Benefícios dos exercícios regulares para a saúde: veja aqui.

Todo mundo sabe que praticar exercícios físicos é tão importante para a saúde quanto se alimentar bem e ingerir todos os nutrientes necessários para o organismo. As atividades fazem bem não só para a saúde física, mas também para a saúde mental.

Muita gente começa a treinar buscando objetivos estéticos. Emagrecer, ganhar massa magra, desenvolver a musculatura… Para isso, é preciso muito esforço e dedicação constante. Porém, até mesmo o excesso de atividades físicas pode fazer mal para a saúde, sabia? Aprenda mais sobre isso:

Quais os benefícios da prática de exercícios regulares?

Benefícios dos exercícios regulares para a saúde: veja aqui.

O que não faltam são benefícios oferecidos pela prática regular de atividades físicas. Por isso, é recomendado que pessoas que todas as idades tenham esse hábito.

Alguns dos benefícios são:

  • Mudanças estéticas no corpo;
  • Redução no risco de doenças;
  • Melhora na circulação sanguínea;
  • Previne a depressão;
  • Libera hormônios que causam bem-estar;
  • Melhora na auto estima;
  • Melhora na postura.

Quanto tempo demora para os resultados estéticos aparecerem?

Antes de tudo, é preciso entender que não existe mágica e você não vai obter resultados de um dia para o outro. É preciso ter paciência e continuar se dedicando, pois depois de um tempo você vai perceber que valeu a pena.

Esse tempo vai variar de acordo com diversos fatores, por exemplo:

  • Como era seu corpo antes de começar a praticar exercícios;
  • Como é o seu metabolismo;
  • Como está sua saúde;
  • Quais atividades físicas você pratica;
  • Com qual frequência e intensidade você treina;
  • Como é sua alimentação;
  • Qual é o seu objetivo final, etc.

Algumas pessoas alcançam bons resultados em poucos meses, enquanto outras demoram anos para perceber seu corpo mudando. Ainda, há aquelas pessoas que desistem logo e nunca alcançarão seu objetivo.

Tenha em mente que o tempo mínimo para ver algum resultado são 3 meses. O ideal é procurar um nutricionista e um personal trainer e conversar com eles sobre seu objetivo. Dessa forma, você terá respostas mais concretas e específicas para você.

Quais os riscos que treinos em excesso podem causar?

Benefícios dos exercícios regulares para a saúde: veja aqui.

Mesmo os treinos físicos devem ser feitos com moderação, pois, caso contrário, você pode se deparar com muito mais malefícios do que benefícios. Se engana quem acha que quanto mais intensamente treinar, mais rápido verá os resultados. Pelo contrário, você pode ter graves complicações que vão lhe deixar mais longe de seus objetivos.

Alguns riscos do treino em excesso são:

  • Fadiga;
  • Depressão;
  • Alterações de apetite;
  • Irritabilidade;
  • Tontura;
  • Insônia, etc.

Além disso, todo o seu corpo — incluindo seus músculos — precisa descansar após um período de treino. Caso contrário, você pode sobrecarregar toda a sua estrutura física e as consequências podem ser graves, como:

  • Dores intensas nas articulações e nos músculos;
  • Distensões musculares;
  • Problemas no joelho;
  • Problemas na coluna, etc.

Se você se deparar com algum desses problemas, terá que interromper seus treinos para que o corpo possa se recuperar e voltar ao seu estágio saudável. Isso vai fazer com que você perca todo o resultado que já havia obtido e se sinta frustrado. Lembre-se que pode até demorar um pouco, mas você vai chegar onde quer se treinar da forma adequada!


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