a eliminar os radicais livres responsáveis por causar doenças e também o envelhecimento precoce.

Através da ação dos antioxidantes, o sangue é purificado e a pele fica com uma aparência mais lisa e jovial.

7- Aumenta o colesterol bom

Os antioxidantes e as fibras são as responsáveis por diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom. Além disso, mantém os números de triglicerídeos dentro do recomendado para evitar a formação de placas nas artérias.

Como pode -se notar, a beterraba é um grande aliado da saúde cardiovascular, pois atua em diversos âmbitos como: Baixa a pressão, aumenta o bom colesterol, reduz a o triglicerídeos e alarga os vasos sanguíneos.

No entanto, o consumo excessivo do tubérculo não é recomendado, pois ele contém uma grande quantidade de oxalato, uma substância que não é indicada para pessoas que tem problemas nos rins.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply