Berinjela: Veja os Benefícios e Como Consumi-la de Forma Saudável

Originalmente cultivada na Ásia, a berinjela é um legume que chegou na Europa apenas no século VIII, durante a invasão dos mouros à Espanha. No Brasil ela veio a partir da chegada dos exploradores portugueses e espanhóis.

Disponível no mercado praticamente o ano todo, a berinjela é muito procurada para a execução de diversos pratos. Sua cor roxa brilhante contrasta com seu interior mais claro. Sua textura é esponjosa e o sabor é levemente amargo. O diferencial da berinjela é que ela é muito saudável e nutritiva, possuindo vários elementos positivos para a nossa saúde.

berinjela

Benefícios do consumo de berinjela

Com pouca gordura e calorias, a berinjela carrega diversos nutrientes que são altamente benéficos para o organismo. Este legume é rico em vitaminas do complexo B, casos da B1, B3 e B6, que são responsáveis pela manutenção do sistema nervoso central ao auxiliar na prevenção do estresse oxidativo das células.

A baixa caloria também ajuda a quem quer emagrecer. Isso porque, a berinjela ajuda a reduzir a ingestão de calorias, já que é revestida de água e fibras, o que adiciona volume ao que é ingerido, mas com menos calorias. Além disso, a berinjela também possui baixo teor de sódio, o que prova que ela é ótima para dietas e também para combater a hipertensão arterial, doenças circulatórias, renais e cardíacas.

A berinjela é também um poderoso antioxidante. O ácido clorogênico presente nela é um forte eliminador de radicais livres, além de possuir propriedades anticancerígenas, antimicrobianas, anticolesterol ruim (LDL) e antivirais.

Outro ponto que auxilia no combate ao colesterol é a grande quantidade de fibras alimentares da berinjela. Cada xícara do legume contém três gramas de fibras, o que contribui na redução dos níveis de colesterol, além de regular o açúcar no sangue. Vale lembrar ainda que uma dieta rica em fibras combate a prisão de ventre e as hemorroidas.

Receitas saudáveis com berinjela

Uma das grandes vantagens da berinjela é que ela é muito versátil, podendo ser assada, refogada, cozida, gratinada, recheada ou mesmo usada em cremes e molhos. Inclusive ela pode substituir a massa na hora de fazer uma lasanha, por exemplo, como veremos a seguir. Confira duas receitas deliciosas e saudáveis!

Torta de berinjela com frango

Essa receita é uma ótima e saudável pedida para o almoço ou a janta e que pode ser consumida com uma salada de legumes. Com poucas calorias e ingredientes lights, tem tudo para cair no seu gosto e ainda ajudar a controlar o peso.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo integral;
  • 1 xícara de leite desnatado;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de sobremesa rasa de fermento;
  • 1 filé (150 g) de frango desfiado;
  • 1 berinjela cortada em cubos;
  • 2 tomates picados;
  • 3 colheres de sopa de ervilha;
  • ½ cebola picada;
  • Sal e salsinha a gosto.

Modo de preparo

Comece refogando a cebola e, em seguida, vá colocando a berinjela, os tomates, a salsinha, os o frango e o sal. Após refogar, reserve. Enquanto isso, pegue uma vasilha e coloque nela o ovo, a farinha, o leite, a ervilha e o fermento. Acrescente à mistura o refogado e mexa bem. Na sequência, leve tudo para uma forma untada e, em seguida, coloque para assar no forno, que deve estar pré-aquecido a 200ºC. Deixe lá por aproximadamente 30 minutos, ou até a massa cozinhar.

Lasanha de berinjela light

Apesar de ser uma lasanha, essa receita é tão saudável e light que você vai comer e nem vai sentir o peso que sentiria se consumisse a tradicional lasanha com massas e frios diversos. Para você ter uma ideia, esta receita possui apenas 252 calorias.

Ingredientes

  • 1 berinjela grande;
  • 3 tomates;
  • ½ cebola;
  • 2 colheres de sopa queijo cottage light;
  • 1 dente de alho
  • Manjericão a gosto;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta a gosto.

Modo de preparo

Corte a berinjela em fatias bem fininhas. Tempere com sal e pimenta. Leve a berinjela cortada a uma panela para grelhar em ambos os lados por cerca de dois minutos. Reserve. Nesse meio tempo, refogue em uma panela diferente o alho e a cebola. Adicione dois tomates picados e sem pele. Mexa bem até tudo se transformar em um molho. Acrescente sal, pimenta e manjericão a gosto. Em seguida, corte o terceiro tomate em fatias. Monte a lasanha em uma forma, colocando as fatias de berinjela e alternando com o terceiro tomate fatiado. Entre as fatias coloque o molho e o queijo cottage. Leve ao forno por 10 minutinhos e está pronto!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply